Com mais de 1.500 km² e abrangendo mais de 20 municípios, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na região central da Bahia, é considerado um dos lugares mais bonitos do país e oferece inúmeros atrativos naturais e lugares incríveis.
Mas o fato de haver tantas possibilidades de passeio pode gerar incerteza no momento de decidir quais lugares visitar na Chapada. Para se inspirar, veja uma lista de alguns passeios em potencial. Mas fique sabendo que uma visita só não basta.
- 1
Igatu
Visite uma cidade icônica da Chapada
- Aventura
- História
- Foto
Apelidada de Machu Picchu baiana, Igatu fica escondida entre as montanhas e é um dos destinos mais charmosos da Chapada. Essa cidadezinha se destaca por suas construções feitas de pedra, pelo charmoso centro da cidade e pelas ruínas, que evocam uma viagem no tempo.
Vale a pena visitar a Galeria Arte e Memórias, um museu a céu aberto que conta a história da vila de Igatu. Apesar de hoje abrigar menos de 500 habitantes, Igatu já foi um importante centro urbano, em razão da mineração de diamantes.
Localização: Igatu - Andaraí - BA, 46830-000 - Brasil
Mapa - 2
Cachoeira do Buracão
Aventure-se pelas quedas d'água da região
- Aventura
- Casais
- Foto
O que não falta na Chapada Diamantina são cachoeiras deslumbrantes. Mesmo assim, não deixe de conhecer a Cachoeira do Buracão, considerada uma das mais bonitas da região.
Para chegar até lá, é obrigatório o acompanhamento de um guia local de Ibicoara, município em que está a cachoeira, assim como o pagamento de uma taxa para acesso ao parque municipal. Prepare-se também para uma trilha de 3 km, de nível moderado a leve. Lembre-se de levar água, protetor solar e usar calçados adequados.
Localização: Ibicoara - BA, 46760-000
Mapa - 3
Poço Encantado
Aprecie a beleza natural da região
- Aventura
- História
- Foto
Visite também o Poço Encantado, que tem esse nome por causa da cor da água, de um azul turquesa intenso, provocado pela presença de calcário pulverizado das rochas. Há quem diga que a população local acreditava que a água era encantada, já que, apesar de parecer azul aos olhos, tornava-se transparente quando colocada em algum recipiente ou tocada com as mãos.
É recomendado ir acompanhado por um guia, não só pelas histórias, mas também para ter o suporte necessário na descida até a caverna onde fica o poço. Por questões de preservação ambiental, não é permitido o mergulho.
Localização: Itaeté - BA, 46790-000
Mapa - 4
Poço Azul
Surpreenda-se com as cores do paraíso
- Aventura
- História
- Foto
Outra joia da Chapada Diamantina é o Poço Azul. O passeio até ele é bem fácil e não há trilhas a serem percorridas para chegar ao local. Nele, ao contrário do que acontece no seu “irmão” Poço Encantado, é permitida a flutuação. A única exigência é tomar uma chuveirada antes do mergulho para retirar qualquer resíduo de cremes etc.
Uma curiosidade sobre o Poço Azul é que ele é o maior sítio paleontológico submerso do país. No fundo do poço, escondidos em meio à matéria decantada, foram encontrados centenas de fósseis de animais pré-históricos, como preguiças gigantes. Eis aí um passeio que combina beleza e conhecimento.
Localização: Povoado Peruca, Nova Redenção - BA, 46835-000
Mapa - 5
Gruta Lapa Doce
Desbrave trilhas e cachoeiras
- Aventura
- História
- Foto
Para comprovar que a Chapada tem de tudo, conheça também a terceira maior gruta do Brasil, a Gruta Lapa Doce, que faz parte de um sistema de cavernas repletas de belezas subterrâneas. A entrada só é permitida com guias locais e com o auxílio de lanterna.
Na sequência, é possível visitar também a Gruta da Pratinha, localizada na Fazenda Pratinha, uma propriedade privada (por isso, paga-se uma taxa para entrar). Além da trilha, é possível descer uma parte de tirolesa se você fizer o estilo aventureiro.
Localização: Fazenda Lapa Doce, 01 Povoado, Iraquara - BA, 46980-000
Mapa - 6
Morro do Pai Inácio
Aprecie um lindo pôr do sol
- Aventura
- História
- Foto
O visual do Morro do Pai Inácio, com seus mais de 1.100 metros de altitude, é considerado o cartão-postal da Chapada Diamantina. Tanto que, segundo os locais, ir até a Chapada e não assistir ao pôr do sol do alto do morro é como ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel.
Mas quem seria o Pai Inácio? Diz a lenda que um escravo se apaixonou pela filha de um fazendeiro e disso houve uma gravidez. Temendo por sua vida, o escravo fugiu para o alto do morro e pulou de lá com um guarda-chuva aberto, para nunca mais ser visto.
Localização: BR-242, Palmeiras - BA, 46930-000
Mapa