O Círio de Nazaré é considerado o maior evento religioso do país e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo. A festa é tão importante em todo o estado do Pará que pode ser comparada à celebração do Natal.

A festividade possui uma importância cultural tão grande que foi registrada em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. O evento é uma oportunidade única de conhecer a cidade de Belém, e também a região amazônica, de um ângulo diferente da maioria dos turistas, independentemente de religião. 

  • 1

    Procissão do Círio de Nazaré

    Saiba mais sobre o evento religioso

    Procissão do Círio de Nazaré
    • História

    A procissão do Círio de Nazaré é sempre no segundo domingo de outubro, mas as celebrações têm início na terça-feira anterior, com uma missa solene. 

    Na quinta-feira, acontece a missa de apresentação do manto. Já na sexta-feira, a imagem é levada aos moradores dos municípios de Marituba e Ananindeua. No sábado, ela segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem até a Catedral da Sé, com milhares de fiéis segurando velas. Domingo, tem início a procissão, que percorre as ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, em um percurso de 3,6 km.

    foto de Celso Abreu (CC BY 2.0) modificada

  • 2

    Corda do Círio de Nazaré

    Conheça um dos rituais mais marcantes da celebração brasileira

    Corda do Círio de Nazaré
    • História

    Um dos mais importantes símbolos do Círio de Nazaré é a corda que os milhares de fiéis disputam espaço para tocar, com a intenção de pagar promessas e prestar homenagens à santa.

    A Corda do Círio de Nazaré representa o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, sendo que “ir na corda” é considerado um dos maiores atos de fé e de devoção à Virgem de Nazaré. Uma curiosidade interessante é que a fabricação da corda é paga todos os anos por um devoto anônimo.

    foto de Osmar Arouck (CC BY-SA 2.5) modificada

  • 3

    Arraial

    Prove delícias típicas e divirta-se com várias atrações

    Arraial
    • Famílias
    • Alimentação
    • Compras

    Como é típico nas quermesses de igreja, sempre há uma área destinada às barraquinhas de comidas típicas, bebidas, jogos e bazar. Essa área é chamada de Arraial durante a Festa do Círio e fica instalada na Praça Santuário. O evento conta ainda com um parque de diversões, que fica instalado próximo do local da procissão.

    Há também barraquinhas que vendem peças do artesanato local, lembrancinhas típicas da região e ainda brinquedos de miriti. Eles são especialmente produzidos com o caule da palmeira do miriti, formando miniaturas de bichos, barcos e espécies da flora amazônica.

  • 4

    Círio Musical

    Aproveite as muitas atrações musicais

    Círio Musical
    • Econômico

    Durante o Círio de Nazaré, um dos momentos mais aguardados do evento é o Círio Musical, uma programação gratuita com shows de bandas católicas de todo o Brasil. As apresentações começam nos primeiros dias de outubro, na concha acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré.

    A atração anima os participantes e torna o evento ainda mais divertido. A programação conta com opções para todos os gostos e contribui para a popularidade do Círio de Nazaré, trazendo um toque de modernidade para a celebração religiosa.

  • 5

    Basílica de Nazaré

    Visite uma linda construção neoclássica

    Basílica de Nazaré
    • História

    A Basílica de Nazaré, conhecida também como Santuário de Nazaré, conta com linhas arquitetônicas do estilo neoclássico romano. Suas torres têm 42 metros e nelas estão localizados 9 sinos. Cada um traz um crucifixo, a imagem e o nome de um santo padroeiro.

    A parte interna do santuário é dividida em 5 naves. A central, o transepto e o abside formam uma cruz latina. A Basílica de Nazaré possui colunas em granito róseo e o forro do teto é de madeira de lei da região. Na entrada, portas monumentais em bronze com gravuras relacionadas às ladainhas de Nossa Senhora recebem os fiéis. Duas capelas envolvem o altar-mor, uma dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e outra, à Nossa Senhora do Brasil.

    Localização: Av. Nª Sra. de Nazaré, 1300 - Nazaré, Belém - PA, 66035-145, Brasil

    Mapa
  • 6

    Mercado Ver-o-Peso

    Explore um dos pontos turísticos mais conhecidos de Belém do Pará

    Mercado Ver-o-Peso
    • Alimentação
    • História
    • Compras

    Por causa da grandiosidade da festa do Círio de Nazaré, costuma ser preparada uma grande quantidade de pratos típicos durante os dias de celebração. A venda é realizada em diversos pontos de Belém, mas fica mais concentrada no Mercado Ver-o-Peso, ponto turístico muito conhecido na cidade.

    Uma das comidas mais procuradas por moradores e visitantes é a maniçoba, feita à base de folha de mandioca que, por ser tóxica e letal, precisa ser fervida durante 7 dias e 7 noites para ser consumida. O caldo grosso e escuro, temperado com linguiça, paio e carne de porco, lembra muito a tradicional feijoada. Outro prato típico que faz sucesso é o pato no tucupi.

    Localização: Blvd. Castilhos França - Campina, Belém - PA, 66013-030, Brasil

    Mapa

    foto de Helderserralva (CC BY-SA 4.0) modificada