Com os seus bares e as suas casas noturnas, a Mem de Sá é conhecida como reduto do samba e da carioquice há mais de 100 anos. Depois de passar um dia na praia ou curtindo a natureza da Cidade Maravilhosa, a avenida é uma ótima opção para aproveitar a noite. Você pode se divertir em uma roda de samba com direito a canjas de artistas famosos, tomar uma caipirinha acompanhada por petiscos tradicionais e também conhecer um pouco da história da arquitetura do Rio com uma visita aos Arcos da Lapa.

Avenida Mem de Sá no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo As 10 ruas mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Samantha Beddoes (CC BY 2.0) modificada

Um pouco de história da Avenida Mem de Sá

A Mem de Sá foi inaugurada em 1906 em uma das grandes reformas urbanas da cidade, com a demolição de casas, casebres e cortiços da área. As origens simples da avenida se refletiram na sua reencarnação como reduto boêmio para a população mais pobre, com cabarés, botequins, gafieiras e casas de prostituição, e o local de nascimento do chamado “malandro carioca”.

Entre as décadas de 1920 e 1930, o local se tornou ponto de encontro também de grandes nomes do samba, como Noel Rosa, Ismael Silva e Nelson Cavaquinho, os cantores Francisco Alves e Araci de Almeida, o poeta Manuel Bandeira e até mesmo Carlos Lacerda, o governador da Guanabara. O frequentador mais famoso da época foi Madame Satã, codinome do transformista, capoeirista e malandro João Francisco dos Santos.

foto de Nao Iizuka (CC BY 2.0) modificada

Quais são os destaques da Avenida Mem de Sá?

Sinônimo da mais pura carioquice, os bares e as casas de show são os principais destaques na Avenida Mem de Sá. Um dos mais tradicionais é o Carioca da Gema, que ocupa um dos últimos casarões centenários do bairro e foi inaugurado em 2000. Além de oferecer petiscos, como empadas e espetinhos, e uma cerveja bem gelada, o bar é palco de encontro de grandes nomes do samba, como o cantor e compositor Arlindo Cruz, a saudosa Dona Ivone Lara, primeira mulher a assinar um samba-enredo, e da quase entidade do samba Zeca Pagodinho. Para os mais ecléticos, a casa também tem apresentações de jazz.

Outros locais de destaque para conferir uma roda de samba é o Sarau Rio, onde você pode saborear uma feijoada bem tradicional. Já o Leviano Bar também tem shows de bandas de música pop e oferece jarras de drinques para dividir com os amigos, como o Amor Leviano, uma mistura de frutas vermelhas e espumante.

Um verdadeiro símbolo da gastronomia da Lapa desde 1926 é o Restaurante Cosmopolita, que fica na Travessa do Mosqueira, pertinho da Avenida Mem de Sá. Nos anos 30, o diplomata gaúcho Oswaldo Aranha sempre pedia ao cozinheiro para preparar um filé alto com alho frito, arroz, farofa de ovo e batata portuguesa. A moda pegou e hoje é possível pedir um filé a Oswaldo Aranha no Rio inteiro. Outros restaurantes do bairro também oferecem pratos que estão no cardápio há décadas, como o cabrito com brócolis, a canja de galinha e o chucrute.

Cartão-postal do Rio de Janeiro

Ao caminhar pela Avenida Mem de Sá, você encontra uma das atrações mais famosas do Rio: os Arcos da Lapa. Essa estrutura fazia parte do Aqueduto do Carioca, inaugurado em 1750 para transportar a água da nascente do Rio Carioca para a população da cidade. Formada por 42 arcos em estilo romano, a estrutura tem 270 m de extensão e 17,6 m de altura. Os arcos foram construídos com uma mistura inusitada de pedra, cal e óleo de baleia e vão do morro de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas.

Hoje os arcos servem de via para o bondinho, que liga o Centro do Rio e Santa Teresa e é o começo de um passeio bem divertido até esse bairro conhecido como reduto de artistas.

Avenida Mem de Sá no Rio de Janeiro

Localização: Rua Mem de Sá, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20021-280, Brasil.