A Cidade Maravilhosa recebeu este título por diversos motivos e um dos principais deles é por suas praias e belezas naturais estonteantes. Mas, não se engane, o centro do Rio de Janeiro também reserva atrativos incríveis, que merecem ser explorados pelos turistas. Ao caminhar por lá, você poderá conhecer mais do dia a dia desta grande metrópole.
O centro tem muito da história do Rio, é possível encontrar várias construções históricas como o Theatro Municipal, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária e o Arco do Telles. A riqueza cultural desta região impressiona, vale a pena reservar um espaço no seu roteiro de viagem para conhecê-la melhor.
- 1
Visite o Theatro Municipal do Rio de Janeiro
O prédio foi construído no início do século XX
- História
Inspirada na Ópera de Paris, a fachada do Theatro Municipal impressiona quem passa pelo Centro do Rio de Janeiro e seu interior não desaponta, com vitrais exuberantes, colunas imponentes e lustres grandiosos. Localizado na região da Cinelândia, ele foi inaugurado em 1909 e abriga lindas esculturas e pinturas, como “As Oreadas”, de Elyseu Visconti, que representam cenas de dança.
O Theatro conta com visitas guiadas onde os visitantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a história do local, passear por suas salas e tirar fotos. A escadaria do Municipal é um dos pontos preferidos para fotografias. Vale a pena também, conferir a programação para assistir as apresentações artísticas que acontecem por lá.
Localização: Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050
Telefone: +55 (21) 2332-9191
Mapa - 2
Conheça a Catedral Metropolitana de São Sebastião
A arquitetura do prédio se destaca na paisagem
- História
Inaugurada em 1976, a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro tem um prédio bem diferente de quando se pensa nas construções dos tradicionais templos católicos, pois se assemelha a uma pirâmide Maia. Com 75 metros de altura externa e 64 de altura interna, definitivamente esta não é uma construção que passa despercebida.
Diferente das pirâmides, entretanto, a catedral tem um formato circular, como um cone, e esse detalhe foi projetado para representar a proximidade das pessoas com Deus. Outro destaque são os 4 majestosos vitrais, dispostos de acordo com os pontos cardinais. Eles ficam ainda mais bonitos quando são iluminados pela luz solar e criam um ambiente único.
Localização: Av. Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-170
Abre: Diariamente, das 07h ás 17h
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 3
Descubra os detalhes da Escadaria Selarón
A escadaria é um mosaico gigantesco
- Foto
Um dos pontos mais procurados do centro do Rio de Janeiro é a colorida Escadaria Selarón, certamente, você já se deparou com fotos de turistas no local, que se tornou um cartão-postal da cidade. Ela já serviu de cenário para editoriais de moda, propagandas e clipes internacionais.
Construída pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, a escadaria é formada por mais de 2 mil peças de azulejo e tem 250 degraus. Dentre as peças que constituem este imenso mosaico, você encontrará azulejos de mais de 60 países, além de outros que foram presentes de artistas e fãs da obra. Vale a pena olhar os detalhes com calma e descobrir suas curiosidades.
Localização: R. Manuel Carneiro - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-120
Mapa - 4
Tire uma foto do Aqueduto da Carioca
O local é mais conhecido como Arcos da Lapa
- História
- Foto
Não tem como falar do Rio de Janeiro sem mencionar os célebres Arcos da Lapa. Também chamado Aqueduto da Carioca, o local é um dos principais pontos turísticos da cidade e dá um charme a mais a paisagem, vale a pena passar por lá para e ainda fazer várias fotografias do monumento. Aproveite para estender o passeio e descobrir os barzinhos e restaurantes do boêmio bairro da Lapa.
Inaugurado em 1750, o Aqueduto da Carioca foi criado para ajudar no abastecimento de água da cidade. No século 19, entretanto, ele já não era mais utilizado para essa finalidade e começou a ser usado como viaduto para os bondinhos de ferro.
Localização: Lapa, Rio de Janeiro - RJ, 20031-040
Mapa - 5
Faça uma caminhada pelo Passeio Público
Ele foi o primeiro jardim público do Brasil
Criado na época do Brasil Colonial, no século 18, o Passeio Público foi o primeiro parque ajardinado do país e se tornou um ponto de encontro na cidade. Se você está a procura de uma programação ao ar livre, no local você poderá aproveitar a área verde, apreciar a fauna, o lago, os chafarizes e ainda aprender mais sobre a história do país.
Logo na entrada, o portão de ferro no estilo rococó já chama atenção dos visitantes, além disso o Passeio abriga um rico acervo artístico, com várias obras de arte do Mestre Valentim, famoso escultor e urbanista da época.
Localização: Rua do Passeio - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-280
Telefone: +55 (21) 2224-8088
Mapa - 6
Passeie pelo Centro Cultural Justiça Federal
O espaço sedia exposições e apresentações artísticas
Instalado na antiga sede do Supremo Tribunal Federal da cidade do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Justiça Federal é um espaço importante para promover a cultura. Com uma programação variada, recebe diversas peças de teatro, espetáculos de danças, apresentações musicais, exposições, palestras, seminários e mostras de cinema.
O centro foi inaugurado em 2001, mas o prédio da sua sede é datado do início do século XX, oferecendo uma amostra de como era a arquitetura da época. Os vitrais, as portas esculpidas em madeira e as escadas de ferro e mármore encantam os visitantes, que podem conhecer mais da história do local na exposição permanente “Da Justiça à Arte”.
Localização: Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009
Telefone: +55 (21) 3261-2550
Mapa - 7
Desbrave o Museu Histórico Nacional
Aprenda mais sobre a história do Brasil
- História
Próximo a Praça XV, o Museu Histórico Nacional tem um papel de grande importância na preservação da História do Brasil e, ao passear por suas diversas exposições, você poderá aprender mais sobre momentos que marcaram o país.
Fundado em 1922, o local conta com 4 exposições fixas, que fazem uma linha do tempo desde antes da colonização portuguesa até os tempos de hoje, são elas: “Oreretama”, Portugueses no mundo: 1415 a 1822”, “A construção da nação 1822 a 1889” e “A cidadania em construção: 1889 à atualidade”. O museu também apresenta a história da evolução dos meios de transporte na exposição “Do móvel ao automóvel”.
Localização: Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200
Telefone: +55 (21) 3299-0324
Preço: Entrada paga
Mapa - 8
Conheça a história do Campo de Santana
A proclamação da República aconteceu no local
Além de ser uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio de Janeiro, com 155 mil m², o Campo de Santana foi palco de importantes eventos da história do Brasil, foi ali que aconteceu a aclamação de D.Pedro I como imperador e, anos depois, a proclamação da República.
O Campo de Santana, hoje também conhecido como Praça da República, abriga chafariz, árvores frondosas, grutas, pontes e belas esculturas, como as obras de Paul Jean Baptista Gasg e Gustave Frédéric Michel, de 1906, que representam as 4 estações. Ao redor ficam várias instituições públicas como o Tribunal de Contas do Estado e o Arquivo Nacional.
Localização: Praça da República, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-350
Abre: Diariamente, das 9h ás 17h
Telefone: +55 (21) 2224-8088
Mapa - 9
Visite a Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Ela é uma das igrejas mais conhecidas do Brasil
- História
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária foi inaugurada em 1898, entretanto, sua história começa séculos antes, diz a lenda que uma tempestade quase causou o naufrágio de um navio espanhol, no início do século 17, e o capitão e sua esposa prometeram erguer uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Candelária, se sobrevivessem. Em aproximadamente 1609, eles construíram uma capela no local.
A igreja se tornou uma das igrejas mais famosas do Brasil e impressiona por sua arquitetura grandiosa, com três naves e uma fachada que figura entre as mais bonitas do mundo. As pinturas dos murais, os revestimentos de mármore e os vitrais certamente atraem os olhares de quem adentra o templo.
Localização: Praça Pio X, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-020
Abre: De segunda a sexta das 07:30 ás 16h
Telefone: +55 (21) 2233-2324
Mapa - 10
Passe pela construção histórica Arco do Telles
Ele é uma marco da arquitetura da cidade
- História
- Vida noturna
Construído no século 18, o Arco do Telles servia para ligar a Praça XV, antes Praça do Carmo, à Travessa do Comércio. A região era muito frequentada pela elite carioca da época e os prédios ao redor pertenciam à família Telles de Menezes, por isso o nome do arco.
Em 1790, ocorreu um incêndio que destruiu a maioria das casas da família e somente o Arco permaneceu, a região foi desvalorizada e deixou de ser frequentada pela alta sociedade, o que mudou com a chegada da família real portuguesa. Muita coisa já se passou debaixo do arco e hoje ele faz parte da memória da cidade, ao passar por lá, você pode ainda visitar os charmosos bares das proximidades.
Localização: Praça Quinze de Novembro, 34 A - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-010
Mapa