Uma viagem a Tailândia está no imaginário da maioria dos viajantes. E não é para menos, o destino possui cenários paradisíacos com praias famosas mundialmente. É o país mais visitado do Sudeste Asiático, recebendo mais de 30 milhões de turistas estrangeiros por ano, de acordo com a Organização Mundial de Turismo. É uma boa opção para quem quer passar o Ano Novo na cidade, já que em Janeiro a temperatura é quente.
A Tailândia faz fronteira terrestre com Camboja, Laos, Myanmar (antiga Birmânia) e Malásia. Você pode escolher entre aproveitar a sua viagem para ficar somente na Tailândia e aproveitar muito o que este paraíso tem a oferecer ou conciliar a viagem para conhecer outro país mais próximo.
- 1
Conhecer os templos da primeira capital do país em Sukhothai
O local atrai milhares de turistas
- História
- Foto
No idioma local, Sukhothai significa “Aurora da Felicidade”. E é isso que você vai presenciar ao conhecer o berço da civilização thai. Com certeza, será um dos sítios arqueológicos mais bonitos que você terá a chance de visitar.
Primeira capital do país, Sukhothai ganhou uma enorme importância histórica, cultural e econômica entre a metade de século 13 e o final do século 14, período conhecido como a Era de Ouro daquela civilização.
O Parque Histórico de Sukhothai, que foi tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, possui 193 templos antigos. A arte sacra e a arquitetura encontradas na região são consideradas o que há de mais clássico dentro do estilo tailandês.
É possível visitar muitos templos a pé pela sua localização mais concentrada. A área possui ao todo 70 km² com direito a algumas subidas. Se tiver pouco tempo, vá direto até o Wat Mahathat, o maior e mais importante dos templos do parque.
Para chegar até o local, a parte nova de Sukhothai conta com linhas de ônibus que fazem o trajeto de 12 km até o Parque Histórico.
Mapa - 2
Conferir o Festival das Lanternas em Chiang Mai
Uma noite de pura magia e encantamento
- História
- Foto
O Festival das Lanternas na Tailândia, acontece anualmente no mês de novembro, na décima segunda lua cheia do ano segundo o calendário thai.
O famoso Festival das Lanternas da Tailândia, também conhecido como Yi Peng, normalmente coincide com o Loy Krathong, o Festival das Luzes. Para os tailandeses, os festivais são uma forma de homenagear Buda, trazendo boas energias e a concretização de desejos.
Durante as comemorações são acendidas lanternas e ofertados krathongs, que são receptáculos com oferendas, velas, flores e incensos, lançados no rio. Apesar de ser comemorado em diversas regiões do país, o principal local dos festejos é Chiang Mai, onde acontece uma grande programação cultural em toda a cidade.
Mas Chiang Mai não possui somente essa atração. Você pode conhecer por lá mais de 300 templos, diversas cachoeiras e ainda aproveitar para experimentar as comidas típicas e conhecer de perto os elefantes. Uma dica é visitar o Elephant Nature Park, um santuário que recupera animais que foram explorados no passado.
Ah, alguns viajantes afirmam que Chiang Mai é a melhor cidade da Tailândia para fazer a famosa thai massage, uma massagem corporal em que o peso do corpo é utilizado para relaxar e alongar os músculos. E o melhor: os preços das massagens são muito convidativos. Não perca essa oportunidade, hein?
Mapa - 3
Se aventurar em esportes radicais em Krabi
Krabi é o lugar certo para os aventureiros
- Aventura
Entre as principais atrações do lugar estão os passeios de caiaque ou barco, com paradas para a prática de snorkelling ou mergulho, e ainda escalada e trilhas.
Entretanto, em um dos passeios mais procurados não é permitido entrar na água. O lugar é Phangna Bay, onde fica localizada a Koh Tapu, mais conhecida como a James Bond Island, que serviu como cenário do filme “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro”. Nessa praia não é permitido se banhar. Mesmo assim, fica repleto de turistas. Vale apenas como um tour para tirar lindas fotos para o seu Instagram.
A opção mais rápida para chegar em Krabi é ir de avião, uma vez que o local fica a apenas uma hora de voo de Bangkok, capital da Tailândia. Existe ainda a opção de sair de ônibus de Bangkok ou pegar um trem de Bangkok até Surat Thani e de lá pegar um ônibus para Krabi. Fica um pouco mais caro, mas o conforto compensa.
Mapa - 4
Mergulhar nas praias paradisíacas de Phi Phi
Explorare a sua exuberante vida marinha das ilhas Phi Phi
- Aventura
- Foto
Com águas azul-turquesa, areias brancas e cercadas por penhascos de calcário e muito verde ao redor, as ilhas Phi Phi não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para a Tailândia. Localizadas a 42 km de Krabi, as ilhas oferecem muitos encantos dentro e fora do mar.
A principal atração de Phi Phi é a Maya Bay, que ficou mundialmente conhecida por servir de cenário para o filme “A Praia”, protagonizado pelo ator Leonardo Di Caprio. A ilha, depois do lançamento do longa-metragem, se tornou uma espécie de Ibiza tailandesa. A região também oferece uma vida noturna agitada, com diversos bares, restaurantes e casas noturnas.
A dica aqui é fazer um passeio que sai de Krabi para Phi Phi. O trajeto dura o dia inteiro, incluindo paradas em Bamboo Island e Maya Bay. É um pouco cansativo, mas vale a pena cada minuto e cada centavo gasto, uma vez que o passeio não sai barato.
Mapa - 5
Visitar o templo mais sagrado do país em Bangkok
Um dos locais mais visitados em Bangkok
- História
- Foto
É impossível visitar a Tailândia e deixar Bangkok de fora da lista, principalmente se essa for a sua primeira viagem para esse destino. Uma das atrações que mais simbolizam a cidade é o suntuoso Grande Palácio ou Palácio Real, que é a antiga residência real, repleta de história e tesouros. Esse é dos mais importantes santuários budistas de toda a Ásia, também conhecida como Wat Phra Kaew, com mais de 200 mil m².
Esse palácio abriga o templo mais sagrado de toda a Tailândia: o templo do Buda Esmeralda. Essa é a casa de orações oficial do rei, sendo a única do país na qual não podem morar monges. Apesar do complexo do templo ser aberto para a visitação do público, o Buda de Esmeralda só pode ser visto em determinados dias e não são permitidas câmeras fotográficas.
Para entrar ali, assim como na maior parte dos templos na Tailândia, é preciso se vestir de maneira adequada: homens devem usar calças compridas, blusas de manga longa e sapatos. Já as mulheres só entram de saias longas. Uma dica se você não estiver vestido de maneira apropriada é ir até a administração do local, que disponibiliza roupas para empréstimos.
Mapa