Quem quer desligar um pouco, sem gastar muito tempo ou dinheiro, tem opções incríveis para conhecer ou revisitar.

A proposta aqui é apresentar cidades deliciosas, acolhedoras ou cheias de aventuras que ficam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A melhor parte é que muitas delas comportam um bate e volta ou então, a hospedagem por um fim de semana, o que barateia e muito o passeio.

  • 1

    Boituva, São Paulo

    Um destino de aventura pertinho da capital paulista

    Boituva, São Paulo
    • Aventura

    Que tal apreciar o colorido céu de Boituva? A cidade é definitivamente um destino de aventura, mais conhecida por seus voos de paraquedas e balões de ar quente, mas que também oferece outras atividades mais acessíveis, tanto em questão de valor quanto em adrenalina.

    E é nessa incrível cidade que preza pela natureza que está o Parque Zoológico Eugênio Walter, com a maioria dos animais vindos a partir de resgates de cativeiros ilegais. São animais da fauna brasileira e até alguns exóticos, e o mais legal, a entrada é gratuita. Além de passar um tempo com os bichos, o Parque tem várias trilhas para serem descobertas.

    Uma volta no Parque da Cidade é uma opção para aproveitar o descanso, com área para caminhada, ponte suspensa, parquinho e equipamentos de ginástica é ideal para todas as idades.

    A cidade também é bem popular por suas festividades, como a Festa de São Roque, em agosto, a Festa Boituvana, em comemoração ao aniversário do município, no mês de setembro, e o Natal de Luzes, quando a cidade fica inteira iluminada.

    Sobre o clima, a temperatura média anual é de 19,3°C e costuma chover no local. Uma recomendação, é olhar o tempo antes de viajar e bater um papo com as empresas que oferecem o salto e o voo para pegar recomendações.

    Na Pousada Mirante, por exemplo, os hóspedes contam, além do conforto das suítes, com campo de paintball, rafting, montaria, charretes e estande de tiro com armas de pressão. Outras ótimas opções de hospedagem na cidade são Hotel Rafeli, Hotel Toyo Inn e o Hotel Boituva Inn.

    Mapa
  • 2

    São Sebastião, São Paulo

    Um refúgio no badalado litoral norte

    São Sebastião, São Paulo
    • Aventura

    Já visitou a praia de Toque Toque Grande que fica em São Sebastião, litoral norte paulista?

    Conhecida pelo mar calmo e areias fofas, a praia é classificada como uma das mais lindas da região. As águas costumam ser azuladas e o clima é para relaxar, inclusive, visitas em baixa temporada são possíveis e recomendadas.

    Por ser um refúgio natural, não é comum encontrar enorme quantidade de restaurantes, portanto, a dica é levar mantimentos para uma viagem curta, mas que promete, com toda natureza, devolver energia para o corpo.

    Para aqueles que gostam, o local oferece trilhas para caminhada e a paisagem recompensa todo e qualquer esforço.

    Toque Toque Grande fica a 176 km da capital do estado. O clima da cidade é tropical, tem temperatura média anual em torno de 23°C e o índice de pluviosidade é grande. Portanto, dê uma olhada na previsão do tempo antes de sair.

    Confira os melhores hotéis de Toque Toque na Hoteis.com.

    Mapa
  • 3

    Cunha, São Paulo

    Uma viagem de sentidos e aromas

    Cunha, São Paulo
    • Casais
    • Foto

    A cerca de 240 km de SP, a cidade de Cunha reserva uma surpresa para os amantes da natureza: o lavandário.

    Com um astral do sul da França, as flores roxas, bem como seus perfumes, mexem com todos os sentidos. É como fazer um passeio sinestésico. Beleza e perfume em um só local. A entrada para o passeio é gratuita.

    A cidade tem um clima temperado. Sua média de temperatura anual é de 17.1°C e certamente quem vai te fazer ficar apaixonado pelo local.

    Conheça os melhores hotéis de Cunha aqui!

    Mapa
  • 4

    Ilha Grande, Rio de Janeiro

    Cachoeiras, praias lindíssimas e muito contato com a natureza

    Ilha Grande, Rio de Janeiro
    • Aventura

    Cachoeiras e praias lindíssimas esperam os visitantes na Ilha Grande. Por não ter carros e motos na cidade, ela é perfeita para ser conhecida por barco ou por trilhas.

    Grupos de mergulhadores costumam frequentar o local para os famosos batismos e as paisagens rendem fotos e recordações maravilhosas. O mar é verde e o pôr do sol é sensacional.

    Ilha Grande fica a 111 Km do Rio de Janeiro e a temperatura gira em torno de 27°C durante o ano. Uma curiosidade é que no inverno chove menos que no verão.

    Dá para aproveitar muito nas lindas praias da ilha, como a Praia Lopes Mendes, Praia do Aventureiro, Praia do Caxadaço e a Praia dos Dois Rios.

    Já os passeios são pagos, mas com preços acessíveis. Pelo mar é possível conhecer o local por lancha, barco, caiaque ou escuna. Os terrestres são feitos na companhia de guias e podem ser realizados a pé ou de bicicleta. Os hotéis oferecem os bilhetes para os passeios, que podem ser cancelados devido às condições climáticas. Vale a pena escolher um e curtir o dia na Ilha.

    Dica: pegue sempre profissionais credenciados para explorar o local.

    Confira aqui os melhores hotéis em Ilha Grande!

    Mapa
  • 5

    Teresópolis, Rio de Janeiro

    Teresópolis segue um ritmo mais sossegado

    Teresópolis, Rio de Janeiro
    • Aventura

    Na região serrana do Rio encontra-se a cidade de Teresópolis. A cidade que está a 97 km da capital carioca oferece temperaturas mais amenas, cerca de 19°C como média anual, e é bastante procurada durante o inverno. A cidade é indicada para caminhadas e escaladas, tanto é que Teresópolis é conhecida por ser a Capital Nacional do Montanhismo.

    A proposta é oferecer dias bem próximos à natureza. Caminhadas e mergulhos de cachoeira fazem parte do roteiro e apresentam diferentes níveis de dificuldade, ou seja, é democrático, grande parte é grátis e atende de crianças a idosos.

    Veja hotéis em Teresópolis!

    Mapa
  • 6

    Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro

    Uma viagem no tempo e na natureza

    Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro
    • Aventura

    Na Baía de Guanabara está a Ilha de Paquetá, apesar de fazer parte da cidade do Rio de Janeiro, ela só é acessível através de barco que parte da praça XV no centro da capital fluminense. São 15 km para chegar ao local e esse é um transporte pago.

    As paisagens do caminho já valem a pena e a viagem de barco dura de 50 a 70 minutos. Ir para lá é como abrir um portal no tempo que leva a todos para o passado já que na cidade constam apenas 4.500 casas, sendo que, possivelmente, metade delas seja de veraneio.

    Para chegar na ilha é preciso ficar de olho nos horários. A primeira barca sai às 4h45′ e a última às 23h50′ e costumam ter intervalos de 1 a 2 horas.

    Por ser mais rústica, os meios de locomoção são limitados, bicicletas, charretes elétricas e bicicletaxi podem ser alugados e fazem parte das opções de transporte. Outra dica é passear pelas ruas de terra batida. Aproveite a viagem no tempo, aprecie a natureza e recupere todas as forças que são consumidas no dia a dia.

    Veja as melhores opções para se hospedar na Ilha de Paquetá!

    Mapa
  • 7

    São Sebastião das Águas Claras, Minas Gerais

    Um dos escapes preferidos dos mineiros

    São Sebastião das Águas Claras, Minas Gerais
    • Aventura

    A 25 km de Belo Horizonte está a cidade São Sebastião das Águas Claras, também conhecida popularmente como Macacos. A rua principal da cidade é repleta de bares e restaurantes e as mesas são cercadas de árvores e algumas lindas cachoeiras. Por isso, o local é o preferido dos moradores da capital para dar uma parada no relógio.

    Por ter relevo montanhoso, o local atrai muitos pilotos de motocross e uma dica é alugar quadriciclos para passear pelas diferentes trilhas locais. Ah! Os cenários são exuberantes.

    A comida é deliciosa e não deve nada para as capitais gastronômicas e certamente vai fazer voltar para Macacos mais e mais vezes.

    Veja as melhores opções de hotéis em São Sebastião das Águas Claras!

    Mapa
  • 8

    Inhotim, Minas Gerais

    A cidade respira arte e história

    Inhotim, Minas Gerais
    • História
    • Foto

    Um destino bastante famoso é a cidade de Inhotim. O local costuma deixar turistas maravilhados e está a 60 km de BH. Por lá, turistas tem acessos às galerias e instalações de arte contemporânea.

    Além disso, a área verde é de tirar o fôlego e o cansaço de quem vive nas capitais do país. A cidade respira arte, e envolve turistas na história de MG.

    Os preços da cidade são acessíveis e os restaurantes agradam diferentes tipos de turistas. Ou seja, o destino perfeito que combina pouco tempo e pouco dinheiro investido.

    A programação local é variada, vai de musicais até enormes festivais e o museu que se encontra na cidade começa a receber admiradores de todo o mundo. É realmente um passeio cultural que vale a pena.

    Confira as melhores opções de hotéis na cidade aqui!

    Mapa
  • 9

    Congonhas, Minas Gerais

    Entrar na cidade é como abrir um livro de história do Brasil

    Congonhas, Minas Gerais
    • História
    • Foto

    Congonhas está a 82,3 km de Belo Horizonte e a cidade abriga uma das maiores jóias arquitetônicas do Brasil: o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

    O local é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco e a fama do local vem das estátuas dos 12 profetas que ficam ao redor da igreja feitas em tamanho real e esculpidas pelo famoso artista Aleijadinho.

    Todas as estátuas foram feitas de pedra sabão entre os anos de 1794 a 1804 e entrar na cidade é como abrir um livro de história do país. A harmonia entre as obras é impressionante e garante encantar visitantes do mundo inteiro.

    A cidade é convidativa durante todo o ano, mas vale participar de eventos que ocorrem em maio e setembro. O Festival da Quitanda, que acontece no mês das noivas, promove a culinária mineira. É possível provar muitas delícias locais, dentre eles, pães, caldos, doces etc. Já em setembro, acontece o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil que acontece há mais de 260 anos.

    Confira aqui opções de hotéis em Congonhas!

    Mapa
Carol Alves | Viajante compulsivo