O Memorial da América Latina é um espaço dedicado à cultura latino-americana. Nele, acontecem exposições, apresentações e conversas semanalmente. É um ótimo lugar para quem ama arte, cultura e história. Mesmo quem não se atrai por esses assuntos pode aproveitar o local. Afinal, sua arquitetura cria uma bela paisagem na zona norte de São Paulo

O memorial já teve diversas funções ao longo da sua história, tendo sido até mesmo a sede do Parlamento Latino-Americano por alguns anos. Hoje em dia, é um local para celebrar a história e as produções artísticas da América Latina. Excelente para relaxar, aprender e passar um dia tranquilo.

Memorial da América Latina: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo 10 atividades grátis para fazer em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Os destaques do Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina não leva esse nome por acaso. É um espaço dedicado à história e à cultura latino-americanas, que são valorizadas em cada canto desse lugar.

Na Biblioteca Latino-Americana, você encontra centenas de obras de autores da América Latina, estudos de história, filosofia, antropologia e muito mais. No Salão de Atos, escritores, artistas e políticos do continente conversam sobre seus percursos em eventos especiais.

No Pavilhão da Criatividade, na Galeria Marta Traba e nos espaços ao ar livre do memorial, é possível apreciar a arte feita por latino-americanos. Algumas dessas obras fazem parte de uma exposição fixa, enquanto outras mudam de tempos em tempos.

No site do memorial, você descobre as exposições, as conversas e os eventos dos próximos meses. Vale a pena conferir antes de planejar a sua visita.

O que o Memorial da América Latina representa

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina reserva boas surpresas para os seus visitantes. A primeira delas é descoberta logo na chegada: o complexo é grandioso.

É formado, principalmente, por dois edifícios, unidos por uma passarela. Considerando apenas a área construída, são mais de 25 mil metros quadrados. Nessa área, estão o Salão de Atos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e a Biblioteca Latino-Americana.

Já no centro da Praça Cívica, no espaço ao ar livre do memorial, os visitantes encontram uma escultura em concreto assinada por Oscar Niemeyer, grande nome da arquitetura do nosso país. Essa escultura mostra uma mão aberta, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma. É uma bela representação da história de luta dessa região.

foto de Gabrielt4e (CC BY-SA 3.0) modificada

O que é bom saber sobre o Memorial da América Latina?

O Auditório Simón Bolívar não está mais ativo. Depois de um incêndio em 2013, ele não pôde ser recuperado. Por isso, está fechado para visitação.

Porém, o restante do Memorial da América Latina está de portas abertas para os visitantes. E você não precisa trilhar esse caminho sozinho: são oferecidas visitas guiadas diariamente, com um especialista pronto para falar sobre a arte e a história do local.

Em cada grupo de visita guiada, até 40 pessoas aprendem mais sobre o memorial e os seus acervos. Quer saber a melhor parte? Esse serviço é gratuito.

Para agendar uma visita guiada, você só precisa entrar em contato com o memorial por e-mail. As visitas ocorrem no turno da manhã ou da tarde. Prepare o seu bloco de anotações para aprender muitas coisas novas!

Memorial da América Latina

Localização: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo, SP, 01156-001

Abre: De segunda a domingo das 9h às 20h.

Telefone: +55 11 3823-4600