Devido à realidade e aos números que mostram o mapa da violência no Rio de Janeiro, as pessoas que visitam a cidade devem seguir algumas dicas e recomendações que ajudam a garantir a segurança durante a estadia.
Confira estas 10 dicas importantes para que você possa descobrir e conhecer a cidade com tranquilidade e voltar para casa só com lembranças e coisas boas para contar. Sigas essas recomendações e curta uma ótima estadia na Cidade Maravilhosa.
- 1
Ande com pouco dinheiro e poucos objetos de valor
Para poupar dores de cabeça, ande pela cidade com pouco dinheiro e sem muitos acessórios
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
O Rio de Janeiro é uma cidade com muitas atrações e atividades para todos os tipos de pessoa. No entanto, é preciso reconhecer que a cidade está entre as mais violentas do país. A alta taxa de roubos e agressões registrada em diferentes regiões todos os dias indica que quem visita a capital fluminense precisa se adaptar para evitar problemas.
Por isso, quando caminhar pela cidade, leve pouco dinheiro e evite muitos acessórios à mostra. - 2
Não deixe seus pertences abandonados na praia
Quando estiver em uma das praias do Rio, fique atento aos seus pertences
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
A emoção costuma tomar conta das pessoas que visitam as praias do Rio de Janeiro. É geralmente nessa hora que acontecem os furtos em plena luz do dia.
Por isso, quando entrar no mar, não deixe os seus pertences na areia. Muitos criminosos esperam esse momento para entrar em ação e roubar as suas coisas. Depois disso, eles costumam sair em disparada pelas ruas sem que nada possa ser feito. - 3
Cuidado com as correntes no mar
Atenção aos avisos e às sinalizações sobre as correntezas nas praias
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Em várias praias do Rio de Janeiro você poderá ver placas sinalizando o perigo das correntezas que se formam no mar. É prudente não ignorar esses avisos, visto que algumas das principais praias da cidade já registraram diversos casos de afogamento e, muitas vezes, com vítimas fatais.
Consulte todas as informações e, se for preciso, fale com os salva-vidas para saber quais são as condições do mar e qual é o melhor lugar para o banho. Mesmo em um ambiente paradisíaco como o Rio, temos que nos manter em segurança, principalmente quando se trata do mar.
- 4
Use táxis ou transporte público para se locomover
Evite o estresse do trânsito carioca optando por outros meios de transporte
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
O Rio de Janeiro é uma cidade onde quase todos os pontos turísticos são acessíveis tanto por carro quanto por transporte público. O tráfego da cidade, contudo, é lento, e isso pode acabar tornando sua viagem um pouco estressante.
Com cada vez mais opções de transporte público na cidade, além do serviço de motoristas de aplicativos, a dica é circular usando uma das duas opções, já que encontrar vagas de estacionamento disponíveis, especialmente em locais com alta concentração de pessoas, é sempre difícil e caro.
- 5
À noite, vista-se como os moradores locais
Preste atenção às roupas que for usar para evitar cair em golpes
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Se você não quer ser o alvo de criminosos, copie a maneira de se vestir de quem vive na cidade. Um estilo despojado e descontraído, normalmente composto por bermudas e sandálias, é mais comum entre os moradores do Rio de Janeiro.
Isso vai ajudar você a não chamar a atenção com as suas roupas e a curtir à noite na cidade sem grandes preocupações. - 6
Não aceite bebidas de estranhos em um bar
Os drinques “batizados” costumam ser usados para roubar vítimas adormecidas
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Ao se divertir em um dos vários bares no Rio de Janeiro, cuidado com os drinques oferecidos por estranhos. Nesse caso, o risco principal é o de consumir uma bebida “batizada” com drogas que fazem efeito imediato no corpo.
Conhecido como “Boa noite Cinderela”, esse é um golpe aplicado por criminosos que colocam a substância nos drinques e os oferecem às suas vítimas, que caem no sono. Por isso, não aceite bebidas de pessoas que você não conhece. - 7
Fique com sua mochila em lugares movimentados
Em lugares de grande movimento, não deixe os seus pertences à vista
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Este é outro tipo de furto comum em lugares com grande concentração de pessoas no Rio de Janeiro. Caso você esteja com a sua mochila ou bolsa, uma dica para evitar a ação de ladrões é colocar os seus pertences próximos ao corpo.
Dessa forma, você terá maior controle sobre a suas coisas, mantendo a mochila ou bolsa fora do campo de visão de criminosos. Esta regra vale para todo tipo de evento que tenha um grande número de pessoas, seja qual for o lugar. - 8
Não beba água da torneira
No Brasil, a água que vem das torneiras não é totalmente potável
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Diferente de muitos países, no Brasil as pessoas não têm o costume de beber a água da torneira. Existem diversas substâncias encontradas nessa água, mesmo depois de ser tratada, como compostos orgânicos voláteis e flúor, banido em países da Europa, além de metais, como alumínio e chumbo, bactérias e cloro.
Por isso, quando visitar o Rio de Janeiro, lembre-se de dar preferência à água mineral ou água filtrada. - 9
Peça dicas aos moradores locais em lojas ou cafés
Cuidado ao pedir informações para estranhos na rua
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Uma das formas de conhecer o Rio de Janeiro de maneira segura é tirar dúvidas e buscar informações com as pessoas certas. Nesse caso, a dica é evitar buscar informações com pessoas aleatórias que caminham pelas ruas. Dê preferência por informações obtidas em bares, lojas e restaurantes da região.
Isso diminui as chances de você se perder e cair em algum golpe. Ao optar pelos estabelecimentos, dificilmente os conselhos que receber vão colocar você em uma roubada.
- 10
Ao sair à noite, leve um amigo
A melhor fonte de informações sobre o Rio é o próprio carioca
- Casais
- Famílias
- Compras
- Viagens alternativas
Para quem visita o Rio de Janeiro, é fácil errar o lugar da festa ou chegar em um lugar que mudou de endereço. Para evitar situações como essas, fale com os moradores locais e tente ficar por dentro das novidades para evitar roubadas.
Normalmente, essa atitude rende bons frutos, já que ninguém melhor do que as pessoas que vivem na cidade para saber o que vale a pena ou não fazer durante uma estadia na Cidade Maravilhosa.