Entre os destinos mais incríveis para viajantes solo, estão cidades brasileiras superanimadas e multiculturais, onde você conhece gente do mundo inteiro e ainda aprende um pouquinho mais sobre as diferentes culturas do país.
Assim como as paisagens que você pode descobrir, as pessoas que cruzam o seu caminho tornam a viagem ainda mais especial. Fazer amizades e se abrir para o mundo são algumas das vantagens de viajar por conta própria. Por outro lado, com tantos lugares maravilhosos, decidir por onde começar pode ser um pouco desafiador. Para ajudar você, criamos uma lista com os melhores roteiros para uma aventura a sós.
- 1
São Paulo
Diversidade cultural que faz todo mundo se sentir em casa
- História
- Vida noturna
São muitos os motivos que colocam São Paulo no topo dos melhores destinos para viajantes solo. Com opções para todos os gostos, a metrópole é um polo cultural com mais de 100 museus, além de parques espalhados pelo centro urbano e baladas com festas todos os dias da semana.
Com imigrantes dos 4 cantos do mundo, Sampa acolhe cada cultura em bairros marcados pelos traços regionais. No Bonfim, luminárias de papel identificam os estabelecimentos coreanos. Já a Liberdade recepciona quem chega com um portal japonês logo na entrada, e o Bixiga tem as casas coloridas como no sul da Itália. Uma caminhada pelas ruas de São Paulo já é suficiente para descobrir que existe sim amor em SP.
Localização: São Paulo - SP, Brasil
Mapa - 2
Brasília
Para curtir a cidade e a natureza ao mesmo tempo
- Aventura
- História
- Vida noturna
- Foto
Brasília é uma cidade eclética e perfeita para quem viaja solo. Cheia de opções, a capital reúne exposições, shows, festas e diversos eventos culturais. Você pode escolher o que estiver mais a fim de fazer e ainda conhecer pessoas com os mesmos interesses. O agito de Brasília mostra que viagem solo não é sinônimo de solidão.
Esse destino é ainda mais especial para quem se amarra em arquitetura, já que a metrópole é conhecida pelo projeto inovador de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O que pouca gente sabe é que a beleza da região vai além da área urbana e, a poucos quilômetros de Brasília, você encontra cachoeiras para se conectar com a natureza bem no coração do Brasil.
Localização: Brasília - DF, Brasil
Mapa - 3
Belo Horizonte
Viajante solo sim, sem boa companhia, nunca
- Alimentação
- Vida noturna
Não tem lugar melhor que Belo Horizonte para comer bem e conhecer pessoas. Entre os principais pontos turísticos de Beagá estão o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Praça da Liberdade, o Parque das Mangabeiras e o Mercado Central. Mas, sem sombra de dúvida, o melhor de Belo Horizonte é o povo mineiro. Quem chega a Beagá recebe logo de cara um cafezinho passado na hora e um convite para 2 dedos de prosa.
Vale lembrar que a capital da hospitalidade também é a dos bares. Por isso, inclua no seu roteiro um happy hour pelos botecos da região e prove uma autêntica cachaça mineira de frente para a Serra do Curral.
Localização: Belo Horizonte - MG, Brasil
Mapa - 4
Curitiba
Boa infraestrutura urbana e cenários que rendem fotos incríveis
- História
- Foto
Curitiba é uma ótima cidade para viajantes solo por conta da segurança e da infraestrutura que a capital paranaense oferece. A modernidade do transporte público é tão famosa que virou até lembrancinha de viagem. Na sua visita, você pode levar miniaturas dos ônibus vermelhos para casa, além de canecas, bonés e muito mais.
Curitiba ainda conta com diversos cartões-postais para conferir, como o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame. Reserve também uma tarde para caminhar por um dos mais de 30 parques urbanos e assistir ao pôr do sol do alto da Torre Panorâmica. As selfies para o Instagram vão ficar incríveis, e o único filtro que você vai precisar é o protetor solar.
Localização: Curitiba - PR, Brasil
Mapa - 5
Campinas
Ponto de encontro de pessoas jovens, animadas e descontraídas
- Aventura
- História
- Vida noturna
- Foto
Com atmosfera cosmopolita e charme de interior, Campinas atrai viajantes solo que buscam por tranquilidade durante o dia e agito à noite. No distrito de Joaquim Egídio, você encontra o Museu Aberto de Astronomia e o Pico das Cabras, um morro com 1.080 metros de altitude, que oferece um dos melhores cenários para fazer trilhas e curtir uma noite estrelada.
Do outro lado da cidade, está o distrito de Barão Geraldo, onde fica a UNICAMP. Por ser um bairro universitário e com pessoas do mundo todo, não é difícil encontrar festas rolando até altas horas. Tem opções para quem gosta de rock, música eletrônica e forró. É só escolher qual faz mais o seu estilo e se jogar.
Localização: Campinas - SP, Brasil
Mapa - 6
Porto Alegre
História e futebol têm tudo a ver e formam um roteiro único
- Alimentação
- História
Se você ainda não conhece Porto Alegre, está na hora de mudar essa situação. A capital do Rio Grande do Sul foi palco de acontecimentos importantes e tem muitas histórias para contar. Quem viaja solo pode aproveitar para explorar cada uma delas a pé ou conhecer esses cantinhos do alto de um ônibus turístico de 2 andares.
Seja qual for a sua escolha, o Centro Histórico é uma parada obrigatória. Lá, você encontra o Theatro São Pedro, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Mercado Público, além de vários museus. Se quiser ter uma experiência bem gaúcha, visite o estádio do Grêmio e do Internacional e sinta o calor da paixão nacional, que, aqui, é tricolor ou colorada.
Localização: Porto Alegre - RS, Brasil
Mapa - 7
Salvador
Terra de histórias, museus e muita comida boa
- Alimentação
- História
- Foto
Salvador tem centenas de atrações, e a parte boa de viajar solo é que você manda no itinerário e pode decidir quais praias, museus, lojas e restaurantes conhecer. Não importa a ordem do roteiro, mas você não pode ir embora sem visitar o Pelourinho, a Casa de Jorge Amado e o Elevador Lacerda.
Com casarões antigos, nenhum bairro é mais a cara de Salvador que a Cidade Alta. Andar pelas ruas de paralelepípedo é como viajar no tempo e assistir a uma aula de história do Brasil a céu aberto. Mas, depois de tanto caminhar, você vai precisar repor as energias. Aproveite para provar um acarajé com vatapá, caruru e outros sabores que só a Bahia tem.
Localização: Salvador - BA, Brasil
Mapa - 8
Recife
Capital vibrante com produção cultural em todas as áreas
- História
- Vida noturna
- Foto
Apesar das praias, Recife é um destino onde arte, história e cultura dominam o roteiro. Coloque um tênis confortável na mala e prepare-se para bater perna pelo Recife Antigo. Como foi onde a cidade começou, ali se encontram os principais marcos históricos. No mesmo bairro, está a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, que funciona como um museu e exibe os bonecos de personalidades gringas e brasileiras.
Recife também é um ótimo lugar para viajantes solo que buscam agito. É impossível não se animar nas noites badaladas dos bairros Pina e Boa Viagem. Mesmo que você esteja sem companhia, a terra do maracatu, manguebeat e frevo põe todo mundo para dançar.
Localização: Recife - PE, Brasil
Mapa - 9
Goiânia
Uma aventura solo que não pesa no bolso
- Econômico
- Alimentação
- História
- Compras
Goiânia é recomendada tanto para quem viaja solo quanto para quem quer economizar. Se você se encaixa nesses 2 casos, então pode começar a fazer as malas, porque Goiânia é para você. A cidade tem museus, teatros, centros comerciais, praças e parques, muitos com entrada gratuita.
Para fazer compras, as ruas mais populares são a 3, 4 e a Avenida 85. Se você for do tipo que gosta de pechinchar e quer garantir sempre os melhores preços, visite também a Feira Hippie, a Feira da Lua e a Feira do Cerrado, onde é possível encontrar roupas, comida e artesanato por um preço mais em conta.
Localização: Goiânia - GO, Brasil
Mapa - 10
Florianópolis
Para curtir um momento a sós e conhecer gente nova ao mesmo tempo
- Vida noturna
- Foto
Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis é um destino animado com ares de interior. Por isso, se a ideia é viajar solo para descansar, conhecer gente nova e se conectar com a natureza, você acertou em cheio. A cidade é um lugar seguro para fazer trilhas, pegar uma praia e curtir baladas de frente para o mar.
Se você gosta de agito, saiba que as festas nos beach clubs começam já durante o dia. Mas, se a sua praia for um rolê mais tranquilo, faça uma aula de ioga no sul da ilha, onde o único som que você escuta é o silêncio da natureza. Seja qual for o seu estilo, uma viagem solo a Floripa aquece a alma e renova as energias.
Localização: Florianópolis - SC, Brasil
Mapa