Descanso em uma cama gostosa com bons travesseiros, boa gastronomia, paz e tranquilidade ao desfrutar de belas paisagens em meio a luz do sol, é isso que promete o turismo de isolamento - uma prática antiga, mas que ganhou fama em tempos de pandemia devido às regras de isolamento social.
Dos campings às residências de luxo, nos tempos atuais o turismo de isolamento no Brasil passou a ser considerado oportunidade perfeita para quem deseja "mudança de ares" sem abandonar o isolamento social!
Para quem se identificou com este tipo de viagem, preparamos uma lista com 10 locais por onde vale a pena visitar!
- 1
Porto de Pedras, Alagoas
Tranquilidade em meio às praias quase desertas
- Viagens alternativas
Leia maisBelas praias, passeios por rios e matas e culinária regional são alguns dos atrativos de Porto de Pedras, um vilarejo de pescadores a 110 km ao norte de Maceió, lugar ideal para quem busca turismo de isolamento no Brasil.
Para chegar em Porto de Pedras vindo de Recife, Maragogi e Japaratinga, é preciso cruzar o Rio Manguaba de balsa. A travessia por si só já é um passeio que se completa com a visão do Farol, símbolo da cidade, ao alto de um morro. Já para aqueles que vêm de Maceió, é preciso cruzar toda a Rota Ecológica, o que vai tornar sua viagem ainda mais especial.
No vilarejo, a paradisíaca Praia do Patacho, uma das mais belas do Brasil, é parada necessária, assim como a visita na Associação de Peixe-boi.
Encontre aqui opções de hotéis em Porto das Pedras!
Mapa - 2
Ilha de Boipeba, Bahia
Relaxe em cenários paradisíacos
- Viagens alternativas
Leia maisSe você procura um paraíso cercado de tranquilidade, coqueiros, mar calmo e algumas das melhores piscinas naturais do nordeste, Boipeba é o seu lugar para turismo de isolamento no Brasil!
A ilha está localizada ao sul de Salvador e faz parte do Arquipélago de Tinharé, onde também se encontra a famosa e, mais agitada, vila de Morro de São Paulo. Vale ressaltar que para chegar na ilha é preciso fazer ao menos um trecho por via céu ou mar.
As lanchas que chegam a Boipeba partem da cidade de Valença, do vilarejo de Torrinha ou de Morro de São Paulo, já o táxi aéreo parte de Salvador. Seja qual for a sua escolha, certamente será rodeada de belas paisagens.
Confira aqui opções de hotéis em Boipeba!
Mapa - 3
Domingos Martins, Espirito Santos
Puro sossego na região serrana do Espírito Santo
- Viagens alternativas
Leia maisSe você quer aproveitar o isolamento social para relaxar em temperaturas amenas e áreas de puro sossego, Domingos Martins pode ser seu próximo destino. Em meio à região serrana do Espírito Santo, o município fica a menos de 50 km da capital do estado, Vitória.
A região das montanhas capixabas é bastante procurada por quem deseja se reconectar com a natureza. Entre as belas paisagens, em uma área de preservação da Mata Atlântica, mais precisamente no Parque Estadual da Pedra Azul, fica o cartão postal da região: a Pedra Azul, que dá o nome ao parque.
Encontre aqui opções de hotéis em Domingos Martins!
Mapa - 4
Monte Verde, Minas Gerais
Aproveite o clima na chamada suíça mineira
- Casais
- Viagens alternativas
Leia maisLocalizada na serra da Mantiqueira em Minas Gerais, Monte Verde - um vilarejo com ares europeu, conta com uma respeitável estrutura turística e se mantém entre os principais destinos para turismo de isolamento no Brasil.
São quase 300 opções de hospedagem, entre pousadas, hotéis e hotéis fazenda, localizados tanto nas imediações do centro quanto nas montanhas. Banheira de hidromassagem e lareira são itens quase obrigatórios nos quartos e, nos restaurantes, a fondue predomina.
Dá pra curtir o friozinho da montanha e ótima gastronomia, para os mais aventureiros, há ainda diversas trilhas e percursos que levam à incríveis cachoeiras.
Confira aqui opções de hotéis em Monte Verde!
Mapa - 5
Mairiporã, São Paulo
Refúgio natural próximo a capital paulista
- Aventura
- Viagens alternativas
Leia maisNa Serra da Cantareira, pertinho da capital do estado de São Paulo, existe um lugar com muita natureza onde a paisagem é marcada por represas e mata nativa e o clima é fresco típico das montanhas. Esse refúgio paulista é Mairiporã, uma cidade com opções para descansar e recarregar as energias.
Um dos cartões-postais da cidade é o Pico do Olho D'água, também conhecido como Morro do Juqueri. Nesse, que é o ponto mais alto de Mairiporã, os visitantes são presenteados com uma bela vista, principalmente ao pôr e nascer do sol, o que já valeria o passeio. Também existe a opção de trilhas para caminhada e mountain bike, espaços para piquenique e uma rampa para voo de paraglider.
Encontre aqui opções de hotéis em Mairiporã!
Mapa - 6
Teresópolis, Rio de Janeiro
Tenha dias tranquilos em hotelaria de primeira
- Aventura
- Viagens alternativas
Leia maisTeresópolis tem um ritmo sossegado, com charmosas pousadas rodeadas por natureza e hotéis que contam com espaços apropriados para relaxar, além de áreas para praticar atividades de lazer ao ar livre.
Para os hóspedes que desejam algo além das experiências oferecidas pela hotelaria, vale visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga o famoso Pico Dedo de Deus - bloco gigante de rocha em forma de mão fechada com o indicador erguido.
Lá é possível se aventurar pela trilha suspensa com 1.300m de percurso em meio à copa das árvores, com bela visão das cachoeiras e montanhas.
Confira aqui opções de hotéis em Teresópolis!
Mapa - 7
Pirenópolis, Goiás
Desfrute de beleza natural, história e cultura
- Aventura
- Viagens alternativas
Leia maisPirenópolis é uma pequena cidade do interior do Estado de Goiás, no Centro Oeste brasileiro, com cerca de 15 mil habitantes, cercada por morros e serras, por onde passam diversos rios formando belas cachoeiras.
Além da preservada beleza natural, Pirenópolis mantém viva sua história e cultura observadas, principalmente, pela arquitetura colonial do século XVIII encontrada no centro histórico, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN.
A cidade conta com muitas opções de hospedagem e em todas elas é possível viver experiências únicas de contato com a natureza e história local. Outro ponto de destaque é a gastronomia, que une ingredientes do cerrado com modo de preparo herdado dos povos indígenas.
Encontre aqui opções de hotéis em Pirenópolis!
Mapa - 8
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Capital do vinho na serra gaúcha
- Casais
- Alimentação
- Viagens alternativas
Leia maisBento Gonçalves é um convite a vivenciar experiências genuinamente gaúchas com uma pitada europeia, já que a identidade do local foi moldada pelos imigrantes Italianos que mantiveram por ali seus hábitos e cultura.
Localizada na encantadora e charmosa Serra Gaúcha, Bento Gonçalves fica bem perto da capital Porto Alegre, a apenas 109 quilômetros de distância!
Rodeada por paisagens exuberantes, história e vinícolas aos pés de montanhas, o município também é considerado a capital do vinho, Bento é ideal para o turismo de isolamento já que não é considerado um destino de turismo de massa, podendo o visitante fazer passeios privativos e customizados.
Encontre aqui opções de hotéis em Bento Gonçalves!
Mapa - 9
Urubici, Santa Catarina
Desfrute da intocada natureza em meio a Serra Catarinense
- Aventura
- Viagens alternativas
Leia maisCom mais de 300 pontos de hospedagem, a pequena Urubici é destaque no turismo da Serra Catarinense.
Localizada em um vale a 915 m de altitude rodeado por montanhas e intocada vegetação, Urubici é o destino ideal para quem busca por contato com a natureza, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, alguns dias de tranquilidade e saborosas refeições que são preparadas muitas vezes em fogão à lenha.
Para os que não são do sul do país, o aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, situado a 200 km. Para quem gosta de frio, o inverno garante geadas e até mesmo neve. Nesta época as temperaturas na cidade podem chegar a -5 graus, e no alto das montanhas ainda menos.
Encontre aqui opções de hotéis em Urubici!
Mapa - 10
Morretes, Paraná
Contemple belas paisagens optando pelo trajeto de trem
- História
- Viagens alternativas
Leia maisA apenas 70 km de Curitiba, Morretes - a charmosa cidade do litoral do Paraná, fundada no século XVIII aos pés da Serra do Mar, reúne casarões coloniais, mata atlântica preservada e gastronomia de primeira, tudo o que se precisa para usufruir de dias tranquilos, longe da agitação das grandes cidades.
Partindo da capital curitibana, é possível chegar à cidade através de uma linha de trem que corta paisagens deslumbrantes. O trajeto percorre a Serra do Mar pela histórica Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1885 pela princesa Isabel.
Uma vez em Morretes, não deixe de degustar o prato típico da região, o barreado, feito de uma carne bovina cozida até quase desmanchar!
Confira aqui opções de hotéis em Morretes!
Mapa