Com a pandemia do COVID-19 ainda em curso, o setor hoteleiro tem gerado dúvidas nos turistas. Afinal, os hotéis estão abertos no Brasil?

A abertura do setor de turismo, e consequentemente do hoteleiro, está sendo feita gradualmente, portanto é necessário verificar diretamente com o hotel ou acomodação o status da sua reserva.

Segundo dados coletados pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a perspectiva é animadora: três em cada quatro empresários estimam a retomada de atividades nos meses de junho e julho.

Os hoteis e acomodações que se mantiveram abertos, para abrigar profissionais da saúde ou de trabalhos essenciais, por exemplo, ou que estão em processo de reabertura irão manter algumas regras rígidas até o fim da pandemia.

Algumas mudanças, que variam de hotel para hotel, incluem: fechamento de áreas comuns, intensificação da limpeza de todos os ambientes, limpeza dos filtros de ar imediatamente após o check-out, disponibilização de álcool em gel, medição de temperatura e criação de novos processos para lavagem de roupas de cama.

Vale lembrar que a recomendação é não cancelar sua reserva, e sim reagendar. Desta forma, os hoteis podem manter-se estáveis durante esse período inativo e estarão prontos para receber os turistas quando tudo isso passar.

O que muda no setor hoteleiro pós-pandemia

A criação de Selos é uma das principais ações adotadas pelo setor hoteleiro, a fim de garantir alto padrão de limpeza e segurança aos hóspedes, e é apontada como um ponto-chave do turismo pós-pandemia.

Criado pelo Ministério da Saúde, o Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” lista medidas e protocolos sanitários, seguindo diretrizes internacionais e orientações da ANVISA. Este Selo deve ser solicitado pela acomodação que cumprir os pré-requisitos e deve ser exibido em lugar de fácil acesso. O certificado contém ainda um QR Code, para que seja possível encontrar o descritivo das ações tomadas.

Os hotéis de luxo do Circuito Elegante, que inclui estabelecimentos como Copacabana Palace, Hotel Emiliano e SPA Rituaali, também desenvolveram seu próprio Selo. Chamado Safe & Clean, algumas diretrizes de destaque são: cartão-chave entregue em embalagem biodegradável e retornado em local específico, medição de temperatura na chegada e malas desinfectadas por uma lâmpada UVC.

A dica, a partir de agora, é verificar se o hotel que você reservou possui o Selo Oficial do Ministério da Saúde ou algum outro relacionado à rede a que pertence. Assim, é possível saber quais acomodações ainda estão cuidando da saúde e da segurança dos hóspedes, mesmo após a pandemia.

Tipos de acomodação que já são tendência

Hotéis-Fazenda

Os Hotéis-Fazenda estão recebendo destaque, especialmente durante a pandemia, justamente por suas características: muitas áreas abertas e atividades ao ar livre. Desta forma, a circulação de ar é maior, o que dificulta o contato com vírus, como o da COVID-19.

Este tipo de acomodação já era um refúgio para a vida agitada da cidade e agora ganha um novo significado para quem está confinado há muito tempo, principalmente em apartamentos e casas sem quintal, onde o espaço a céu aberto é limitado ou inexistente.

Essa opção é tão indicada para amantes da natureza quanto para quem quer apenas um descanso, já que as acomodações estão preparadas para atender todos os tipos de visitantes com suas atividades.

Quem procura contato com a natureza pode passar o dia observando e interagindo com os animais, cuidando de hortas, fazendo trilhas, andando a cavalo ou de bicicleta, pescando, aventurando-se em tirolesas e tomando banho de cachoeira.

Além das atividades específicas de fazenda, é possível também passar o dia na piscina ou até mesmo aproveitar os serviços de SPA, além de quadras esportivas, salão de jogos e academia.

Antes de fazer a reserva, confira a descrição das atividades e comodidades do hotel, pois com certeza você vai achar um que tenha ótima localização e atividades de acordo com seus interesses.

Pousadas

As Pousadas são outra boa aposta para quem procura uma hospedagem mais segura em tempos de exposição ao vírus. Por conta da estrutura ser menor, mais familiar e intimista, este estabelecimento recebe menos hóspedes, o que consequentemente evita aglomerações e facilita a limpeza.

A privacidade também é um dos destaques das Pousadas, já que normalmente os quartos são bem separados uns dos outros ou até mesmo construídos em chalés, bangalôs e cabanas, o que evita ainda mais o contato com outros hóspedes.

Outro ponto positivo é a localização: as Pousadas costumam ser mais afastadas dos centros urbanos e proporcionam contato com a natureza e áreas abertas. Quanto às comodidades, não ficam atrás das grandes estruturas, oferecendo café da manhã, café da tarde, piscina, assessoria turística e ótima infraestrutura nos quartos.

Além de apresentarem preços atrativos, geralmente mais baratos do que de hotéis, optar por esse tipo de acomodação garantirá que você colabore com os funcionários da acomodação e com os proprietários, que normalmente são micro e pequenos empresários locais, cujo negócio sofre forte impacto em situações como a da COVID-19.

Vale pesquisar todas as atividades que a pousada oferece, algumas tem até mesmo parceria com restaurantes e empresas de passeios, para encontrar a ideal para a sua viagem.

Apart-Hotel (ou apartamentos por temporada)

Um tipo de acomodação ainda não muito explorado por nós, brasileiros, o Apart-Hotel oferece muitas vantagens, especialmente em épocas de alto contágio e circulação de doenças, por ter um conceito de exclusividade. Trata-se da junção de um condomínio de apartamentos com serviços oferecidos em hotéis, como serviço de quarto e lavanderia, áreas de lazer, piscina, academia, restaurante, salão de jogos e brinquedoteca.

O grande diferencial do Apart-Hotel para o modelo de hotel tradicional é a planta, que conta com cozinha, incluindo utensílios, e sala de estar, além de quarto e banheiro. Com estes ambientes, é possível comprar alimentos online e cozinhar no próprio local, evitando aglomerações, economizando e até mesmo facilitando para quem tem alguma restrição alimentar ou apenas prefere preparar a própria comida.

Os preços das diárias também ficam abaixo dos encontrados em hotéis, já que a estrutura é diferente e privativa. Uma opção ideal também para quem viaja com crianças ou em grupos grandes que gostariam de dividir o mesmo espaço, já que a metragem do apartamento costuma ser maior e o espaço, mais aconchegante.

Outro destaque desse tipo de acomodação é o tempo de hospedagem, sendo comum o aluguel por temporadas. Pela facilidade e comodidade oferecidas, reservar um Apart-Hotel para passar um período de isolamento social é uma ótima dica, especialmente para quem quer mudar de ares ou precisa ficar um tempo morando em um ambiente diferente, seja por conta do trabalho ou para proteger familiares de grupos de risco.

Vale muito a pena conhecer esse outro tipo de hospedagem, basta verificar as comodidades disponíveis e se surpreender com o modelo de acomodação.

Mantenha-se informado sobre a situação da sua reserva na Hoteis.com durante a pandemia do Coronavírus e não deixe de programar suas próximas viagens. Em breve, será possível turistar ainda mais do que antes!