Se esta for a sua primeira visita à Big Apple, é tentador seguir um roteiro popular pelos típicos pontos turísticos de Nova York que aparecem em todos os filmes e postagens no Instagram. O problema é que muitas vezes eles estão superlotados e podem não corresponder às suas expectativas. Deixando a badalação de lado, encontre aqui algumas dicas práticas sobre famosas armadilhas para turistas para você evitar em Nova York e lidar melhor com as áreas superlotadas e superestimadas, enquanto busca alguns locais alternativos que valham o seu tempo e dinheiro.
Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, esta megacidade ainda está evoluindo com novos projetos na beira da água, restaurantes, parques e estruturas ecológicas em diferentes áreas, não apenas em Manhattan.
- 1
Restaurantes na Times Square
Aproveite todo o excesso sensorial da Times Square e, se precisar se alimentar, encontre opções de sanduíches e assados com preços mais altos que a média, mas que vão matar a sua fome. Porém, para os visitantes que procuram restaurantes mais refinados em Nova York, vá para o oeste. Esse caminho pode ser feito a pé em menos de 10 minutos, sem a necessidade de táxi.
Você vai encontrar uma grande variedade de restaurantes na 9th Avenue, no trecho entre a 49th Street e a 43rd Street, assim como diversos cantinhos escondidos nas ruas da região. Há inúmeras opções de culinárias: vietnamita, tailandesa, italiana, grega, turca, coreana, francesa ou mesmo a tradicional refeição americana, hambúrguer e batata frita, se desejar: esta área é quase uma filial da ONU em forma de restaurantes.
Mapa - 2
Levar as crianças à FAO Schwartz
Para visitantes com crianças, essa loja de brinquedos tem um ambiente clássico e atemporal que é preservado por seu legado consagrado. A loja foi transferida da Quinta Avenida para a Rockefeller Plaza e diminuiu um pouco de tamanho. As opções podem ser um pouco desatualizadas, e o piano gigante popularizado por Tom Hanks costuma estar muito lotado, não por crianças, mas por adultos. Uma única música, que diz "Bem-vindos ao nosso mundo dos brinquedos", é tocada repetidamente dentro dessa loja de três andares.
Como alternativa, a loja M&M’S World na Times Square pode ser uma experiência divertida e animada para todas as idades. A loja tem pisos espaçosos classificados em diferentes zonas de diversão com todos os tipos de doces, não apenas o chocolate M&Ms. As pessoas que trabalham lá são muito prestativas e têm um grande senso de humor. Para quem procura lembrancinhas, a loja tem excelentes opções contemporâneas, por um preço bastante razoável.
Localização: M&M’S World, 1600 Broadway, New York, NY, USA
Mapafoto de Luis Penados (CC BY 2.0) modificada
- 3
SoHo
SoHo, também conhecido como South of Houston, localizado no lado sul de Manhattan, já foi um local animado e super-chique para moda e compras. Designers famosos e butiques independentes costumavam preencher as ruas, uma loja do lado da outra. Infelizmente, essas lojas estão morrendo e sendo fechadas devido aos altos valores dos aluguéis e a uma mudança no comportamento do consumidor.
Em vez disso, confira o Chelsea Market na 16th Street com a 9th Avenue. O mercado é um bazar de compras interno com uma mistura heterogênea de gastronomia exótica, utensílios domésticos e roupas estilosas. O local tem uma atmosfera jovem e criativa com produtos únicos para a família moderna.
Localização: 75 9th Ave, New York, NY, USA
- 4
O topo do Empire State Building
No 86º andar do Empire State fica um deque de observação clássico mundialmente famoso, mas espere ficar longas horas na fila para chegar até o topo. O edifício tem um elevador de tamanho modesto e longas filas de turistas. A subida custa US$ 20 por pessoa. Por esse preço, é muito melhor atravessar a ponte até o Brooklyn para admirar uma vista panorâmica para o horizonte de Manhattan enquanto saboreia um bom gin.
Existem atrações em coberturas, como o bar do William Vale Hotel ou o Wythe Hotel, assim como outros locais na beira da água, de onde o horizonte noturno pode ser deslumbrante de quase todos os ângulos. Além disso, reserve um pouco de tempo para caminhar próximo à base da Brooklyn Bridge. A vista é romântica, impressionante e obrigatória para os apaixonados por fotografia em preto e branco.
Mapa - 5
Patinação no gelo no Rockefeller
A pista de patinação no gelo do Rockefeller Center é sem dúvida famosa, mas também é pequena e costuma atrair muitos patinadores, e pode ser difícil encontrar um lugar para patinar tranquilamente. Mesmo assim, vale a pena conhecer o local. A Rockefeller Plaza, como um todo, ainda vale muito a visita. A pista de patinação, nem tanto. Sua estrutura Art Déco foi erguida como um subproduto da quebra do mercado de ações na década de 1930, com murais interiores criados pelo renomado artista catalão José Maria Sert.
Esta área é chamada de Midtown por uma razão, já que se estende por uma grande região no coração da cidade, com intrincadas lojas e restaurantes subterrâneos. Dentro e ao redor da área, espere encontrar celebridades e sets de filmes aleatórios. Além disso, o Museum of Modern Arts fica a uma caminhada de 7 minutos dali, na 53rd Street.
Localização: 45 Rockefeller Plaza, New York, NY 10111, USA
Mapa - 6
Seguir o mapa gastronômico da série Sex and the City
Quando falamos de sobremesas, Nova York avançou muito desde Carrie Bradshaw e suas amigas. Os cupcakes da Magnolia Bakery já não são mais tudo aquilo, mas a Eileen's Cheesecake no SoHo é eterna.
O Venieros Café no East Village é um dos favoritos dos velhos tempos, com infinitas vitrines com lindos doces, enquanto a loja rival do bairro, a Supermoon Bakehouse, serve os croissants mais exclusivos. A Modern Pastry, localizada em Midtown Manhattan, ganhou uma sólida reputação por suas sobremesas que mesclam tradição e inovação. Em outras palavras, indicar a melhor padaria de Nova York seria simplesmente impossível.
foto de vincent desjardins (CC BY 2.0) modificada
- 7
Bryant Park
O Bryant Park costumava receber grandes shows e ainda atrai muitos visitantes. O parque é relativamente pequeno, com menos de 4 hectares, e está constantemente lotado de moradores da cidade. Muitas vezes pode ser um ambiente agitado, que deixa pouco espaço para descanso e relaxamento.
Para um ambiente com menos multidões e melhor logística, vá para o sul até o Gramercy Park para fazer um piquenique e aproveitar os jardins bem cuidados. Em seguida, atravesse a rua para o Union Square Park, à direita na 14th Street para encontrar mais opções de lanches e observar o movimento.
Para amantes de livros e hipsters, a lendária Strand Book Store fica a apenas 5 minutos de distância. Na verdade, todas as atrações mencionadas estão a apenas alguns minutos de distância uma da outra, então você consegue ganhar tempo.
Localização: Gramercy Park, 3rd Avenue and E. 18th Street, New York, NY, USA
Mapa