Nada melhor do que uma pausa no meio de uma semana de trabalho, não é verdade? Entretanto, devido ao curto espaço de tempo, as viagens realizadas durante os feriados ou nos fins de semana precisam ser mais rápidas e para destinos mais perto de casa. É por isso que diversas cidades no interior do Rio de Janeiro propiciam um passeio rápido e repleto de surpresas para os cariocas.
Confira alguns destinos no interior do Rio de Janeiro ideais para você e a sua família aproveitarem os dias de descanso merecido.
- 1
Vassouras
Visite uma das cidades do Vale do Café
- História
Quer descansar em um lugar com muito ar puro, natureza preservada e atrações históricas? Vassouras é o destino ideal para isso. No centro da cidade, a praça principal é formada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia, a residência do Barão de Ribeirão e a Casa de Cultura.
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1828 pelo Barão de Ayuruoca, ainda faz parte do cenário no alto da colina, que já serviu de locação para filmes, novelas e séries brasileiras, como Presença de Anita. Com traços do estilo neoclássico, a igreja abriga um belo painel que contorna a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Mapa - 2
Miguel Pereira
Conheça um dos melhores climas do Brasil
- Famílias
Miguel Pereira já recebeu o título de um dos melhores climas do mundo e, de fato, isso é sentido por quem visita a cidade.
As cachoeiras com águas cristalinas são as principais atrações de Miguel Pereira, como a das Sete Quedas, das Andorinhas e do Monte Líbano. Outra boa pedida é levar as crianças até o lago Barão de Javary para aproveitar os passeios de charrete, os pedalinhos e tirar muitas fotos para eternizar os bons momentos. Não se preocupe ao encontrar capivaras comendo grama tranquilas na margem do lago, pois elas já nem se assustam mais com a presença das pessoas.
Mapa - 3
Rio das Flores
Explore uma região pouco conhecida do interior
- História
Rio das Flores é uma ótima opção para quem deseja descansar nos dias de folga. A cidade possui muitas construções históricas e fazendas com visitação aberta para os turistas, mediante agendamento.
A mais visitada é a fazenda União, construída em 1836 e que pertencia ao Visconde de Rio Preto. O lugar guarda no acervo diversas coleções de arte sacra e peças do século XIX que pertenciam à Imperatriz Leopoldina e a Dom João I. A Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila é a mais famosa da região, construída em 1855, na época em que a Vila de Santa Tereza foi elevada para a categoria de freguesia.
Mapa - 4
Silva Jardim
Deslumbre-se com cachoeiras e fazendas históricas
- Aventura
A pacata Silva Jardim conta com a Reserva Biológica de Poço das Antas, localizada entre a cidade e a vizinha Casimiro de Abreu. É nesse lugar que fica protegida no seu habitat natural a maior população de mico-leão-dourado do Brasil. A reserva ainda abriga outras espécies, como a preguiça-de-coleira. É um passeio imperdível, que por si só já vale a visita.
Mas Silva Jardim oferece muito mais aos seus visitantes. Que tal tomar um banho refrescante na Cachoeira das Andorinhas, uma queda de 15 metros com piscina e ducha natural? Ou ainda fazer passeios de barco ou pescar na Lagoa de Juturnaíba?
Mapa