A Cidade Maravilhosa continua a ocupar uma posição de destaque entre os destinos mais procurados para turismo no Brasil. Sempre uma opção de roteiro para os viajantes de plantão, não faltam opções de melhores bairros no Rio de Janeiro para se hospedar e curtir uma viagem incrível.

Com toda sua beleza retratada pelos filmes, canções e fotografias espalhadas pelo mundo, é até difícil escolher em qual bairro se hospedar no RJ. Afinal, são pequenos pedaços de história, com características muito próprias. Passear ou se hospedar nesses bairros é também diversificar a própria cultura, e a cidade oferece opções para todo tipo de turista. 

  • 1

    Copacabana

    Passado e presente com muito charme

    Copacabana

    O tempo passa, o bairro cresce, mas não perde o charme nem a majestade entre as principais atrações do Rio de Janeiro. O bairro de Copacabana, que abriga a praia com o mesmo nome, vem modificando suas características ano a ano. Hoje a beleza da praia convive com o as ruas movimentadas e o grande comércio que se estabeleceu no local.

    Com sua localização privilegiada, oferece grande variedade de hospedagem e de restaurantes, o que faz com que o bairro ainda seja um dos lugares preferidos dos turistas, principalmente os que chegam de outro país. 

    O calçadão, a estátua de Carlos Drummond de Andrade e o Parque Estadual da Chacrinha estão entre as opções do que fazer em Copacabana.

    Localização: Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

  • 2

    Ipanema

    Charme, elegância e boa culinária

    Ipanema

    Ipanema consegue manter muito de seu charme e elegância, sendo um dos bairros mais nobres da capital carioca. Aqui é possível encontrar desde pequenos bares até grandes hotéis e restaurantes internacionais.

    Além disso, o mar e a grande faixa de areia de Ipanema são um ótimo convite para tirar um tempo da vida agitada e aproveitar alguns momentos de tranquilidade e pé na areia. Um dos lugares mais procurados nesse ponto da cidade, é o Arpoador, com a visão do pôr do sol mais famoso da cidade.

    Outras opções do que fazer em Ipanema são o mirante Garota de Ipanema e Casa de Cultura Laura Alvim.

    Localização: Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

  • 3

    Lapa

    O agito das noites no Rio

    Lapa
    • Vida noturna

    É comum dizer que a Lapa é o bairro escolhido por aqueles que estão na capital para aproveitar também o que suas noites têm de melhor. Muita gente procura hospedagem na Lapa exatamente por se tratar de um dos bairros mais seguros para circular durante a noite, já que existem inúmeras opções de bares e restaurantes até altas horas da madrugada.

    Além da noite mais famosa da capital carioca, a Lapa também abriga o MIS - Museu da imagem e do som, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, e emblemáticos Arcos da Lapa, que estampam muitos cartões postais do Rio de Janeiro.  

    Localização: Lapa, Santa Teresa , Rio de Janeiro – RJ

  • 4

    Barra da Tijuca

    O bairro para toda a família

    Barra da Tijuca
    • Famílias

    A Barra da Tijuca é uma das melhores opções para curtir a praia em família na Zona Oeste do Rio. Há muitas opções de hotéis com “pé na areia”, que fornecem os guarda-sóis e atendem os hóspedes na orla com todo o conforto que exige um viajante em férias. 

    Para quem gosta de esportes, toda a extensão da Praia da Barra pode ser aproveitada para praticar surfe e windsurf. Quem não abre mão do conforto dos shopping centers, a região oferece ótimas opções como o BarraShopping, o Village Mall e o Shopping Downtown. 

    O que fazer na Barra da Tijuca: conhecer o Píer da Barra, se divertir no parque HotZone e fazer um passeio pelo Parque Natural Municipal de Marapendi.

    Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

  • 5

    Leme

    Tranquilidade à vista

    Leme

    O bairro do Leme é a melhor opção para quem deseja uma estadia tranquila, mas sem perder tudo o que o Rio de Janeiro pode oferecer. 

    Um diferencial deste bairro são as comunidades que oferecem programação de visitação para turistas, permitindo conhecer histórias, projetos sociais e outras atividades.

    A Favela Chapéu Mangueira, no Leme, abriga cantinhos concorridos, como o Bar do David, e vistas incríveis do Pão de Açúcar e das praias Vermelha (Urca) e do Flamengo. Durante o tour, os visitantes ainda podem conhecer o trabalho das associações, aprender a sambar, ou se jogar nas aulas de capoeira.

    Localização: Leme, Rio de Janeiro – RJ

  • 6

    A badalação do bairro nobre e descolado

    A badalação do bairro nobre e descolado

    A badalação do bairro nobre e descolado

    Como uma extensão de Ipanema, Leblon é um dos bairros mais descolados e tranquilos do Rio, dono de uma das faixas de areia mais badaladas da cidade. No bairro mais nobre do Rio de Janeiro espalham-se de bistrôs franceses a botecos super animados. Dentre as principais opções do bairro estão os restaurantes Oro, Ella, Sushi Leblon, Formidable Bistrô e Gero. Há ruas inteiras onde a agitação começa logo pela manhã e se estende até a madrugada.

    Além disso, é lá que fica O Morro Dois Irmãos, tem uma vista excelente a partir do calçadão do Leblon, mais uma opção para encontrar comércio de rua e uma farta lista de bons restaurantes.

    Localização: Leblon, Rio de Janeiro – RJ

    Mapa
  • 7

    Recreio dos Bandeirantes

    Para todos os gostos

    Recreio dos Bandeirantes
    • Famílias

    O Recreio dos Bandeirantes é praticamente uma extensão da Barra da Tijuca, mas possui características muito próprias e que podem agradar a todos os gostos. É também, de forma geral, um bairro com perfil familiar, onde as acomodações e os preços nos restaurantes podem ser mais econômicos e convidativos que em outras regiões, sem deixar de lado a qualidade e diversidade em estadia e cardápios. Além disso, o Recreio também é um “pico” para surfistas.

    A região do Recreio também está próxima a outras muito procuradas pela galera mais jovem, como a Praia da Macumba e Grumari. A partir do Recreio, o acesso a essas praias é bastante fácil e rápido.

    Localização: Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

  • 8

    Santa Teresa

    Um banho de história

    Santa Teresa
    • História
    • Foto

    Nem só de mar e sol vive o Rio de Janeiro. Há também muita história e boemia a serem descobertos. E você pode passar momentos muito surpreendentes no bucólico bairro de Santa Teresa, com seus prédios datados do século 19, ruas de paralelepípedos e pequenos restaurantes e cafés. Ruas e vielas apertadas e a nostalgia do bondinho (que começou a circular em 1877) fazem do bairro um passeio que vale a pena estar no roteiro de viagem. 

    Além disso, Santa Teresa abriga as escadas mais famosas da capital carioca, e que todo turista quer uma foto:  a Escadaria Selarón.

    Localização: Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

  • 9

    Laranjeiras e Catete

    Aos pés do Corcovado

    Laranjeiras e Catete
    • Famílias
    • História

    O bairro de Laranjeiras está fora do eixo turístico principal, mas apresenta atrações diversas. Com muita música e um convívio informal entre os moradores, que gostam de interagir com os turistas, fazem com que você se sinta “em casa”, seja batendo um papo na praça São Salvador ou curtindo uma roda de choro na Feira Livre de sábado, na Praça General Glicério.

    Próximo também está o bairro do Catete, com suas imponentes construções, como o Palácio do Catete, que já serviu de sede do governo brasileiro. Os sobrados datam do final do século 19 e início do século 20, período da “belle époque” da cidade do Rio de Janeiro.

    Localização: Laranjeiras e Catete, Rio de Janeiro – RJ

  • 10

    Vidigal

    O Morro dos Artistas

    Vidigal

    O Morro do Vidigal vem se transformando em uma espécie de “xodó” entre artistas e personalidades. Cantores, atores, diretores de cinema, compositores e artistas plásticos vão aos poucos chegando na região para fixar residência. Há muitos bares e restaurantes onde rolam rodas de samba, noites de gafieira e festas variadas, tornando o Vidigal um dos bairros mais culturais da cidade.

    Vale a pena ver a cidade do Rio de Janeiro a partir do Morro do Vidigal: as praias aos pés, a geografia das montanhas ao fundo, tudo parece colaborar para a imagem de um cartão postal. Além disso, como o bairro está sobre a região dos morros Dois Irmãos, há várias trilhas para os aventureiros de plantão.

    Localização: Vidigal, Rio de Janeiro – RJ