A arquitetura com inspiração japonesa garante o charme da Liberdade. No coração do bairro, a Praça da Liberdade encanta turistas e residentes com lojas de artigos típicos da cultura oriental e com as feirinhas de final de semana. A região também traz alternativas para quem deseja se hospedar no tradicional bairro da cidade de São Paulo e conhecer mais sobre a cultura de um lugar tão rico em história, como você pode conferir no Museu Histórico da Imigração Japonesa.

Um dos grandes diferenciais da Liberdade é o forte comércio local, que concentra lojas de produtos orientais e muitos restaurantes com as delícias das culinárias chinesa, japonesa, coreana e tailandesa. O bairro tem ainda opções para quem quer ficar perto da natureza, como é o caso do Jardim Oriental, que tem um lindo lago de carpas e muito verde, que garantem a tranquilidade do passeio.

Liberdade: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 12 melhores coisas para fazer em São Paulo e 7 melhores mercados locais em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.

Quais são os destaques da Liberdade?

A Liberdade é bastante conhecida pela sua diversidade de restaurantes, lojas de maquiagem, papelarias, centros culturais, universidades e templos budistas. O Restaurante Rong He Liberdade é uma ótima opção para incluir no seu roteiro gastronômico pelo bairro. O local é especializado em culinária chinesa e conta com um ambiente muito aconchegante.

O bairro da Liberdade é famoso também pelos seus karaokês, que reúnem grupos animados em noites de muita cantoria. A Chopperia Liberdade é um exemplo. Com ambiente colorido e descontraído, o bar de karaokê possui sinuca e tem um cardápio variado de sushis e drinques. Outra boa alternativa para se divertir com as pessoas queridas é o Karaokê Box Kampai, ideal para happy hours durante a semana ou para festas de aniversários aos sábados.

Uma breve história da Liberdade

A Liberdade é um bairro marcado pela história da imigração japonesa no início do século XX. Em 1908, muitos imigrantes vindos do Japão se dedicaram às plantações de café no interior do estado de São Paulo, mas acabaram se mudando para buscar novas oportunidades na capital.

Nos anos seguintes, outros navios com imigrantes japoneses desembarcaram no Brasil. E, a partir da década de 1950, grupos de chineses e coreanos também acompanharam o fluxo migratório. Com isso, muitos se abrigaram na Liberdade, estabelecendo os seus negócios e criando as suas famílias na região, já que o local é próximo do centro da cidade e os aluguéis no bairro eram baratos. Assim, a área se tornou um importante polo da cultura oriental, uma característica que se mantém até hoje.

O que você deve saber sobre a Liberdade?

A Liberdade concentra festas e eventos comemorativos que atraem a atenção de um grande público anualmente. Nos meses de julho e agosto, acontece o Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, em que as praças do bairro ficam decoradas e participantes podem provar as delícias da culinária oriental.

Outro evento importante comemorado na Liberdade é o Ano Novo Chinês, em fevereiro. O Moti Tsuki Matsuri, Festival do Bolinho da Prosperidade, o Toyo Matsuri, Festival Oriental, e o Hanamatsuri, Festival das Flores, são outras festas que tomam as ruas do bairro, animam visitantes e compartilham a cultura do Oriente.

Para chegar ao bairro, você pode pegar o metrô e descer na estação São Joaquim ou na Japão-Liberdade, ambas da linha azul. Se estiver passeando pela região, vale a pena visitar o bairro vizinho Bela Vista, cheio de boas cantinas italianas, teatros e centros culturais.

Liberdade

Localização: São Paulo - SP