Cosmopolita, cultural e vibrante, São Paulo é uma cidade em que cabe o mundo todo. Agrega empresários, turistas, artistas, sonhadores, estudantes e imigrantes em busca de uma vida melhor. Seu DNA eclético pulsa e convida a todos para conhecer melhor e mais a fundo os passeios em São Paulo, restaurantes e tudo o que a selva de pedra oferece.

São Paulo pode ser considerada também uma poesia. Como cantava Caetano Veloso, “alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João”, em uma das muitas músicas que homenageiam a beleza caótica e pulsante da cidade.

Com mais de 12 milhões de habitantes, a metrópole é considerada a principal cidade do Brasil e oferece uma infinidade de atrações e pontos turísticos para quem ousa desbravá-la. Parques, shows, espetáculos, exposições, concertos, pontos turísticos, restaurantes de diversas nacionalidades e excelentes opções para as compras.

Tudo isso contemplando todos os gostos e todo tipo de freguês. Em outras palavras, São Paulo oferece todas as possibilidades do mundo em uma só cidade! O destino tem uma vida cultural intensa, comparável a Nova Iorque, Paris e Londres.

Neste post, vamos abordar alguns dos principais passeios que você deve fazer em São Paulo. Confira!

Aproveite para reservar agora mesmo o seu hotel em São Paulo, em 12 vezes sem juros e sem IOF, pela Hoteis.com.

Passeios em São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

As belezas por aqui já começam pelo belo prédio em que o museu está situado. O antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios, projetado para ser o escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, com certeza merece uma visita.

foto de Rodrigo Soldon (CC BY 2.0) modificada

Atualmente, a Pinacoteca conta 9 mil obras de artes de artistas nacionais importantes, como Portinari, Anita Malfatti, Victor Meirelles, Benedito Calixto, Eliseu Visconti, José Ferraz de Almeida Junior, entre outros. Uma verdadeira aula de história!

Não deixe de conhecer também algumas exposições temporárias alocadas na Estação Pinacoteca, prédio anexo ao museu.

Gosta de cultura, artes e arquitetura? O passeio pela Pinacoteca de São Paulo foi feito para você! Ela está localizada na Praça da Luz.

Avenida Paulista

Artéria principal de São Paulo, a Avenida Paulista se estende por 3 km com muitas atrações para os turistas. Deste lugar, é possível observar toda a correria do dia a dia e o ritmo caótico da metrópole.

Mesmo sendo uma avenida longa, o ideal é percorrê-la a pé, aproveitando melhor os pontos de interesse. É neste cartão-postal de São Paulo que se encontram alguns dos principais espaços dedicados à cultura na Terra da Garoa, com destaque para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Itaú Cultural, o Centro Cultural Fiesp e o Teatro Gazeta.

A Avenida Paulista também é interessante para as compras. Enquanto você caminha, pode observar shoppings, vendedores ambulantes e lojas, com destaque para o Shopping Center 3, o Shopping Pátio Paulista e para as lojas que comercializam produtos importados.

Não deixe também de conferir as barraquinhas com roupas e artigos artesanais, além da feira de antiguidades do MASP.

Depois de tanto passear, é hora de matar a fome. Há boas alternativas de bares e restaurantes próximo à Paulista, principalmente nas ruas paralelas. Caso prolongue seu passeio, aproveite para visitar a emblemática Rua Augusta.

Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)

O Mercadão de São Paulo é um passeio obrigatório para quem curte experiências gastronômicas. Gosta de provar novos sabores? Não deixe de visitar o lugar que, com certeza, é um dos pontos turísticos de São Paulo mais queridos.

Entre os destaques, estão as frutas exóticas e a grande oferta de produtos diferentes. O pastel de bacalhau e os sanduíches de pernil e mortadela são iguarias típicas e bastante requisitadas por lá.

Aproveite para visitar o Mercado Municipal a caminho da Rua 25 de Março. Ambos os lugares ficam próximos, o que pode otimizar o seu tempo – que sempre será curto, infelizmente – na cidade.

O Mercado de São Paulo está localizado na Rua Cantareira e funciona diariamente.

Parque do Ibirapuera

Uma das principais áreas verdes e de lazer da cidade, o Parque do Ibirapuera é um lugar de descanso e relaxamento, além de ser ótimo para praticar exercícios ao ar livre. Durante os fins de semana, o lugar ganha uma cara nova, já que recebe feiras, exposições, espetáculos e shows.

Além de ser um espaço que convida à contemplação e ao relaxamento, vale lembrar que o parque também possui opções de passeios para aqueles que buscam cultura, por isso é considerado um dos maiores parques de São Paulo.

Localizados nesta região, não deixe de visitar também o Museu Afro Brasil, o Auditório do Ibirapuera, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Planetário, o Pavilhão Japonês, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), além dos shows que costumam rolar em datas específicas aos fins de semana.

O Parque do Ibirapuera está aberto todos os dias e fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana. A entrada é gratuita.

Bairro da Liberdade

Este bairro tipicamente japonês é um dos mais interessantes passeios em São Paulo. Com suas lâmpadas e luminárias nipônicas penduradas nos postes, as ruas do bairro da Liberdade proporcionam uma imersão na cultura oriental.

O bairro começou a ser formado com a chegada de imigrantes japoneses a São Paulo, em 1912. Atualmente, a região é bastante turística e também recebe coreanos e chineses que chegam na metrópole.

foto de Wilfredor (CC0 1.0) modificada

Uma visita ao bairro é um convite para degustar uma excelente gastronomia, além de fazer umas comprinhas de produtos típicos e quinquilharias. São muitos os restaurantes de qualidade, que reúnem sabores além do Japão, contemplando também outras vertentes da culinária asiática.

O cliente poderá degustar vários pratos, como tempurá, yakisoba, temaki, sushi e noodles, em um leque bem variado de opções para todos os bolsos. Aos domingos, o bairro fica lotado, com o funcionamento de uma grande feira.

Rua 25 de Março

A caótica Rua 25 de Março é reconhecida como o maior centro comercial da América do Sul, recebendo a visita de cerca de 400 mil pessoas por dia. É o point de quem gosta de pechinchar e bater perna na hora das compras.

A rua tem de tudo um pouco, como bolsas, bijuterias, roupas, artigos para festas, calçados, produtos de armarinho, eletrônicos, roupas íntimas, cosméticos e perfumes, fantasias, roupas para bebê etc.

Lembre-se de levar dinheiro em espécie (e cuide bem dele!), pois boa parte do comércio e dos vendedores ambulantes não aceita cartão de crédito ou débito.

Por oferecer uma grande variedade de produtos com preços convidativos, circular por essa região nas semanas que antecedem o Natal é praticamente impossível, uma vez que ela é tomada por um mar de gente.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

No ponto central da Avenida Paulista, está o principal museu da cidade de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo. Mesmo se você nunca o visitou, provavelmente já deve ter visto fotos do prédio do MASP por aí.

Célebre por seus quatro pilares vermelhos, que dão espaço a um vão de 74 metros, o museu foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968. Seu acervo teve início graças à Assis Chateaubriand, que o idealizou.

foto de Wilfredor (CC0 1.0) modificada

Atualmente, o MASP conta com 8 mil peças, em um dos acervos de arte mais importantes do país. Obras de Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti dividem espaço com a arte mundial, representada por Picasso, Van Gogh, Renoir, Monet, Manet, Degas, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Matisse, entre outros.

É importante ressaltar que o museu mantém uma parceria com outros museus espalhados pelo mundo para exposições temporárias. O MASP funciona de terça a domingo, confira o site oficial para saber mais informações.

Cosmopolita, multicultural e multifacetada! Não deixe de planejar uma ida até a maior metrópole do país. Depois de todas essas dicas, deu para perceber o quanto São Paulo é frenética e oferece inúmeras possibilidades de passeios, certo?

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

Com um acervo de dar inveja, o museu tem mais de 5 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações artísticas. O MAM oferece aos visitantes um mundo de cores, experiências e novas perspectivas relacionadas à arte.

O espaço é indicado para quem busca algo que fuja do convencional, do que já está estabelecido e entendido como arte, provocando o visitante a “pensar fora da caixa” e a enxergar além. Um roteiro imperdível de o que fazer em São Paulo!

Contudo, engana-se quem pensa que o museu não conta com a presença de obras de artistas renomados. A coleção contempla obras de Tarsila do Amaral, Volpi, Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, entre outros. Vale ainda mencionar que o espaço conta com exposições temporárias. Por este motivo, nem sempre todo o acervo do MAM está disponibilizado ao público.

O museu funciona de terça a domingo. Confira o site oficial para saber mais informações.

Apesar da vasta oferta, é importante reservar seu hotel em São Paulo com antecedência. 

Aproveite que a Hoteis.com faz isso em até 12x sem juros!

Passeios em São Paulo: as melhores atrações da metrópole

Gustavo Souza | Viajante compulsivo