Se você tem pouco tempo para conhecer uma das regiões mais ricas culturalmente, é importante montar um roteiro que permita a visita de cada um dos lugares mais emblemáticos. Por isso, embora existam muitas coisas para fazer no final de semana em Goiânia, você deve aprender a priorizar esses passeios.
E, acima de tudo, organizá-los. Pois, como dissemos, não faltam alternativas interessantes de visitas, experiências, locais históricos e comidas típicas para tornar a sua viagem inesquecível. Prepare-se, então, para anotar os lugares que não podem faltar em nenhum itinerário de turismo através dos encantos vívidos na capital de Goiás!
Confira aqui as opções de hotéis em Goiânia e programe agora mesmo sua próxima viagem!
- 1
Faça um passeio cultural pelo centro da cidade
Um misto de história, cultura e lazer no mesmo lugar
- História
Leia maisNo centro da cidade, o desenvolvimento de Goiânia é evidente em qualquer uma das populosas esquinas que você atravesse. Há um pouco do comércio efervescente, de pontos turísticos já consolidados e, inclusive, grandes atrações de lazer na região — como o Shopping Mega Moda — além de populares feirinhas de artesanato.
Vale destacar, ainda, que a região é de grande relevância para o tour gastronômico do Centro-Oeste. Bares e restaurantes populares têm endereço fixado no centro de Goiânia e é um importante ponto de partida para quem deseja ir a fundo nas diversas opções noturnas de lazer na capital goianiense.
Encontre aqui opções de hotéis no centro de Goiânia!
Mapa - 2
Curta as atrações da Praça Cívica
Passe uma tarde no marco inicial de Goiânia
- História
- Foto
Leia maisNa praça Cívica ficam o Centro Administrativo de Goiás, o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças, além do Palácio das Esmeraldas (a residência do governador). Somente esses pontos turísticos já formam um prato cheio de opções de lazer para quem tem pouco tempo na cidade. Mas, ainda tem mais.
Vale destacar que, aos finais de semana, o contorno da praça é fechado para o trânsito de veículos motorizados. E, com isso, a via se torna um ponto de encontro para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas, pedaladas e também quem quer tirar o pó dos patins e patinetes.
Localização: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 - St. Central, Goiânia - GO, 74003-010
Mapa - 3
Conheça o Centro Cultural Oscar Niemeyer
Existem diversas instituições que valem a visita
- História
- Foto
Leia maisA obra arquitetônica é assinada pelo brasileiro Oscar Niemeyer e, além de sua fachada interessantíssima, o centro cultural abriga diversas instituições que podem render boas horas de passeios para você. É o caso, por exemplo, de sua biblioteca, do Museu de Arte Contemporânea e também do Palácio da Música Belkiss Spenzieri. Um passeio monitorado pode ser realizado, garantindo informações exclusivas sobre o lugar.
Bom destacar que são mais de 25 mil m² de área. E isso demanda tempo, mas já destacamos que você tem mais de um lugar para conhecer, em torno do centro cultural, o que já pode abranger uma série de lugares do seu interesse em uma só visita.
Localização: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 - Chácaras Alto da Glória, Goiânia - GO, 74891-135
Abre: Diariamente, das 8h às 22h
Telefone: +55 (62) 3201-4911
Mapa - 4
Veja as exposições do Museu de arte de Goiânia
O museu está localizado no Bosque dos Buritis
- História
Leia maisUma das áreas mais visitadas em torno do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Museu de Arte de Goiânia concentra centenas de obras de arte que valorizam o que há de mais diversificado na cultura regional e nacional. E isso se distribui entre esculturas, gravuras e pinturas, entre outras manifestações artísticas, em exposições variadas que ocorrem ao longo do ano inteiro.
Toda a visita ao museu leva tempo. São, afinal de contas, mais de 700 peças. Mas, assim que tiver visitado tudo aquilo que tem interesse, aproveite para ir além e explorar os 25 mil m² de área onde o centro cultural está localizado e abriga uma ampla variedade de atrações.
Localização: R. 1, 605 - St. Oeste, Goiânia - GO, 74115-040, Brasil
Abre: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábado domingo, das 8h às 18h
Telefone: +55 (62) 3524-1196
Mapa - 5
Explore a cultura vivida no Memorial do Cerrado
O local já foi eleito o local mais bonito de Goiás
- História
Leia maisO Memorial do Cerrado foi acolhido pelo Campus II da PUC Goiás, e tem como um de seus principais objetivos a representatividade do Cerrado desde tempos remotos até a chegada dos portugueses em suas caravelas, no início do século 16. Atualmente, o local oferece visitas agendadas através de atrações únicas no local, como o Museu de História Natural, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, uma réplica de uma aldeia indígena e de quilombos do Cerrado, além de uma trilha ecológica.
Para quem gosta de passeios educativos e divertidos, não faltam atrações dentro do Memorial do Cerrado com muita história, cultura e entretenimento.
Localização: Av. Engler, s/n - Jardim Mariliza, Goiânia - GO, 74885-460
Abre: De terça-feira a sábado, das 8h às 17h
Telefone: +55 (62) 3946-1723
Mapa - 6
Repouse à sombra no Bosque do Buritis
Uma das áreas mais verdes e amplas da cidade
- Famílias
Leia maisCom três lagos artificiais (e cascatas adornando-os), pistas para a prática de esportes (como ciclismo ou corrida) e aparelhos de ginástica, o Bosque do Buritis é conhecido como o maior parque da cidade. E se você tiver muitas coisas para fazer no final de semana em Goiânia, o bosque é ideal para recarregar as energias ou gastá-las um pouco mais.
Vale curtir o dia à sombra de suas árvores ou mesmo exercitar-se, seja pela manhã ou no fim do dia. Sem falar na exploração do parque, que ainda reserva boas surpresas para os entusiastas de passeios ao ar livre. Destaque para o Monumento à Paz Nacional e o orquidário.
Localização: Av. Assis Chateaubriand - St. Oeste, Goiânia - GO, 74130-010
Abre: Diariamente, 24 horas
Telefone: +55 (62) 3524-6392
Mapa - 7
Curta as novidades da Feira do Cerrado
É um dos passeios dominicais mais visitados
- Famílias
Leia maisChega o domingo e boa parte do povo goianiense tem destino certo para abraçar a manhã de lazer: a Feira do Cerrado. Bem pertinho de grandes atrações da cidade, como o Parque Flamboyant e o Estádio Serra Dourada, o local reúne muitos artesanatos do Cerrado, produtos típicos da região e muita comida regional.
É um passeio que vale a visita e, especialmente, uma segunda e mais passagens pela feirinha. Para quem tem apenas um final de semana em Goiânia, use a manhã dominical para explorar todas as barracas, produtos e iguarias que perfumam o ambiente com uma das mais caprichadas culinárias do país.
Localização: Parque da Criança - R. 72, s/n - Jardim Goiás, Goiânia - GO, 74810-360, Brasil
Abre: Domingo, das 9h às 13h
Telefone: +55 (62) 99813-2460
Mapa - 8
Curta a agitada noite em Goiânia
A capital de Goiás tem muitos bares e baladas
- Vida noturna
Leia maisCasas de shows, bares, baladas e restaurantes com todo tipo de especialidade culinária e temática fazem a alegria dos goianienses e dos turistas — especialmente, aqueles que têm o privilégio de estar na cidade em pleno final de semana. Afinal, quando a sexta-feira anuncia a noite, esses lugares ficam cheios.
Por isso, vale à pena ficar de olho nos bairros mais agitados, como o Setor Marista (que tem algumas das baladas mais famosas da cidade, como a Sedna e o sertanejo Villa Mix) e o Setor Bueno, com a sua diversidade de pubs, bares e casas de show que garantem o tom de festas e músicas ao vivo para os frequentadores.
- 9
Prove as comidas típicas de Goiás
O aroma de comida caseira é o cartão de visitas
- Alimentação
Leia maisNão há como experimentar a comida goiana e dispensá-la. Pelo contrário: o perfume de refeição caseira é irresistível e as cores e texturas que se misturam nos ingredientes típicos do Cerrado fazem desse tipo de gastronomia uma das mais versáteis de todo o país.
Se você tem pouco tempo na cidade e quer fazer um rápido tour gastronômico pela região, experimente os pratos mais populares de Goiás, como a galinhada, o frango com pequi, o empadão goiano, o peixe na telha e a famosíssima pamonha. Tudo isso para celebrar os breves e suculentos momentos de sua estadia na capital do estado.