Viajar é ampliar horizontes: contemplar novas vistas, conhecer novas pessoas e entender novas culturas. Também é presentear seu paladar com os diversos sabores do mundo. Cada país tem a própria culinária, muitas vezes inspirada por ondas de imigração, pelo ambiente local e pela crescente comunidade de turistas.
Quer você goste de frutos do mar frescos, churrasco, sopas picantes ou delícias vegetarianas, há uma cidade que oferece a culinária perfeita para você. Aqui está nossa seleção das 15 melhores cidades para uma exploração gastronômica, com pratos fabulosos e muito o que fazer entre as refeições.
- 1
Osaka, Japão
A cozinha da nação
- Alimentação
- Foto
Osaka é uma cidade gastronômica altamente estimada no Japão, carinhosamente apelidada de "a cozinha do Japão". Os moradores da cidade são conhecidos pela vibração casual e divertida, que se reflete na cena gastronômica. Entre os pratos populares estão o okonomiyaki (pizza japonesa) e o takoyaki (bolinhos de polvo). Osaka também é o lar de alguns dos maiores mercados de peixe do Japão, com leilões de atum que acontecem diariamente.
Se você gosta de petiscos acessíveis, vá para a Dontonbori Street, onde encontrará vendedores de rua oferecendo guloseimas que variam de kushikatsu (carne e legumes fritos no espeto) a yakitori (frango grelhado na brasa). Nas proximidades, você encontrará o mercado Kuromon Ichiba, onde poderá comprar produtos frescos, frutos do mar e lembranças.
Mapa - 2
Lyon, França
Lar de bouchons tradicionais e cerca de 20 restaurantes com estrelas Michelin
- Alimentação
- História
- Luxo
Lyon é a capital gastronômica da França. Restaurantes do tipo bouchon exclusivos servem culinária típica de Lyon, que vai de caçarola de vitela e patê de fígado de pato a porco assado e linguiça, todos com sabores extraordinariamente ricos. Entre as refeições, passeie pelos mercados frescos que oferecem vinho e queijo de alto nível por preços fantásticos. Pratos notáveis originários de Lyon incluem a rosette Lyonnaise (linguiça de porco curada), salade Lyonnaise (bacon com alface, croutons e ovo) e tablier de sapeur (um prato feito de tripas bovinas).
A cidade abriga cerca de 20 restaurantes com estrelas Michelin, incluindo o Paul Bocuse, com impecáveis 3 estrelas. Você encontrará uma série de restaurantes no 1º arrondissement de Lyon, ao redor da majestosa prefeitura. O Café Comptoir Abel afirma ser o bouchon mais antigo de Lyon. Lá, você pode comer pratos autenticamente locais, feitos com ingredientes sazonais.
Mapa - 3
Lima, Peru
Prove a culinária nikkei na capital gastronômica do Peru
- Econômico
- Alimentação
- História
Em franca ascensão entre os apreciadores de gastronomia mais refinados, Lima é o lar de dois dos dez melhores restaurantes do mundo, de acordo com o aclamado guia San Pellegrino de “50 melhores restaurantes do mundo”. Combinando ingredientes latinos com sabores japoneses e técnicas de culinária trazidas por ondas de imigração, a culinária nikkei exclusiva encontrada no Peru é o exemplo literal da colisão de dois continentes.
Alguns dos pratos mais saborosos da cidade incluem o cuy (porquinho da Índia frito), ceviche (peixe cru curado em sucos cítricos) e lomo saltado (tiras de lombo marinadas). O Central Restaurante é um dos mais bem avaliados de Lima, servindo pratos clássicos peruanos e outros exclusivos, como a piranha.
Mapa - 4
Austin, TX, EUA
Presenteie-se com as melhores carnes assadas do mundo
- Alimentação
- Foto
Austin é sede de algumas das melhores churrascarias do mundo. Enquanto estiver lá, saboreie as costelas, salsichas e peito de boi, frequentemente chamados de “trindade sagrada do churrasco do Texas”. Os acompanhamentos locais incluem salada de batata, chucrute e feijão, embora você encontre batatas fritas na maioria dos menus.
Franklin Barbecue é provavelmente o restaurante mais famoso da cidade, aberto apenas no horário de almoço. Nesse restaurante muito bem avaliado, você pode saborear carne de porco desfiada, peito de boi e uma variedade de carnes defumadas. Você pode ter que ficar na fila por horas, mas seu estômago agradecerá por isso. Termine sua noite indo para a 6th Street, pulando de bar em bar, no típico estilo de Austin.
Mapa - 5
Bangkok, Tailândia
Vá para a capital mundial da comida de rua
- Aventura
- Econômico
- Alimentação
- História
- Foto
Bangkok é aclamada como a capital mundial da comida de rua. Sua culinária é famosa pela explosão de sabor, misturando os cinco sabores: picante, azedo, salgado, doce e amargo. Especialidades típicas, como o tom yam goong (uma sopa azeda de camarão), o pad thai (um prato de macarrão refogado) e o som tam (salada de mamão verde), podem ser encontradas em barraquinhas em diversos lugares da cidade, por 100 baht ou menos.
Em Chinatown, Silom e Bangkok Old City, você encontrará centenas de vendedores de rua servindo comida desde as primeiras horas da manhã até tarde da noite. Se você quiser fugir da agitação do centro da cidade, siga para Soi Rambuttri, que está situado no distrito histórico perto da infame estrada Khao San.
- 6
Melbourne, Austrália
Abrace a vibrante cultura de cafeteria e brunch
- Alimentação
- Foto
Melbourne é uma cidade com uma vibração jovem e vibrante. A cultura da cafeteria faz parte do DNA da cidade. Sua culinária foi influenciada pelas ondas de imigração nas últimas décadas, incluindo chinesa, britânica, espanhola, italiana, grega e mexicana. Existem também dezenas de aconchegantes bares e restaurantes com cardápios de brunch que são praticamente inigualáveis.
Chinatown é o melhor lugar para encontrar pratos com ingredientes e temperos chineses, enquanto o Carlton é um dos distritos com melhor avaliação da comida italiana. Procurando por alguns pratos boêmios que conquistaram a juventude de Melbourne? Vá para St Kilda ou Fitzroy. Se você gosta de um café artesanal e um brunch diferenciado, vá até o Two Birds One Stone, onde pode saborear torradas de abacate, panquecas de ricota e berinjela tostada inspirada no Oriente Médio.
Mapa - 7
San Sebastián, Espanha
Delicie-se com tapas bascos exclusivos
- Alimentação
- História
- Luxo
Com mais restaurantes com estrelas Michelin per capita do que Paris, San Sebastián é uma meca da culinária. A versão basca das tapas, conhecida como pintxos, foi aperfeiçoada lá, então, espere pratos de aperitivos de carnes e frutos do mar para acompanhar os fantásticos vinhos de Rioja. Alguns dos pratos mais famosos da cidade incluem caranguejo-aranha assado, mariscos à marinière e lulas (com sua tinta).
O Mercado de San Martín é o maior e mais famoso mercado de peixes da cidade, onde você também encontrará uma variedade de carnes saborosas. Prefere deixar alguém cozinhar? O Arzak é um restaurante premiado à beira-mar, onde você pode saborear pratos bascos exclusivos enquanto toma um copo de vinho local ou um coquetel colorido.
Mapa - 8
Istambul, Turquia
Saboreie um jantar meze em um bazar tradicional
- Aventura
- Econômico
- Alimentação
- História
- Foto
A culinária turca é tão variada quanto os impérios que já houve por lá. É frequentemente descrita como uma fusão da culinária dos Balcãs, Ásia Central, Leste Europeu e Oriente Médio. O jantar meze é popular na maior cidade da Turquia. Entre os pratos locais favoritos estão Ezme (massa de tomate apimentada), Patlıcan Salatasi (salada de berinjela grelhada) e Zeytinyağlı Enginar (um delicioso prato à base de alcachofra).
Passeie pelos bazares para comer um kebab e beber chá de menta fresca. O Grand Bazaar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Suas 4 mil lojas atraem até 400 mil visitantes por dia. Além de temperos e pratos turcos, você encontrará cerâmica, tapetes e joias. Chegue cedo para evitar as multidões.
Mapa - 9
Nova York, NY, EUA
O caldeirão da cozinha do mundo
- Alimentação
- História
- Foto
Nova York é um caldeirão de culturas de todos os cantos do globo, e a diversidade de sua cultura se reflete em sua culinária. A Big Apple popularizou pratos que vão de cachorros-quentes a bagels e pizza ao estilo de Nova York. É também o berço de refeições mundialmente famosas, como ovos beneditinos, lagosta Newburg e espaguete com almôndegas.
Se você estiver procurando por lanches baratos, mas saborosos, recomendamos que aproveite a famosa comida de rua da cidade. Você encontrará vendedores que servem delícias culinárias inspiradas em uma variedade de culturas em Midtown e no Bronx. As porções geralmente são enormes também! Se você quiser esbanjar, vá a um restaurante de luxo no Upper East Side de Manhattan. Como alternativa, estoque ingredientes para criar seus próprios pratos. NYC é o lar de mais de 12 mil delicatessens, mercados e bodegas.
Mapa - 10
Florença, Itália
Experimente pratos estranhos, mas maravilhosos, à base de carne
- Alimentação
- História
Florença é a capital culinária da Toscana, famosa por seus produtos frescos fantásticos, servidos de maneira simples para deixar os sabores brilharem. Sua culinária deriva de uma tradição de comer dos camponeses, em vez de refeições sofisticadas: quase nenhuma parte de um animal é desperdiçada. Alguns dos notáveis pratos à base de carne da cidade incluem o bife florentino e o lampredotto (um sanduíche com estômago de vaca).
Você encontrará barraquinhas vendendo refeições, que variam de massas a tripas, por toda a cidade. Você encontrará a seleção mais famosa de comida de rua florentina no Da Nerbone, local histórico situado no bairro de San Lorenzo. Você pode ter que esperar em longas filas, mas as barracas do Da Nerbone oferecem uma autêntica experiência culinária florentina.
Mapa - 11
Copenhague, Dinamarca
Nova cozinha nórdica no seu melhor
- Alimentação
- Luxo
Copenhague rompeu barreiras em termos de cozinha molecular. Só a cena gastronômica já faz a viagem valer a pena. Centro de restaurantes dinamarqueses, a capital do país é famosa pelo smørrebrød (sanduíches abertos servidos no almoço) e pratos substanciais de peixe e carne, como Kogt Torsk (bacalhau escaldado) e flæskesteg (porco assado com torresmo). Copenhague também é o berço da nova cozinha nórdica, que promove o uso de produtos naturais, locais e sazonais como base para novas refeições.
Se você quiser provar alguns dos melhores pratos inspirados na nova cozinha nórdica, reserve uma mesa no Restaurante Noma, que recebeu duas estrelas Michelin. Seu cardápio inclui criações fantásticas, como alho-poró grelhado com cinzas, pão de centeio com pele de frango e queijo defumado dinamarquês, ovos de codorna defumados e camarão cru com algas marinhas.
Mapa - 12
Charleston, SC, EUA
O berço da cozinha Lowcountry
- Aventura
- Econômico
- Alimentação
Charleston é um dos melhores lugares dos EUA para apreciar a culinária Lowcountry, a cozinha tradicional do sul, com muitos frutos do mar e influências africanas. Os favoritos locais incluem ensopado de lagostim, sopa de quiabo, camarão e grãos e salmão com arroz vermelho de Charleston. A maioria das refeições é acompanhada por Hoppin 'John (ervilhas e arroz da Carolina do Sul), macarrão com queijo ou repolho frito.
No French Quarter de Charleston, você encontrará o premiado 82 Queen Restaurant, especializado em cozinha Lowcountry e no uso de produtos sazonais locais. As refeições podem ser um pouco caras, mas não dá para colocar um preço na hospitalidade do sul dos EUA e na perfeição culinária.
Mapa - 13
Buenos Aires, Argentina
A meca do mundo para quem adora carne
- Alimentação
- História
- Foto
A culinária da Argentina é fortemente influenciada pela imigração italiana e espanhola. Em todo o mundo, o bife argentino é muito apreciado e você encontrará algumas das melhores carnes fritas ou grelhadas na capital do país, Buenos Aires. Além de suas delícias de churrasco, os pratos básicos de Buenos Aires incluem empanadas (pastéis quadrados recheados com carne, cebolinha, batata e ovos) e milanesa (frango triturado ou vitela assada na farinha de rosca).
Em Buenos Aires, você encontrará bodegóns (tabernas) casuais, parrillas (churrascarias) e restaurantes sofisticados. Cabaña Las Lilas é uma das churrascarias mais bem avaliadas de Buenos Aires. Não se esqueça de levar seu cartão de crédito, porque os pratos podem ser caros, mas valem a pena.
Mapa - 14
Cingapura, Cingapura
Onde comer é um passatempo nacional
- Alimentação
- Foto
Graças à história do país, a culinária cingapuriana é altamente diversificada, combinando influências malaias, chinesas e indianas. Os cingapurianos veem seus alimentos como parte da identidade nacional: a literatura do país declara o ato de comer uma obsessão nacional. Os favoritos locais incluem bak kut teh (sopa de costela de porco com ervas e temperos chineses), carne kway teow (sopa de macarrão com carne refogada ou cozida) e camarões cozidos com vinho de arroz.
Em Cingapura, você encontrará muitos estabelecimentos requintados. Mas, para saborear a cultura e a culinária diversificada, recomendamos ir a um centro de vendedores ambulantes, que é um complexo de alimentos ao ar livre. Com mais de 260 barracas, o Chinatown Complex Food Center é o maior centro de vendedores ambulantes da cidade-estado e tem uma atmosfera divertida e retrô.
Mapa - 15
São Francisco, EUA
Delicie-se com frutos do mar na cidade da Golden Gate
- Alimentação
- História
- Luxo
- Foto
São Francisco é amplamente cercada por água, então, não é de surpreender que muitos de seus pratos mais populares sejam à base de frutos do mar. Cioppino é um ensopado de frutos do mar simples, mas saboroso, nativo da cidade da Golden Gate. Outros pratos favoritos incluem sopa de mariscos em tigela de pão, caranguejo Dungeness e o caldo verde, prato de inspiração portuguesa. Você também encontrará uma variedade de pratos de carne, além de favoritos internacionais, como pizzas, sanduíches e cachorros-quentes.
Se você quiser provar o melhor dos pratos de frutos do mar de São Francisco, recomendamos ir ao premiado Fog Harbor Fish House, que oferece vistas magníficas do porto e da Golden Gate.
Mapa