Imagine uma área com gramado verde no alto de uma ladeira, perfeita para curtir uma bela vista e compartilhar bons momentos em família ou entre amigos ao entardecer. Agora transfira essa mesma área para a cidade de São Paulo. Sim, esse lugar existe e fica na Praça Coronel Custódio, mais conhecida como Praça Pôr do Sol.

Localizada no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, a praça ganhou esse nome porque é de lá que se admira a vista de um dos mais memoráveis ângulos do sol se pondo em meio aos arranha-céus da cidade. Com cerca de 28 mil metros quadrados, é um dos principais espaços ao ar livre da região em São Paulo. A Praça Pôr do Sol é uma boa pedida para quem gosta de atividades ao ar livre como piqueniques, meditação, encontros casuais, prática de esportes e, claro, assistir à grande atração, o pôr do sol. Pessoas de todas as idades e tipos se reúnem ali que é considerado o ponto de encontro para quem quer fugir da correria habitual da metrópole.

Praça Pôr do Sol: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 lugares mais instagramáveis em São Paulo e 7 melhores opções para curtir a noite em São Sebastião. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Onde fica a Praça Pôr do Sol?

A Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro fica no bairro Alto de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo. Você pode descer no metrô Vila Madalena, na Linha Verde, ou na Faria Lima, na Linha Amarela, que ficam a 2 km de distância. Para chegar até a Praça Pôr do Sol, como é popularmente conhecida, caminhe por cerca de 30 minutos depois de sair da estação. Se preferir ir de carro, chegue mais cedo aos finais de semana já que as vagas para estacionar na rua são disputadas.

foto de Marlon Dias (CC BY 2.0) modificada

O que tem para fazer na Praça Pôr do Sol?

Com área de aproximadamente 31.000 m², equivalente a três campos de futebol, a Praça Pôr do Sol conta com pistas para caminhadas, playground para crianças e muretas de concreto que servem para as pessoas se sentarem e apreciarem a vista urbana.

O espaço também possui árvores remanescentes de Mata Atlântica e algumas falsas seringueiras, que proporcionam uma sombra conveniente em dias de muito sol. Além, claro, do amplo gramado, um verdadeiro tapete verde, usado para piqueniques, meditação, esportes ao ar livre, ensaios fotográficos, brincadeiras, apresentações musicais, encontros e até para descanso de quem trabalha ali por perto.

Criada pela arquiteta Miranda Martinelli Magnoli nos anos 1960, a Praça Pôr do Sol contém características de parque e recebe uma grande quantidade de frequentadores. São famílias de todos os tipos, turistas brasileiros e estrangeiros, casais, grupos de amigos, pessoas de várias tribos e classes, provando que o sol nasce e se põe para todos e que há espaço para todo mundo.

Atrações e opções gastronômicas ao redor da Praça do Pôr do Sol

Antes de passar um tempo relaxando no gramado verde da Praça Pôr do Sol e aguardar o sol se pôr, você pode conhecer algumas das atrações que ficam a poucos quilômetros de distância da praça. Para começar o dia, o Mercado Municipal de Pinheiros ou a Feira de Artes da Benedito Calixto são ótimas opções para visitar e explorar.

Se você estiver em busca de um passeio mais artístico, o Instituto Tomie Ohtake conta com obras de arte contemporâneas, e o Beco do Batman é um verdadeiro museu itinerante de grafite a céu aberto. Se o seu interesse for fazer compras, vá até o shopping Eldorado. O Instituto Butantan também fica a uma curta distância é ótimo para quem tem interesse em pesquisa biológica já que é um dos maiores centros científicos do mundo.

Para encerrar o dia repleto de atividades, confira os restaurantes ao redor da Praça Pôr do Sol. Tem opções para todos os bolsos e gostos, que variam de petiscos, hambúrgueres, pizzas e pratos mais gourmet. Só vai depender do tamanho do seu apetite.

Praça Pôr do Sol

Localização: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP, 05463-090