Rostov-on-Don: pontos turísticos
A cidade de 1 milhão de habitantes é um importante centro comercial, industrial e de transportes, que está ligado ao mar de Azov e também com os mares Cáspio, Báltico e Branco através do canal Volga-Don. Uma curiosidade é que essa região recebe muitos estudantes da América Latina para estudar e realizar intercâmbios. Portanto, não será surpresa se você entrar em uma discoteca de Rostov-on-Don e ouvir músicas latinas.
Os lugares mais bonitos da cidade ficam no seu centro histórico, como Pushkinskaya, rua que leva o nome do poeta Alexander Pushkin, um dos maiores nomes da história da literatura russa. Ali, você encontra uma estátua em homenagem ao escritor, considerado o maior poeta russo da época romântica.
Um passeio que vai agradar quem gosta de estar em contato com a natureza é o Rostov Zoo, que reúne uma grande diversidade de animais, como tigres, ursos, cangurus e lobos.
Se você gosta de passeios mais tradicionais, visite a Igreja de Santa Cruz, o templo mais antigo de Rostov. O lugar foi construído entre 1786 e 1792. Em 1972, tornou-se um museu que simbolizava a amizade entre os russos e os armênios, mas foi reaberto como Igreja Apostólica Armênia em 2000. A igreja está localizada na região de Voroshilovskiy Rayon, em uma colina alta perto do rio Don.
Outra parada obrigatória em Rostov é o Museu Regional de Belas Artes, que possui uma considerável coleção de arte russa e interessantes exposições temáticas.
O que provar na culinária local
A culinária local foi muito influenciada pela junção dos vários povos que formaram a cidade, a região do rio Don, por exemplo, se destaca principalmente por sua incrível variedade de peixes e também por seu delicioso shashlik, ou churrasco do Caúcaso, feito com carne de porco ou de carneiro e intercalando os pedaços com cebola, imperdível!
Rostov também oferece uma enorme variedade de saladas e de sopas em sua culinária. Quer provar uma sopa tradicional por aqui? A Borsch é preparada com beterraba e servida com nata (creme de leite) e batatas cozidas, ou ainda kasha, uma espécie de papa de cereais. Não deixe de provar também um bolinho de carne moída chamado kotleti. Quem quer algo saudável e refrescante vai se surpreender: nos restaurantes é possível pedir uma bela salada de legumes, vindos direto do vale do Rio Don!
Muito famosa por suas tavernas, a avenida Gazetny é a pedida para aproveitar a noite com muita bebida e diversão, os bares oferecem cervejas, vinhos e destilados locais deliciosos (além dos importados) e petiscos como nosso torresmo e o bolo/torta kurnik, feito com massa de crepe e carne de frango.
Rostov-on-Don: como se locomover
Evite pegar um táxi na rua por aqui, assim como nas demais cidades da Rússia. Prefira usar aplicativos como Uber, Yandex Taxi e o RuTaxi. Em aeroportos, é melhor procurar os guichês oficiais e evitar os motoristas que abordam os turistas no local do desembarque.
Para quem pode gastar mais na viagem, o melhor é alugar um carro com motorista para não se arriscar de ficar perdido. Você pode alugar um carro com motorista ainda no aeroporto de Rostov-on-Don.
Rússia: moeda local
A moeda oficial é o rublo, que é dividido em 100 kopeks. Os estabelecimentos comerciais costumam aceitar a maioria dos cartões de crédito internacionais. Casas de câmbio e caixas eletrônicos podem ser encontrados nos aeroportos e nos principais pontos turísticos da cidade.
Como se virar na língua russa
Os russos, em geral, não falam inglês. Isso significa que você vai precisar saber falar algumas palavras no idioma local ou algumas frases ensaiadas para não passar aperto.
Uma das melhores dicas é utilizar o Google Translate em sua viagem. Uma nova função do programa é capaz de traduzir placas e cardápios usando a câmera do celular para reconhecer os caracteres em russo. A atualização já está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.
Não esqueça também de comprar um chip de telefone para usar a internet móvel local. O chip pode ser adquirido nas três principais companhias telefônicas da Rússia: MTS, Beeline e Megafon, que vendem chip SIM Card com 3G de internet e com 400/500 minutos de ligações locais.
É preciso de visto para entrar na Rússia?
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia. Cidadãos brasileiros com passaportes válidos podem permanecer no país desde que a soma de todos os dias de estada na Rússia não ultrapasse 90 dias a cada período de 180 dias, a contar da primeira entrada no país.
Mas, atenção: isso não quer dizer que no desembarque as autoridades locais não possam exigir alguns documentos, como os comprovantes de hotel, passagem de volta/ou do próximo destino.
O que vestir na viagem
É verão na Rússia de junho a agosto, com dias mais chuvosos e curtos. A temperatura em Rostov é muito quente no verão, podendo chegar a 40º C.
Portanto, leve roupas leves, mas saiba que não é permitido entrar de short em diversos pontos turísticos do país. Não esqueça do protetor solar, de óculos de sol, de um chapéu e de repelente. Um par de tênis confortável também deve entrar na sua lista.
Rostov-on-Don: como chegar
Como não há oferta de voos diretos do Brasil para a Rússia, o melhor jeito de chegar é pegar uma conexão pela Europa até Moscou, e de lá pegar uma outra conexão até Rostov, em uma viagem que pode levar quase 30 horas. Há diversas companhias aéreas que oferecem voos para o destino.
Se você já estiver na Rússia (ou em determinadas cidades da Europa) e quiser seguir viagem para Rostov-on-Don basta pegar um dos ônibus que conecta a cidade a diversas cidades europeias.
Gostou das nossas dicas de Rostov-on-Don? Aproveite para marcar nos comentários quem vai acompanhar você nessa viagem!
Conheça as melhores opções de hotéis em Rostov-on-Don e parcele em até 12x sem juros pela Hoteis.com!