Visitar museus, parques e centros culturais, admirar São Paulo de um mirante, tirar muitas fotos: as alternativas de o que fazer na Avenida Paulista são variadas e têm programações para todos os gostos. Centro financeiro da maior metrópole do Brasil, a Paulista reúne todas as tribos em um só lugar e te permitirá conhecer uma pouco mais sobre a rica diversidade da Terra da Garoa.
Dá para montar um roteiro completo para passar o dia por lá e, ainda assim, você corre o risco de sair já com a vontade de retornar para explorar outros cantinhos. Se o passeio for aos domingos dá ainda para aproveitar a Paulista toda fechada e assistir atrações artísticas na rua.
- 1
Conheça o Instituto Moreira Salles
As exposições fotográficas são destaque no IMS
- História
- Foto
Inaugurado em 2017, o Instituto Moreira Salles (IMS) já faz parte dos roteiros culturais sobre o que fazer na Avenida Paulista. Espalhados em seus sete andares, entre cineteatro, biblioteca e galerias, o local oferece uma programação variada, com exibições de filmes, apresentações musicais, palestras, cursos, exposições e workshops. Além disso, tem um espaço gastronômico, com restaurante e café.
Mas, o principal foco das exposições do IMS é a fotografia, ele conta com uma biblioteca com um vasto acervo de imagens que remontam a história da fotografia no Brasil ao longo dos séculos 19 e 20. Se você quer saber mais sobre essa arte, certamente encontrará uma exposição do seu interesse no local.
Localização: Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300
Abre: De terça a domingo, das 12h às 18h
Telefone: +55 (11) 2842-9120
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 2
Faça uma parada no Conjunto Nacional
Faça uma parada no Conjunto Nacional
- Alimentação
- História
- Compras
Considerado o primeiro shopping da América Latina, o Conjunto Nacional foi inaugurado em 1958 e representou um marco na cidade, pois nessa época a Avenida Paulista começava a deixar de ser a moradia do barões do café para se tornar o principal centro financeiro do Brasil.
No início dos anos 1960, o prédio ganhou notoriedade por sediar o Restaurante Fasano, onde ocorriam “jantares dançantes”, que contaram até com a presença de celebridades internacionais, como Nat King Cole e Marlene Dietrich. Atualmente, o Conjunto Nacional abriga uma galeria com lojas, restaurantes, a famosa Livraria Cultura e conta também com um espaço cultural, que recebe várias exposições, além de ter uma área residencial.
Localização: Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300
Abre: Segunda a sexta, das 7h às 22h, sábado e domingo, das 10h às 22h
Telefone: +55 (11) 3179-0109
Mapa - 3
Realize uma caminhada pelo Parque Trianon
Um recanto da natureza em plena Paulista
- Famílias
Que tal fugir do barulho dos carros, relaxar e respirar um pouco de ar fresco na Avenida Paulista? É possível fazer isso no Parque Trianon, um refúgio da natureza em pleno centro financeiro, onde você encontrará, em 48.600 metros quadrados, um pedaço da vegetação da Mata Atlântica preservada.
Vale a pena fazer uma trilha pelo local, para admirar suas árvores centenárias e a grande variedade de espécies de plantas exóticas como o jequitibá, o chichá e a cabreúva. Além disso, estão espalhadas pelo parque diversas obras de arte, como as esculturas “Fauno”, de Victor Brecheret, e também “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.
Localização: Av. Paulista - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01308-080
Abre: De segunda a sexta, das 6h às 18h
Telefone: +55 (11) 3289-2160
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 4
Aprecie as obras de arte expostas no MASP
O rico acervo do MASP merece ser explorado com calma
- História
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido como MASP, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas quando o assunto é o que fazer na Avenida Paulista. Logo de fora, ele já chama atenção pela arquitetura única do prédio, que se tornou um cartão-postal da cidade.
Se você é um apaixonado por arte e quer ver de pertinho obras célebres, de artistas nacionais e do mundo todo, vale a pena dedicar um tempo para entrar no museu e descobrir as preciosidades que ele abriga, como quadros de Tarsila do Amaral. Além disso, o MASP realiza exposições temporárias com temas diversos, oficinas, exibições de filmes e apresentações musicais e teatrais.
Localização: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Abre: Terça das 10h ás 18h. Quarta á sexta das 13h ás 19h
Telefone: +55 (11) 3149 5959
Preço: Entrada paga
Mapa - 5
Visite a livraria Martins Fontes
Descubra novos autores e livros em um passeio pela livraria
- História
Se você é daquele tipo de pessoa que ama ler e perde a noção das horas ao caminhar pelas prateleiras de livrarias, sempre a procura de um novo livro para descobrir novos mundos, conhecer a Livraria Martins Fontes merece um lugar na sua lista do que fazer na Avenida Paulista.
Localizada no Edifício Patrimônio, a loja conta com um acervo de cerca de 120 mil títulos, entre autores brasileiros e estrangeiros, tudo isso espalhado em uma área de mil metros quadrados, é muita coisa para explorar, não acha? Por isso, vá com calma e tempo para se perder entre as obras e relaxar dentre a correria da Paulista.
Localização: Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-910
Abre: Segunda a sexta, das 8h às 22h, sábado, das 9h às 22h e domingo, das 10h às 21h
Telefone: +55 (11) 2167-9900
Mapa - 6
Admire a vista do Mirante Sesc Paulista
Veja a Avenida Paulista de cima
- Foto
O que você acha de conhecer a Avenida Paulista sob uma perspectiva diferente e observar a imensidão dos arranha-céus, que permeiam a sua paisagem, de cima? O Sesc Paulista oferece essa oportunidade aos turistas, que podem visitar o mirante que fica no 17º andar do prédio.
A vista é exuberante, não é a toa que ela já virou um ponto famoso para tirar fotos, a plataforma toda envidraçada oferece uma visão 360º, onde você pode escolher qual ângulo da Paulista quer enquadrar no seu registro, incluindo o mural em homenagem ao Oscar Niemeyer, que embeleza o horizonte. O local conta ainda com um café, no andar que dá acesso ao mirante, e também recebe eventos culturais variados.
Localização: Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-903
Abre: De terça a sexta das 8h ás 20h
Telefone: +55 (11) 3170-0800
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 7
Descubra a beleza arquitetônica da Casa das Rosas
O casarão é remanescente do início do século 20
- História
- Foto
Com sua construção concluída em 1935, a Casa das Rosas é uma mansão luxuosa que segue o estilo francês clássico e conta com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar. Remanescente de uma época onde a Avenida Paulista concentrava os grandes casarões do barões de café, o local conta um pouco da história da cidade e hoje se transformou em um centro cultural.
Ela foi reinaugurada no final de 2004, como o Espaço Haroldo Campos de Poesia e Literatura e, atualmente, sedia lançamentos de livros, peças de teatro, saraus e apresentações literárias e musicais. Na sua visita, aproveite o ângulo de visão privilegiado do terraço para fotografar o mural de Oscar Niemeyer, feito pelo Daniel Kobra.
Localização: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil
Abre: De quarta a sábado das 12h ás 16h
Telefone: +55 (11) 3285-6986
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 8
Aprenda sobre a cultura japonesa na Japan House
- História
- Foto
São Paulo foi eleita pelo governo japonês para sediar a Japan House, além dela existem apenas outras duas unidades desta iniciativa, uma em Los Angeles e outra em Londres. A casa, que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Japão e outros países do mundo, recebe diversas exposições, através das quais os visitantes podem conhecer as diferentes facetas da cultura nipônica.
Ao conhecer a Japan House, você terá a oportunidade de ver mais, tanto sobre as tradições milenares do Japão, como também seus avanços tecnológicos e entender sobre a sociedade e os costumes atuais do país. Não só as exposições atraem os visitantes, como também a arquitetura e as instalações modernas do prédio.
Localização: Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-900
Abre: Terça a domingo, das 11h às 17h
Telefone: +55 (11) 3090-8900
Preço: Entrada gratuita
Mapa - 9
Assistir apresentações artísticas na Avenida Paulista
Aproveite a Paulista aos domingos
Imagine curtir a Avenida Paulista sem carros, livre para que sejam realizadas diversas ocupações artísticas na rua? Isso acontece aos domingos e feriados, quando o trânsito da avenida é fechado, das 10h às 18h, e a população local, junto com os turistas, se reúnem para se distrair e relaxar na região.
A Paulista se torna praticamente uma exposição de arte de rua ao ar livre, a cada esquina você irá encontrar apresentações musicais e de danças. Cabe a você escolher o que te agrada mais e montar a sua programação, nesta que é uma oportunidade única de vivenciar a riqueza e diversidade cultural de uma metrópole que agrega pessoas do mundo inteiro.
Localização: Avenida Paulista, Bela Vista - São Paulo, Brasil
- 10
Andar de bicicleta na Avenida Paulista
Explore a Avenida sob duas rodas
- Aventura
- Famílias
Centro econômico, cultural e de compras da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista merece ser desbravada por seus visitantes, mas, você já pensou em fazer isso em um passeio de bicicleta? Toda a avenida conta com uma ciclovia, preparada para receber aqueles que amam andar de bike e ainda há vários pontos para o aluguel .
Assim é possível economizar tempo de deslocamento entre uma atração e outra, permitindo com que você visite mais lugares, e ainda se divertir no trajeto. Aos domingos e feriados, quando a avenida fica fechada para o trânsito entre 10h e 18h, você pode se juntar a vários moradores, que aproveitam o momento para também colocarem suas bicicletas na rua.
Localização: Avenida Paulista- Bela Vista, São Paulo - Brasil