As pessoas que visitam Miami podem evitar facilmente alguns dos erros mais comuns quando conhecem alguns dos equívocos mais frequentes nessa cidade popular da Flórida. Seja um erro inocente na fase de planejamento da viagem ou apenas um mau julgamento dos novatos na cidade, você aproveita melhor o seu tempo em Miami quando está livre dessas preocupações.

A beleza urbana de Miami é um grande atrativo que combina o belo horizonte da cidade com as lindas orlas marítimas que cercam as águas da Baía de Biscayne. Além de tudo isso, há uma cultura rica e artística. Como em qualquer lugar de cultura diversificada, você pode fazer várias coisas com um pouco de conhecimento básico. Veja uma lista de erros a serem evitados para que a sua primeira visita a Miami seja tranquila e agradável.

  • 1

    Evite pegar um voo mais barato para Fort Lauderdale

    O que você economizar em dinheiro vai perder em tempo precioso

    Evite pegar um voo mais barato para Fort Lauderdale

    As passagens para o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood (FLL) podem ser tentadoras a princípio, pois podem parecer mais atrativas do que para o Aeroporto Internacional de Miami (MIA). Você também pode achar que, se pousar em FLL, vai conseguir chegar a Downtown Miami em apenas meia hora de carro pelas rodovias I-95 Express e I-95 S.

    Porém, é importante lembrar que você vai pegar um táxi ou Uber, o que pode comprometer um tanto considerável do seu orçamento. Além disso, o trânsito é intenso e toma boa parte do seu precioso tempo. Já o aeroporto MIA fica a apenas 15 minutos de Downtown de carro e mais 15 minutos de South Beach, em sentido leste.

    foto de EEJCC (CC BY-SA 4.0) modificada

  • 2

    Não pense que Miami e Miami Beach são a mesma coisa

    São dois municípios distintos

    Não pense que Miami e Miami Beach são a mesma coisa

    Miami e Miami Beach estão a pouco mais de 6 km, ou meia hora de carro, de distância. Muitos turistas podem não perceber a diferença, em especial se a impressão da cidade veio da série Miami Vice, que teve muitos episódios filmados em South Beach. Na realidade, Miami Beach é diferente da extensa cidade de Miami em matéria de estilo, cultura e até culinária.

    Miami Beach e South Beach são atraentes pelo seu apelo mais moderno e atmosfera costeira óbvia, além de ótimos restaurantes e casas noturnas. Porém, se você quer o pacote completo, com histórias interessantes, uma atmosfera artística e até compras modernas, vá para Miami e bairros como Little Havana, Wynwood e Coconut Grove.

  • 3

    South Beach não é a única praia

    Conheça toda a costa da região

    South Beach não é a única praia

    South Beach, também conhecida como SoBe, está entre os trechos mais famosos do litoral de Miami Beach, com os seus edifícios art déco em tons pastel e ruas repletas de restaurantes e casas noturnas sofisticados. Mesmo assim, as outras partes de Miami Beach que vale a pena conferir incluem Mid-Beach e North Beach ao norte, bem como algumas áreas à beira-mar e parques estaduais verdejantes para escapar da vida da cidade grande.

    Você também não pode descartar os ótimos lugares do outro lado da Rickenbacker Causeway do centro de Miami. Em Virginia Key, o Hobie Island Beach Park oferece belos horizontes do centro da cidade, e o histórico Virginia Key Beach Park tem uma praia de 1,6 km, ótima para uma caminhada. Mais ao sul, fica Key Biscayne, com os seus 2 grandes parques, cada um com belas praias protegidas e até manguezais.

  • 4

    Prepare as malas para aproveitar não só a praia

    Miami oferece muito mais do que apenas sol, areia e surfe

    Prepare as malas para aproveitar não só a praia

    Se a ideia que você tem de Miami é de que a cidade gira em torno da praia, o normal é fazer as malas pensando nisso, levando apenas roupa de banho e sandálias. O problema é que, se você fizer isso, vai passar por situações bem desconfortáveis quando for explorar a cidade em si.

    Para começar, a maioria dos principais clubes de Miami Beach tem uma política rígida de entrada. Além disso, Downtown Miami e os bairros vizinhos têm vários restaurantes e lojas, sem contar a vida noturna a oferecer. Por isso, leve algumas roupas chiques para a noite se não quer visitar os locais usando roupa de banho e chinelos.

  • 5

    Visite os Everglades no pico do verão com tranquilidade

    Se você não pode escolher quando vem, deixe tudo preparado

    Visite os Everglades no pico do verão com tranquilidade

    Visitar Miami e Miami Beach no verão para conhecer as famosas praias é muito tentador. Porém, se você quer combinar a sua visita com uma viagem aos Everglades em junho, julho e agosto, saiba que vai visitar o local durante a época com o maior número de mosquitos.

    Caso você prefira evitar ser a refeição dos insetos, os meses de dezembro a abril são uma época maravilhosa para visitar. De qualquer forma, usar mangas longas e repelentes com DEET ajuda muito. Além disso, se você for a passeios, evite o início da manhã e a noite, pois são os horários em que os insetos estão mais agitados.

  • 6

    Conheça outros modos de transporte

    Metrorail, Metromover, Metrobus?

    Conheça outros modos de transporte

    Seja qual for o meio de transporte que você escolher para usar em Miami, é bom saber cada uma das suas desvantagens. Embora dirigir por Miami por conta própria possa ser muito conveniente, as condições do trânsito nem sempre são as melhores. Por sorte, existem alternativas disponíveis para se locomover em algumas partes da grande cidade.

    Em primeiro lugar, há o sistema ferroviário elevado conhecido como Metrorail, que é útil para chegar a determinados pontos turísticos. No entanto, você precisa saber para onde quer ir e se esse transporte chega lá. Também há o Metromover gratuito de Downtown Miami que se conecta ao Metrorail no Government Center e no Brickell. Os ônibus Metrobus são bastante convenientes, mas não são famosos por cumprirem os horários. Você sempre pode usar serviços de compartilhamento de carro ou táxis caso as opções de transporte público não atendam às suas expectativas, mas eles costumam ser mais caros.

  • 7

    Evite golpes em bares e restaurantes

    É mais comum do que você imagina

    Evite golpes em bares e restaurantes

    Quando você estiver em Miami Beach, em especial na famosa Ocean Drive, com os seus bares e restaurantes, preste atenção no que está acontecendo ao seu redor. É um dos melhores lugares para explorar, com muitas opções de entretenimento diurno e noturno, mas, por ser uma área turística, também há mais golpes.

    A maioria dos estabelecimentos nessas ruas quer vender a todo custo, com descontos de metade do preço e ofertas de 2 por 1, às vezes com recepcionistas insistentes que puxam você da calçada. No entanto, pode haver outras condições que não são transparentes, e a sua conta vai acabar sendo mais alta. Caso você peça um prato que não estava com desconto no cardápio, os preços podem ser desproporcionais, tornando a sua refeição mais cara no fim.

  • 8

    Não pense que as pessoas só falam inglês

    Miami é uma cidade multicultural

    Não pense que as pessoas só falam inglês

    O espanhol é falado por mais da metade da população de Miami, em parte porque bem mais da metade dos residentes da cidade nasceu fora dos EUA. Isso é evidente em centros culturais como Little Havana, cuja comunidade é composta, na sua maioria, por exilados que fugiram da Revolução Cubana na década de 1950.

    Não quer dizer que não dá para se virar só com o inglês, mas você vai chegar mais longe e até fazer novos amigos em Miami se souber algumas frases úteis em espanhol. É importante se lembrar disso quando você chamar um táxi e o motorista perguntar o destino com sotaque ou até mesmo em um idioma diferente.

  • 9

    Confira a arte e a cultura de Miami

    Cada bairro tem as suas exclusividades

    Confira a arte e a cultura de Miami

    A cidade não se resume à expansão urbana e aos prazeres modernos de Downtown Miami e Miami Beach. Todos os bairros são muito diferentes, com a sua própria história e características. Entre as visitas obrigatórias, está o distrito artístico de Wynwood, com os seus murais e Wynwood Walls. Também há Little Havana, com a sua cultura cubana, e Calle Ocho, repleta de opções culinárias.

    O boom imobiliário da Flórida na década de 1920 gerou belos resultados no luxuoso e bem planejado Coral Gables. A cidade foi planejada desde o início e inspirada no The City Beautiful Movement, com forte presença do estilo arquitetônico revival mediterrâneo. Coconut Grove é outro bairro de luxo que vale a pena visitar, lar do Vizcaya Museum & Gardens à beira-mar, bem como de parques exuberantes que abraçam a costa da Baía de Biscayne.

    foto de Daniel Di Palma (CC BY-SA 4.0) modificada

  • 10

    Deguste sabores latinos, haitianos e caribenhos

    Miami é um caldeirão cultural com uma cena gastronômica em constante expansão

    Deguste sabores latinos, haitianos e caribenhos

    Miami tem vários estabelecimentos de chefs famosos, mas sempre foi e vai ser um centro de diversas culturas, inclusive latina, caribenha e das Américas Central e do Sul. É uma boa notícia para quem quer ter uma aventura culinária, com uma grande variedade de restaurantes disponíveis em toda a cidade.

    A cena gastronômica em Little Havana fala por si só, com os seus bares e restaurantes ecléticos que oferecem delícias cubanas como sanduíches, mojitos e espressos. Em Miami e South Beach, há diversos restaurantes mexicanos. Little Haiti tem ruas repletas de barracas de frutas e restaurantes crioulos, bem como barzinhos peculiares no estilo caribenho. Saia da zona de conforto: procure lugares diferentes dos comuns e experimente algo novo em Miami.

Ari Gunadi | Viajante compulsivo