Os destinos no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul atraem cada vez mais turistas. Para aqueles que buscam fugir da agitação das cidades grandes e respirar um ar mais puro bastam apenas alguns poucos quilômetros para chegar a cidades mais tranquilas, porém super atrativas.
Ótimos destinos de final de semana, as cidades do interior também são muito buscadas nos feriados prolongados, pois são ideais para relaxar e descansar do dia a dia caótico nos centros urbanos. Confira uma seleção de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e comece já a montar seu roteiro.
- 1
Santo Antônio do Pinhal
Aproveite o clima das montanhas
- Casais
- Alimentação
Pertinho de Campos de Jordão e a 179 km da capital de São Paulo está Santo Antônio do Pinhal. O clima rústico e a paisagem das montanhas convidam quem quer descansar e respirar ar fresco. A temperatura local costuma ser baixa e o friozinho combina com romance e comida.
Conheça o Restaurante Arco-Íris, especializado em trutas. O local é construído com tijolo aparente, madeiras de demolição e arandelas de ferro. A dica é almoçar perto de uma cachoeira ou na beira do lago, onde estão instalados quiosques confortáveis. Outra recomendação de passeio é a Fazenda Água da Capoeira, que reúne atividades turísticas nas montanhas. No restaurante do local, deguste delícias feitas no fogão a lenha e doces tentadores.
Localização: São Paulo
Mapa - 2
São Francisco Xavier
Curta a privacidade de um destino pouco frequentado
- Aventura
- Famílias
Um lugar com clima de montanha na Serra da Mantiqueira, mas pouco conhecido pelos turistas, é a cidade de São Francisco Xavier.
Para quem gosta de trilha vale visitar a Pedra da Onça, que é feita por um único caminho e com terreno cheio de subidas, pedras e árvores. São 11 km de percurso, com duração de 4 a 5 horas. A trilha do Pouso do Rochedo e o Mirante da Pedra do Porquinho também são imperdíveis. A Cachoeira Pedro Davi tem infraestrutura completa, inclusive trilhas asfaltadas. A natureza é preservada e a paisagem rende fotos e até piqueniques. Na rua principal da cidade, estão as lojinhas, bares e restaurantes, assim como a clássica igreja e praça de toda cidade pequena.
Localização: São Paulo
Mapa - 3
Guararema
Curta muita natureza e história
- História
Guararema é uma cidadezinha com construções do século XVII tombadas pelo Patrimônio Histórico.
Do final do século XIX, a estação ferroviária oferece passeios de trem de aproximadamente 2 horas entre a cidade e Luiz Carlos, com paradas para compras. A aproximadamente 81 km da capital, Guararema tem uma rua principal com bares, restaurantes e lojas de artesanato. A cidade também oferece atividades ao ar livre, com vários parques e praças. O Parque Municipal Recanto do Américo, com duas pontes e vegetação da Mata Atlântica, é muito procurado para tirar fotos. No Parque da Ilha Grande, o contato é principalmente com os animais que andam livres por lá. Outro charme da cidade são os restaurantes, com decoração rústica e comida caseira.
Localização: São Paulo
Mapa - 4
Petrópolis
Veja um pedacinho de Londres
- História
Petrópolis, conhecida como Cidade Imperial, abriga diferentes centros culturais e casarões do século XIX. Na região serrana do RJ, ela tem o histórico de primeira cidade planejada do país. A 70 km da capital fluminense, oferece passeios diversos para os turistas.
Os europeus que colonizaram o Brasil tinham por hábito importar modas do primeiro mundo. O Palácio de Cristal, por exemplo, é uma réplica do Crystal Palace de Londres. Atualmente, o local serve como Centro Cultural. Apreciadores de cerveja podem visitar a Cervejaria Bohemia. Fundada pelo Alemão Henrique Kremer em 1853, foi a primeira cerveja pilsen produzida no Brasil. O prédio tombado pelo IPHAN abriga um museu sobre a história da bebida. O local também tem um restaurante anexo.
Localização: Rio de Janeiro
Mapa - 5
Teresópolis
Tenha uma vista incrível para as montanhas
- Aventura
- Alimentação
Uma cidade de clima serrano, Teresópolis fica a 97 km do Rio de Janeiro e está 900 metros acima do nível do mar. Por isso, a temperatura anual gira em torno de 19°C.
O forte da cidade é a natureza e a enorme quantidade de montanhas. É possível fazer trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou curtir uma cachoeira. A natureza é exuberante. Para quem gosta de cerveja, a dica é conhecer a Vila St. Gallen. Lá está o complexo da Cervejaria Therezópolis. Diferente das fábricas, a cervejaria possui um pequeno espaço para a produção da bebida, que é vendida para os bares e restaurantes que estão no entorno. Assim, a experiência da degustação se torna única.
Localização: Rio de Janeiro
Mapa - 6
Nova Friburgo
Foque na gastronomia
- Alimentação
A 138 km da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo oferece ares interioranos, natureza, temperaturas amenas e muita cerveja, principalmente porque a cidade tem leis de incentivo para a instalação das fábricas.
A gastronomia local deve fazer parte do roteiro, principalmente porque a culinária é uma mistura deliciosa do que há de melhor da Alemanha e da Suíça. No distrito de Mury, porta de entrada da cidade, é possível encontrar de peixes a carnes, com uma carta de cervejas que envolve sabores locais e internacionais. Outra sugestão de passeio é a Praça dos Suspiros, onde fica a Capela de Santo Antônio e o teleférico que sobe até o alto do morro.
Localização: Rio de Janeiro
Mapa - 7
Bento Gonçalves
Misture história, vinho e aventura
- Aventura
- Alimentação
Em Bento Gonçalves, a influência italiana é enorme, o que reflete direto na gastronomia local. A degustação de vinho é obrigatória, mas não é a única opção da cidade, que conta com muita história.
Para quem gosta de misturar conhecimento e aventura, o Caminho de Pedras conta com 40 pontos de observação de história, cultura e arquitetura da região. Não deixe também de fazer o passeio de trem Maria Fumaça, provavelmente o tour mais famoso da região. A locomotiva percorre o caminho de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, sempre regado a queijo, vinho e apresentações culturais de dança, música e teatro.
Localização: Rio Grande do Sul
Mapa - 8
Monte Belo do Sul
Faça um passeio com muita história e vinho
- Alimentação
- História
Monte Belo do Sul é um desses lugares acolhedores e charmosos que abraça o turista.
Um dos mais famosos passeios locais é o Caminho de São Miguel de Monte Belo. Além de conhecer muitas casas centenárias, os visitantes passam por vinícolas e têm como paisagem os parreirais tão característicos da região. Vale fazer degustação e compra das bebidas que têm qualidade internacional. A religiosidade sempre esteve muito presente na história do município. A Paróquia São Francisco de Assis, por exemplo, é do século XIX. Suas torres de 65 metros de altura são vistas de longe e podem receber visitas. A cidade conta com muitas outras igrejas que abrigam obras históricas de artistas anônimos moradores do local.
Localização: Rio Grande do Sul
Mapa - 9
Garibaldi
Delicie-se com espumantes borbulhantes
- Alimentação
Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante, então prepare-se para um passeio delicioso.
Conheça a arquitetura local no Roteiro Passadas. As casas, capelas e prédios do local são muito bem conservados. O percurso pode ser feito a pé, mas precisa ser agendado. Aproveite para fazer comprinhas na Rua Buarque de Macedo, que vale como uma viagem no tempo. A Estrada dos Sabores é uma ótima pedida para saborear a gastronomia. E não esqueça o passeio de Maria Fumaça, com vinho, música e muita da cultura gaúcha. Na Rota dos Espumantes, há diferentes vinícolas para degustação e compras. Na vinícola Peterlongo, no centro da cidade, há um museu com visita guiada.
Localização: Rio Grande do Sul
Mapa