Que o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, nós já sabemos de cor graças aos versos de Jorge Ben. Além de praias e montanhas, as cachoeiras do Brasil fazem parte do nosso cenário espetacular.
Separamos algumas das melhores cachoeiras do Brasil para se ter em mente quando o assunto for viagem para lugares remotos e incríveis do nosso país.
- 1
Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina - BA
Um dos mais belos cenários da Chapada Diamantina
- Aventura
No coração da Bahia, em plena Chapada Diamantina, está um dos cenários naturais mais impactantes que você verá na vida. Cercada por paredões rochosos, sua queda d’água chega quase a alcançar 400 metros. Não à toa, recebe o título de uma das maiores cachoeiras do Brasil. E tudo isso cercado pelo esplendor do Vale do Capão.
Aproveite para conferi-la de perto, tanto de cima, quanto de baixo. O passeio mais famoso é aquele em que você avista a queda d’água de cima. Porém, vá preparado para uma trilha de nível médio de cerca de 12 km, para o trajeto ida e volta. Embora a trilha para admirar a cachoeira de cima não inclua uma parada para banho, é comum aproveitar para dar um mergulho no Riachinho.
Para os mais aventureiros, a pedida é encarar a trilha que dá acesso a parte de baixo da cachoeira. De nível de intensidade alto, é preciso um certo preparo físico para chegar até o objetivo final. No total, são 36 km de distância, mas, claro, todo o esforço é recompensado pela exuberância da natureza.
Mesmo que muita gente se hospede em Lençóis, o lugar mais próximo para desfrutar das belezas da Cachoeira da Fumaça é Palmeiras. Enquanto Lençóis está a 80 km de distância, Palmeiras fica a 21 km do lugar.
Confira as melhores opções de hotéis em Palmeiras.
Localização: Palmeiras - BA, 46960-000
Mapa - 2
Cachoeira Boca da Onça, Bonito - MS
A cachoeira com 156 metros e o maior rapel do Brasil
- Aventura
A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, abriga uma das cachoeiras mais imperdíveis do Brasil: a cachoeira Boca da Onça, com 157 metros de altura. Sua queda d’água recebe o título de a maior do Mato Grosso do Sul.
Para chegar até aqui, é preciso encarar uma trilha em meio à mata nativa, por 4 km. Super agradável, o caminho reserva mais de 10 quedas d’água, sendo que em 3 delas é permitido nadar. Cansou? Tá calor? Dê um mergulho para se refrescar em águas transparentes. Pertinho dali está o Cânion do Salobra.
Ao final do percurso, você terá de encarar uma escadaria de 886 degraus até o topo da cachoeira. Cada degrauzinho compensa, sem dúvida. Também é possível ir por cima, em um trajeto de 2 horas de caminhada até o mirante.
Se optar pelo trajeto que inclui a escada, não deixe de observar as placas com versos que o proprietário do lugar espalhou, como forma de homenagear sua mãe, a autora dos pensamentos e frases que acompanham o visitante na subida.
Veja nossas sugestões de hotéis em Bonito, a 60 km de distância da Boca da Onça.
Localização: s/n Rodovia Bodoquena, Km 26 Zona Rural, Bodoquena - MS, 79390-000
Mapa - 3
Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro - MG
Terceira maior queda d’água do Brasil
- Aventura
Minas Gerais também tem uma cachoeira surreal para chamar de sua. E ela é a terceira maior queda d’água do Brasil. A Cachoeira do Tabuleiro fica, na verdade, em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual da Serra do Intendente.
Eclética, a cachoeira do Tabuleiro, que tem 273 metros de altura, é ponto turístico até mesmo para sedentários ou preguiçosos. Depois de uma caminhada leve de uns 20 minutos, já é possível admirar toda a plenitude do lugar.
Depois do mirante, o trajeto fica mais hard e com um nível de dificuldade superior. Para chegar até o poço, o caminho conta com um zigue-zague capaz de deixar com tontura, qualquer um que sofra de vertigem. Dali, são mais 2 horas de caminhada, com trecho final pelo leito do rio, entre as pedras.
As trilhas são do Mirante, do Alto da Cachoeira (por cima) e a Trilha do Poço da Cachoeira (por baixo).
Para conferir a cachoeira do Tabuleiro de perto, o local mais próximo é São João Batista do Glória. Confira aqui os melhores hotéis em São João Batista do Glória.
Localização: Conceição do Mato Dentro - MG, 35860-000
Mapa - 4
Cachoeira do Segredo, Chapada dos Veadeiros - GO
Uma das mais belas da Chapada dos Veadeiros
- Aventura
Depois de encarar um trajeto nível hard de cerca de 8 km (16 km, para o trajeto ida+volta) em mata densa, atravessando várias vezes os rios do Segredo e São Miguel, o visitante da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é recompensado com um visual daqueles: a cachoeira do Segredo.
Com 115 metros de queda, suas águas caem em um poço bem gelado, que garante o banho refrescante nos dias mais quentes do verão. Em alguns pontos, no entanto, o poço é meio fundo. Então, é preciso tomar um certo cuidado.
Diz a lenda que a Cachoeira recebeu esse nome por causa de 2 garimpeiros que, na década de 40, encontraram cristais de quartzo no lugar. Eles guardaram segredo sobre onde acharam as pedras preciosas. Depois de algum tempo, descobriu-se que a fonte das riquezas era, na verdade, a região que abrigava a cachoeira. A área foi batizada de Serra do Segredo, passando a ser a “casa” de várias famílias de garimpeiros que, após algum tempo deixaram o lugar pela escassez do quartzo.
A cidade mais próxima é a Vila de São Jorge, que é sede da Chapada dos Veadeiros.
Veja nossa lista de hotéis em Vila de São Jorge.
Localização: Alto Paraíso de Goiás - GO, 73770-000
Mapa - 5
Cachoeira da Farofa, Serra do Cipó - MG
Um ponto turístico muito procurado pelos visitante
- Aventura
Desta vez na Serra do Cipó, Minas Gerais volta a figurar na nossa lista, por abrigar outra cachoeira de peso. A Cachoeira da Farofa fica no Parque Nacional desta Serra e é reconhecida por ser uma das com mais fácil acesso.
Chegando na entrada do Parque, o visitante vai pedalar ou caminhar por cerca de 8 km até sair no paredão da cachoeira. Com boa sinalização e um trecho plano, você vai sair logo na cara do gol ou, melhor, no leito do rio. Depois disso, são apenas 50 metros por entre pedras até as várias quedas da cachoeira da Farofa.
No total, são 7 quedas d’água que formam a cachoeira da Farofa. E seu poço é BEM gelado. Como ela fica entre montanhas e árvores, vale programar a visita por volta do meio-dia, quando a Cachoeira e o poço estarão mais iluminados.
Aproveite a visita à Cachoeira para conhecer também o Cânion das Bandeirinhas, acessível de bike ou a pé. Outro lugar que vale conhecer é Lapinha da Serra.
Encontre aqui as melhores opções de hotéis na Serra do Cipó, que fica a apenas 5,5 km desta cachoeira. A serra fica na cidade de Santana do Riacho, a cerca de 100 km de distância de Belo Horizonte.
Localização: KM 10, do, R. Serra Cipó, 95, Santana do Riacho - MG, 35845-000
Mapa - 6
Vale do Alcantilado, Visconde de Mauá - RJ
Aproveite para explorar a natureza
- Aventura
Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, já é um destino bem conhecido por suas várias cachoeiras e por pessoas em busca de contato com a natureza e dias de descanso. É lá que o turista encontra o Vale do Alcantilado, formado por 9 cachoeiras e vários poços para o deleite do visitante. A maior e última queda tem, no total, 50 metros. A última queda é a principal, porém não é liberado o banho nela.
Em trilha bem sinalizada, há um trajeto de 1,5 km que dispensa guia. Num festival de cenários naturais únicos, as cachoeiras vão aparecendo a cada 5 minutos. Para a panorâmica, abuse do Mirante da Candeia, localizada próxima a sexta queda d’água.
O passeio integra: a Cachoeirinha, o Poço da Areia, o Poço das Raízes, a cachoeira do Açude, a cachoeira das Muralhas, a Parada do Mirante, a cachoeira do Lajeado, a cachoeira da Toca do Penhasco, a cachoeira Gruta do Granito e a cachoeira do Alcantilado.
Não recomendamos a visita em dias chuvosos, já que há trechos que podem ficar perigosos.
Localização: Estrada Mauá-Mirantão Km 10, Bocaina de Minas - MG, 37340-000
Mapa - 7
Cachoeira do Cassorova e dos Quatis, Brotas - SP
Uma das 8 cachoeiras mais bonitas do Brasil
- Aventura
Brotas, no interior de SP, tem algumas das cachoeiras mais amadas/visitadas do Brasil. Paraíso do ecoturismo, é aqui que estão as cachoeiras do Cassorova e dos Quatis.
O Ecoparque Cassorova, inclusive, abriga duas das cachoeiras mais hypadas da região. A cachoeira do Cassorova tem todo aquele teste de resistência física prévio à visita, mas oferece um visual de deixar qualquer queixo caído. Basta passar pela trilha íngreme que, na sequência, você verá a cachoeira que se divide em duas e tem 60 metros de altura.
Localização: Patrimônio de São Sebastião da Serra, s/n, Brotas - SP, 17380-000
Mapa