No Brasil, você encontra alguns dos melhores lugares para passar o carnaval. Capitais como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo são famosas mundo afora pela folia que toma conta das ruas em fevereiro e março. Mas você sabia que Belo Horizonte e Curitiba também têm programações especiais para essa época do ano?
Cada cidade comemora o carnaval de um jeito diferente. Por isso, confira esta lista até o final para descobrir como é a festa nesses lugares. Você também vai se surpreender com destinos perfeitos para fugir das multidões e ir às compras durante o feriado prolongado.
- 1
Rio de Janeiro
A cidade que tem janeiro no nome é mais maravilhosa em fevereiro e março
- Econômico
- Vida noturna
- Foto
O carnaval do Rio de Janeiro reúne viajantes do mundo inteiro para assistir ao desfile na Marquês de Sapucaí. O evento é considerado um dos mais importantes do ano, e a experiência de ver o espetáculo ao vivo é emocionante. Toda essa magia se estende para fora dos muros do sambódromo e toma conta das ruas da Cidade Maravilhosa.
Caminhando pelo Rio, você pode topar com bloquinhos de rua que garantem a folia carioca sem pesar no bolso. A entrada é gratuita, e a única coisa que você precisa gastar é tempo para fazer uma fantasia bem criativa para atrair todos os olhares e crushes.
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Mapa - 2
Salvador
Na terra do axé music, só não cai na folia quem não quer
- Econômico
- Foto
Falar em carnaval e não falar em Salvador é quase uma heresia. A capital é conhecida por ter popularizado o ritmo axé music e levado milhões de pessoas para as ruas para curtir a folia ao som dos trios elétricos de Daniela Mercury, Asa de Águia e Banda Eva.
Quem vem para Salvador pode curtir essa energia do bloco, da pipoca ou do camarote. No bloco, dá para pular pertinho do trio, com o apoio de seguranças, bar e banheiro. O espaço é protegido por cordas e só entra quem tem abadá. Do lado de fora, fica a pipoca, um ambiente gratuito para ver as bandas. Quem prefere o camarote tem uma vista panorâmica do evento e serviços de bar incluídos.
Localização: Salvador - BA, Brasil
Mapafoto de Fotos GOVBA (CC BY 2.0) modificada
- 3
São Paulo
Escolha a melhor maneira de curtir a festa e se jogue
- Econômico
- Vida noturna
- Foto
Leia maisSão Paulo lidera a posição de maior carnaval de rua do país em quantidade de pessoas. A metrópole reúne viajantes em busca de agito de diferentes ritmos, formas e cores. Durante os dias de festa, as avenidas principais são tomadas por confetes, serpentinas e gente de todos os lugares. A maioria vai em direção aos bloquinhos de rua, que são abertos para quem quiser somar.
Para aqueles que preferem curtir a bateria do alto das arquibancadas, São Paulo é palco de um tradicional desfile de escolas de samba desde 1968. No Sambódromo do Anhembi, você escolhe uma escola para chamar de sua, veste a camisa e segura a emoção, porque, aqui, o espetáculo inteiro é nota 10.
Localização: São Paulo - SP, Brasil
Mapa - 4
Curitiba
Para colocar maquiagem e tirar o pé do chão de um jeito diferente
- Econômico
- Vida noturna
Curitiba tem diversas folias alternativas para fugir dos sambas-enredos, mas não do agito. O Curitiba Rock Carnival, por exemplo, reúne bandas nacionais e gringas na Praça Eufrásio Correia durante o feriado prolongado. Gratuito e imperdível, o evento é ideal para quem quer se divertir no carnaval ao som de rock.
Longe dos holofotes dos sambódromos, também está a Zombie Walk, uma caminhada com pessoas vestidas de zumbi que acontece desde 2009 e já virou tradição no carnaval de Curitiba. O ponto de encontro é a Praça XV de Novembro e qualquer pessoa pode participar, desde que venha com uma maquiagem assustadora e muita vontade de se divertir.
Localização: Curitiba - PR, Brasil
Mapafoto de carnaval de curitiba (CC BY 2.0) modificada
- 5
Belo Horizonte
Encontre a sua tribo pelos bloquinhos
- Econômico
O carnaval de Belo Horizonte já é quase tão popular quanto o de Ouro Preto e supera todas as expectativas de quem quer curtir a folia ao som de axé, rock, pagode ou sertanejo. A cada ano, novas pessoas se juntam à batucada e criam bloquinhos para lá de criativos. É o caso do Unidos da Estrela da Morte, formado por fãs de Guerra nas Estrelas e o único lugar onde o lado negro e o luminoso da força festejam juntos.
Uma curiosidade é que quase todos os bloquinhos se concentram na região central. Assim, as pessoas podem se deslocar a pé e em segurança, sem precisar dirigir. Afinal, carnaval e cinema fazem um bom par, mas bebida e direção, não.
Localização: Belo Horizonte - MG, Brasil
Mapa