Muito mais do que bons destinos para curtir as férias de verão, o carnaval no Nordeste brasileiro também é uma ótima opção de viagem.
Recife, Olinda e Salvador, por exemplo, são alguns dos melhores carnavais não apenas da região, mas também do Brasil. Você vai encontrar blocos de rua super tradicionais, alguns novos que têm conquistado o coração de muitos foliões, além dos camarotes mais requisitados. Confira o melhor do carnaval no Nordeste do Brasil, pois independentemente do seu destino, animação e agito não vão faltar.
- 1
Circuito Dodô
Aproveite o carnaval de camarote
- Aventura
- Foto
Com um visual incrível para as praias de Salvador, o circuito Dodô (Barra-Ondina) tem percurso de 4,5 km, duração de 5 horas e conta com grandes artistas que fazem a alegria do público nos seus trios elétricos.
Por ser bem estruturado e contar com boas atrações, o Barra-Ondina é um dos circuitos mais famosos do carnaval. Se você quiser conforto e sistema com comida e bebida liberadas, vá de camarote. No Barra-Ondina, as opções são o Camarote Salvador, o Camarote Villa Mix, o Camarote do Nana, o Camarote Harém, o Camarote Club, o Camarote Skol Beats e o Camarote Planeta Band.
Localização: Salvado - BH
foto de Turismo Bahia (CC BY-SA 2.0) modificada
- 2
Circuito Osmar
Curta o carnaval nordestino em um circuito tradicional
- Aventura
- Foto
Em Salvador, a festa de carnaval do circuito Osmar é uma das mais tradicionais da cidade. Com 4 km e duração de 5 horas, ele contempla a Avenida Sete, a Praça Castro Alves e a Avenida Carlos Gomes. A prefeitura costuma disponibilizar lugares nas arquibancadas, com ingressos pagos.
No circuito Osmar, o charme fica por conta dos casarões do centro histórico. Algumas alternativas para curtir a folia em Salvador são os camarotes, que são pagos, e os blocos de rua, que são interessantes para os foliões que buscam festas diferenciadas ou alguma atração específica do carnaval.
Localização: Salvador - BA
foto de Turismo Bahia (CC BY-SA 2.0) modificada
- 3
Blocos gratuitos de Salvador
Desfrute de toda a diversão do carnaval nordestino sem custo
- Econômico
Se você quer aproveitar o carnaval do Nordeste, mas sem gastar muito, vale conferir os blocos gratuitos de Salvador. A programação do Carnaval Pipoca, que conta com blocos de rua sem corda, custo ou abadá, por exemplo, garante muita festividade e diversão. Assim, é possível curtir os circuitos mais famosos da cidade de maneira gratuita.
Algumas alternativas gratuitas são o Circuito Sérgio Bezerra, o Circuito Mestre Bimba, o Circuito Contrafluxo, o Circuito Batatinha (Carnaval do Pelourinho), o Carnaval nos Bairros, o Palco Multicultural e o Palco do Rock.
Localização: Salvador - BA
- 4
Fuzuê e Furdunço
Veja o seu artista preferido de perto
- Aventura
- Foto
Os blocos Fuzuê e Furdunço fazem parte do tão conhecido carnaval de Salvador. A realização dos desfiles do Fuzuê costuma ocorrer no Circuito Orlando Tapajós (Ondina – Barra), saindo do Farol da Barra e com destino ao Clube Espanhol.
Já o desfile do bloco Furdunço passa pelos circuitos Orlando Tapajós e Dodô. O evento busca garantir um carnaval mais “raiz”, com blocos sem cordas e os artistas o mais próximo possível dos foliões. Ou seja, um dos pontos altos é manter um carnaval tradicional.
Localização: Salvador - BA
- 5
Folia em Olinda
Encante-se com os bonecos gigantes e a variedade de ritmos
- Aventura
- Foto
Um dos carnavais mais famosos do Nordeste é o de Olinda, em Pernambuco. O que torna esta festa tão especial é a multiplicidade de elementos. Pessoas de diversas partes do mundo visitam Olinda para aproveitar os dias de calor e festa. É impossível ficar parado e não entrar no clima contagiante do carnaval pernambucano.
Há uma grande variedade de blocos de rua e ritmos. Pierrôs e Colombinas dividem a atenção com os bonecos gigantes das celebridades, em um espetáculo de muita criatividade. Ao som de orquestras de pau-e-corda, maracatu, caboclinho, ciranda e coco-de-roda, os foliões desfilam pela cidade. Com ponto de encontro na esquina de Quatro Cantos, os blocos mais requisitados são o Elefante e o Pitombeira dos Quatros Cantos.
Localização: Olinda - PE
- 6
Carnaval em Recife
Divirta-se em um dos maiores carnavais do Nordeste
- Aventura
- Foto
Multicultural e multifacetado, o carnaval em Recife cede espaço para vários artistas se apresentarem. O point principal para conferir os shows é o Marco Zero. No Recife Antigo, por exemplo, há espetáculos sem nenhum custo para quem deseja curtir um carnaval mais em conta.
Já o Galo da Madrugada, um dos maiores carnavais do Nordeste, passa pelas ruas de Recife levando diversão aos foliões. O desfile percorre as ruas do centro histórico, contemplando o Pátio de São Pedro, o Marco Zero, a Praça do Arsenal da Marinha e a Avenida Guararapes.
Localização: Recife - PE
- 7
Festival Rec-Beat
Ouça o que há de novo no cenário musical
- Aventura
- Foto
No carnaval do nordeste, vale a pena acompanhar a programação do Festival Rec-Beat, no cais da Rua da Alfândega, em Recife. Trata-se de um festival independente e gratuito de música que abriga apresentações de artistas nacionais e internacionais todos os anos.
O evento traz um mix entre canções tradicionais e as novas tendências do cenário musical, garantindo a diversão dos espectadores. O festival é uma atividade bem bacana para aqueles que desejam fugir do carnaval tradicional e querem curtir as batidas experimentais sem custo algum.
Localização: Recife - PE
- 8
Noite dos Tambores Silenciosos
Participe de uma cerimônia tradicional regada de muita música
- História
- Foto
Em homenagem à Virgem do Rosário e à memória dos escravos africanos que sofreram na época do Brasil colonial, a Noite dos Tambores Silenciosos acontece na virada de domingo para segunda-feira de carnaval. O evento se passa no Pátio do Terço, no Recife Antigo.
Aqui, o folião pode conferir uma mistura de Maracatu com o Candomblé, em uma verdadeira manifestação cultural afro-brasileira. Tudo isso com o som das batidas de tambores, luzes apagadas, dançarinos, figuras religiosas, cânticos a xangô e oração de um babalorixá.
Localização: Recife - PE
- 9
Festa do Rei Momo
Dance em um carnaval com pessoas de diversas partes do mundo
- Aventura
- Foto
A Festa do Rei Momo, em Fortaleza, compõe um dos carnavais mais animados do país. Os foliões devem ficar atentos a alguns pontos de concentração da festa, que são a Praia de Iracema, a Avenida Domingos Olímpio, o Bar da Mocinha, a Praça do Ferreira, o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia.
Com o evento conhecido como Ciclo Carnavalesco, as festas de carnaval em Fortaleza começam com cerca de um mês de antecedência. Desfiles de blocos de rua, shows de artistas renomados e a concentração de pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo nas ruas prometem dias de muita diversão.
Localização: Fortaleza - CE
foto de Agência Brasil Fotografias (CC BY 2.0) modificada
- 10
Blocos em Fortaleza
Confira os blocos e eventos cearenses mais tradicionais
- Aventura
- Foto
Em Fortaleza, os blocos Prova de Fogo e Az de Ouro compõem boa parte da tradição carnavalesca do Nordeste. Além disso, durante o mês que antecede as datas festivas, vários blocos saem às ruas da cidade para festejar o carnaval “fora de época”. Um dos mais famosos é o Baqueta, composto por percussionistas, na maioria mulheres, e que tem o samba carioca no seu repertório.
Já o bloco Unidos da Cachorra conclui o seu percurso na Praia de Iracema e é um dos mais procurados. Por último, mas não menos importante, o Luxo da Aldeia, que não é um bloco com desfile, mas um show em um palco. No repertório, muito samba, frevo e maracatu de autoria de artistas cearenses.
Localização: Fortaleza - CE