Veja as melhores cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, estado conhecido como a Europa do Brasil, com as estações mais marcantes e tão cheia de características próprias, a começar pela geografia e pelos habitantes.
Na extremidade do Brasil, o Rio Grande do Sul abriga regiões de muito apelo turístico, como a capital Porto Alegre e suas imediações, a chamada Serra Gaúcha com as cidades mais frias do Brasil, onde pode ocorrer precipitação de neve, a região das missões, onde a história do estado – e do Brasil – ainda é contada nos seus monumentos históricos, o Vale dos Vinhedos e até mesmo algumas cidades litorâneas.
- 1
Porto Alegre
Parques, cultura e gastronomia mundial
- Famílias
Banhada pelo rio Guaíba e sede dos clubes rivais Internacional e Grêmio – sempre entre os melhores do Brasil -, a cidade de Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e também um grande centro comercial e industrial.
Dentre suas principais atrações, podemos destacar o Mercado Municipal, com produtos tradicionais da região, muitas variedades de mate para chimarrão, cuias, roupas tradicionais, chapéus, tralhas para montarias, vinhos regionais, artesanato e tudo mais que um bom mercado possa oferecer, o passeio pelo rio Guaíba, a visita aos estádios e conhecer o Parque Farroupilha (Redenção).
Há também restaurantes e lanchonetes, onde são servidos os mais tradicionais quitutes da região, como o arroz carreteiro de charque, ambrosia e sagu e outras com o melhor da culinária mundial.
Não se pode perder também a chance de saborear um autêntico churrasco gaúcho, em uma das muitas churrascarias espalhadas pela área central.
Veja os melhores hotéis em Porto Alegre.
- 2
Gramado
Um dos principais destinos de inverno no Brasil
- Casais
A aproximadamente 120 km da capital Porto Alegre, a cidade de Gramado é um dos principais destinos de inverno no Brasil.
A cidade, que fica na chamada Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, mantém suas raízes europeias, muito visíveis na sua arquitetura e culinária. O “Lago Negro” é um dos cartões-postais da cidade, com seu passeio florido e suas águas verdes escuras.
Gramado é também a capital brasileira do cinema, promovendo o mais famoso festival da sétima arte em nossas terras. Sua beleza natural é tão exuberante quanto seus eventos mais concorridos, o Natal de Luz e a Chocofest.
Outro passeio interessante em Gramado é o Parque das Lavandas, com seu jardim sempre bem cuidado. Outras dicas muito recomendadas são o Dreamland, espaço com bonecos de cera dos ícones da cultura pop, o Hollywood Dreams Car, museu de automóveis fabricados até a década de 60, e Snowland, parque com neve real e shows de patinação no gelo.
Confira aqui as melhores dicas de hotéis em Gramado.
Mapa - 3
Canela
Um dos principais destinos de inverno no Brasil
- Casais
Vizinha de Gramado, a pequena e bucólica Canela é cercada de muitas flores, matas nativas, morros e vales, onde estão os vinhedos que produzem um dos melhores vinhos da região.
Os passeios principais incluem uma passada também no Parque da Ferradura, no Parque do Caracol, e no parque temático “Mundo a Vapor”, com suas maravilhosas miniaturas e a reconstrução do acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, já na sua fachada.
Com uma população fortemente ligada às tradições cristãs, a cidade possui uma das mais belas igrejas de todo o estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que ainda hoje atrai centenas de turistas todos os dias. Vale pela beleza e arquitetura.
Veja aqui as melhores opções de hotéis em Canela.
Mapa - 4
Bento Gonçalves
Conhecida como Capital Nacional do Vinho
- Casais
Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda com zelo toda a tradição, culinária e arquitetura desse país europeu. Suas paisagens chegam a lembrar partes da região da Toscana, um dos destinos mais charmosos e visitados em todo o mundo.
Entre essa paisagem bucólica, descansam os vinhedos e as vinícolas que produzem anualmente vinhos vencedores de degustação internacional. Não é sem motivo que a cidade é conhecida como Capital Nacional do Vinho. É imperdível a visita por todo o “Vale do Vinhedo”, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Montenegro.
O passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Garibaldi é uma verdadeira viagem no tempo, com direito a muita história do nascimento do estado do Rio Grande do Sul.
Para quem gosta de um pouco de aventura, a descida de 12 km de rafting no rio das Antas é uma ótima pedida. A aventura dura cerca de 2 horas e vale muito a pena.
Confira as dicas dos melhores hotéis em Bento Gonçalves.
Mapa - 5
Torres
Paisagens de tirar o fôlego
- Casais
- Foto
Algumas das paisagens mais espetaculares do Brasil você encontra em Torres.
O cartão-postal da cidade é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfistas disputando suas ondas agitadas. Aproveite também para subir no Parque da Guarita e alcançar o topo da Torre Sul, onde a vista do entorno compensa todo o esforço.
Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante
a Páscoa, quando acontece um grande Festival Internacional de Balonismo.
Ou programe-se para setembro, para acompanhar os eventos da Semana Farroupilha, uma das mais tradicionais festas gaúchas de todo o estado.
Confira aqui os melhores hotéis em Torres.
Mapa - 6
Caixias do Sul
Vinhos, espumantes e até um castelo
- Casais
- Foto
Caxias do Sul é uma importante produtora de vinhos e espumantes, reunindo várias cantinas e vinícolas famosas, além de vários locais históricos.
No mês de fevereiro, é realizada a tradicional Festa Nacional da Uva, que coincide com a época da colheita nos vinhedos. Os produtores se reúnem para muita música tradicional, danças típicas e, é claro, degustação.
Em Caxias do Sul, é obrigatória a visita ao “Château Lacave”, com arquitetura do século 11, levando o visitante a uma viagem no tempo, mais precisamente ao período medieval.
O Château Lacave é o único castelo a abrigar uma vinícola em toda a América Latina. Além da paisagem exótica e fascinante, o visitante vai poder degustar vários dos melhores vinhos fabricados no Brasil.
Há muitas outras atrações na cidade, como o Museu Ambiência, Casa de Pedra, Monumento Nacional ao Imigrante, Catedral, Panorama da cidade, Estátua da Liberdade na Praça Dante Alighieri, Prédios históricos da Metalúrgica Abramo Eberle e a Casa da Cultura.
Confira os hotéis em Caxias do Sul.
Mapa - 7
Pelotas
Conhecida como a “Capital Nacional do Doce”
- Casais
- Alimentação
Fundada em 1758, a cidade de Pelotas ganhou fama e riqueza por conta das charqueadas, fazendas que produziam carne seca e que hoje são atração turística.
Muitas das arquiteturas dessas propriedades ainda estão em ótimo estado de conservação e proporcionam ao visitante uma boa noção de como era a região nos seus primeiros séculos de vida.
Pelotas também é conhecida como “Princesa do Sul” e “Capital Nacional do Doce”, graças à sua grande produção desses quitutes, especialmente os de origem portuguesa.
Essas maravilhas podem ser saboreadas durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), a maior do ramo de docerias do país, realizada em datas próximas dos meses de inverno.
Uma das atrações da cidade é o Mercado Público. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para “art nouveau” e nele se destacam a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão à Torre Eiffel de Paris.
Confira os melhores hotéis em Pelotas.
Mapa