Capital do estado de Alagoas, Maceió ficou conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, com praias de tirar o fôlego de qualquer um. Não é a toa que ela está entre um dos destinos mais cobiçados do nosso país. Você também quer visitar essa cidade linda? Descubra quais são os passeios em Maceió que você não pode perder!

Maceió, um dos destinos mais procurados do Brasil

Localizada na região leste do estado, Maceió faz divisas com cidades como Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Paripueira e São Luís do Quitunde. Também faz parte do território o Arquipélago das Nove Ilhas, que é constituído pelas ilhas das Andorinhas, do Irineu, do Fogo, de Santa Marta, do Almirante, de Um Coqueiro Só, das Cabras, de Bora Bora e de Santa Rita.

Como chegar a Maceió

Para quem vai viajar para a cidade de carro, a BR-101, BR-316, BR-104 e AL-101 são as principais vias de acesso. Se você preferir ir de avião, não se preocupe, pois Maceió também conta com um aeroporto internacional.

Clima em Maceió

O clima da cidade não varia bruscamente durante as estações. A média anual de temperatura é de 25ºC.

No verão, é possível que os termômetros cheguem a marcar mais de 30ºC. Entretanto, a sensação de calor é aliviada pela brisa constante, típica da capital alagoana. Essa é também a estação mais seca do ano e época de alta temporada.

Para determinar a melhor data da sua viagem, é interessante acompanhar a situação das marés, pois as piscinas naturais só podem ser visitadas quando a maré está baixa.

E então? Ficou curioso para saber mais sobre a cidade? Há muito o que fazer em Maceió! Confira a nossa lista dos 9 melhores passeios em Maceió e fique de olho, que deixamos a atração bônus para o fim.

Os melhores passeios em Maceió

Maceió está localizada na região nordeste do Brasil e possui maravilhosas praias, além de algumas das ilhas mais bonitas do Brasil em seu território. Além disso, é um dos destinos mais procurados por quem quer passar o Réveillon na praia.

1. Piscinas Naturais de Pajuçara

Bancos de areia repletos de corais se acumulam mar adentro durante a maré baixa, formando as famosas piscinas naturais de Pajuçara. As piscinas ficam a apenas 2 km da Praia de Pajuçara, o passeio de jangada por elas é um dos passeios mais procurados entre os turistas.

Na orla de Pajuçara, você encontrará várias jangadas credenciadas, que fazem a viagem até as piscinas, num trajeto que dura cerca de 10 a 15 minutos. Ao chegarem no destino, as embarcações ancoram perto das piscinas para que os turistas possam nadar, mergulhar e aproveitar a beleza natural da região. Se você quiser, pode alugar máscaras de snorkel ou caiaques.

Para fazer esse passeio, entretanto, é preciso ficar atento a tábua das marés, pois as piscinas só são acessíveis na maré baixa. Quanto mais baixa ela estiver, entre 0.5 e 0, melhor será para aproveitar as piscinas. No site da Marinha é possível checar a previsão das marés e se programar com antecedência.

2. Centro histórico de Maceió

O centro histórico de Maceió possui várias atrações turísticas interessantes, que mostram um pouco da história da região e chamam a atenção pela arquitetura.

O passeio todo pode ser feito a pé, numa caminhada de cerca de 2,6 km, passando pelo Memorial à República, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios e o Museu e Palácio Floriano Peixoto.

Inaugurado em 2005, o Memorial à República é uma homenagem a Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e possui uma vista maravilhosa. Instalado em um casarão, o Museu Théo Brandão é administrado pela Universidade Federal de Alagoas e conta com uma coleção de arte popular.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi construída em 1836, onde anteriormente havia uma capela feita pelos escravos. Também do século XIX, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios se destaca pelos azulejos portugueses na fachada. O Museu e Palácio Floriano Peixoto é datado de 1902, foi sede do governo do estado e, em 2006, foi transformado em museu e aberto à visitação.

3. Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde é conhecida como a praia mais badalada de Maceió. Ela fica na área urbana da cidade, mas também chama atenção por sua beleza estonteante.

Se você gosta de esportes náuticos, também se encantará com o local, onde é possível praticar stand-up paddle, windsurf e caiaque. Para um banho de mar, a área mais indicada é a que fica entre Pontal e a Praia de Pajuçara. Outro atrativo da Praia de Ponta Verde são os quiosques na orla. Um dos mais famosos é o Lopana, que oferece uma excelente infraestrutura para seus clientes.

Essa é uma ótima parada, onde você pode tomar um drinque gelado, relaxar em uma espreguiçadeira ou curtir uma música ao vivo. Se quiser fugir do calor, o Lopana oferece um espaço fechado, com ar-condicionado. O local também conta com um catamarã, para quem quiser fazer um passeio pelas piscinas naturais.

4. Pavilhão do Artesanato

Localizado na Praia de Pajuçara, o Pavilhão de Artesanato reúne cerca de 150 barracas, com comidas típicas, lembrancinhas de viagem e, claro, os trabalhos dos artesãos locais. Uma das vantagens do lugar é que, por estar em um espaço fechado, ele oferece mais comodidade aos turistas, que podem fazer suas compras com tranquilidade.

Se você quiser fazer mais compras, pode estender o passeio para a Feirinha de Artesanato de Pajuçara, que fica em frente ao Pavilhão. A feira possui uma grande variedade de expositores e é mais uma oportunidade de conhecer produtos locais.

Aproveite para se deliciar com um dos sorvetes da famosa sorveteria Bali, que fica próxima aos dois centros comerciais.

5. Restaurantes no bairro de Jatiúca

Na região do bairro de Jatiúca, é possível conhecer mais da diversidade gastronômica que Maceió oferece. A região conta com restaurantes variados, voltados para comidas típicas até culinária internacional.

Um dos restaurantes mais famosos do local é o Wanchako, especializado em comida peruana. Para conhecer os pratos regionais, uma dica é o restaurante Bodega do Sertão.

A maioria dos restaurantes fica na Rua Dr. Antônio Gomes de Barros. Caminhando por lá, será possível encontrar a cervejaria Alagoana, a pizzaria Armazém Guimarães, o restaurante de comida italiana Maria Antonietta, entre outros.

6. Praia de Guaxuma

Localizada a 10 km do centro de Maceió, a praia de Guaxuma é uma boa alternativa para aqueles que procuram uma praia mais tranquila, mas que não está tão distante da orla urbana da cidade.

Uma imensa quantidade de coqueiros e vários quiosques marcam a paisagem a beira-mar, que também se destaca pela areia fina e águas cristalinas. O local também é propício para a prática de esportes náuticos como stand-up paddle e surf.

7. Milk Beach Pub

Saindo da área de praias urbanas de Maceió, uma sugestão de passeio é a Praia da Garça Torta, ao norte da cidade, onde fica o Milk Beach Pub.

Esse club oferece um ambiente aconchegante e descolado para relaxar à beira-mar, na sombra dos coqueiros, com redes, espreguiçadeiras, pufes e mesas à disposição, além de várias opções de bebidas e pratos.

Visitar o Milk Beach Pub é uma ótima oportunidade para aproveitar as belezas naturais da Praia da Garça Torta. A praia se destaca pelas águas claras, mar calmo e por ser uma área mais tranquila, um refúgio da parte urbana de Maceió.

8. Praia de Ipioca

Com areia branquinha e águas de um verde azulado, a Praia de Ipioca fica a cerca de 22 km da região central de Maceió. Se você quer relaxar em uma praia praticamente deserta esse é um local ideal. As piscinas naturais são outro atrativo dessa região.

Por ser uma praia mais isolada, ela não possui uma estrutura tão grande como as praias Pajuçara e Ponta Verde, mas conta com o famoso Hibiscus beach club, que fica a beira-mar. Preparado para recepcionar as famílias, ele possui buffet, área de recreação para as crianças e piscina infantil. Além disso,  eles oferecem um passeio pelas piscinas naturais de Ipioca, pago à parte. O Beach club funciona todos os dias de 8h15 ás 16h30.

9. Pontal da Barra

O Pontal da Barra ficou conhecido por ser o bairro das rendeiras de Maceió. O rendado “filé” é tipicamente alagoano e se tornou famoso internacionalmente, sendo um dos principais trabalhos artesanais da região.

Vale a pena explorar as lojas locais e conhecer as diversidade de peças fabricadas, como roupas, cortinas, toalhas de mesa, passadeiras, entre outros. Além de visitar as lojas, aproveite para ir até a Lagoa Mundaú, famosa por ter um dos mais belos pôres do sol da cidade.

Bônus: Praia do Gunga

A dica de passeio bônus é a Praia do Gunga, localizada a cerca de 35 km da capital alagoana, no município de Roteiro. É possível ir de carro de Maceió até a Praia do Gunga, pela AL-101 Sul. E, acredite, a viagem vale muito a pena.

Uma das principais atrações da Praia do Gunga são as falésias. Você pode fazer um passeio de bugue ou quadriciclo para chegar até elas. Outras atividades interessantes são o passeio até o Mirante do Gunga, que proporciona uma vista incrível, e a possibilidade de nadar na Lagoa do Roteiro, que tem água salgada.

O que você achou do nosso post? Qual o melhor passeio em Maceió que não pode ficar de fora do seu roteiro? Conta para a gente nos comentários.

Lembre-se de fazer sua reserva com a Hoteis.com e garantir sua estada em um dos exelentes hotéis em Maceió.

Passeios em Maceió: 9 lugares imperdíveis e 1 bônus

Carol Alves | Viajante compulsivo