Conhecida por sua riqueza histórica e cultural, Olinda, em Pernambuco, é um destino para quem quer conhecer a fundo algumas das tradições mais impactantes do nordeste brasileiro e principalmente sua gastronomia. Por isso, selecionamos os melhores restaurantes em Olinda.
Frevo, maracatu e os famosos bonecões de Olinda são parte da identidade local. Isso, sem falar do Galo da Madrugada, uma das manifestações mais intensas do Carnaval do Brasil.
Vale ainda, além de revisitar os ícones que mencionamos acima, se aprofundar na culinária local, que é igualmente rica. Aqui, a tapioca, o vatapá, o bolo de rolo, os frutos do mar e o sarapatel têm um lugar bem especial como manifestação cultural.
Restaurantes em Olinda: onde comer
1. Restaurante Patuá Delícias do Mar
Com foco na comida regional e na tradição pernambucana da culinária, o Patuá Delícias do Mar fica em um prédio histórico. A decoração também é uma homenagem à cultura local, com obras de artistas pernambucanos.
O Patuá é o lugar se quiser comer camarões, lagostas, peixes e frutos do mar. Os pratos são preparados com todo carinho e cuidado pelo chef Alcindo Queiroz, que usa e abusa dos temperos de Pernambuco, do leite de coco, do queijo de coalho e da carne de sol.
Vale a pena conhecer a Moqueca, a Caldeirada de frutos do mar e a peixada pernambucana da casa. De sobremesa, experimente a Cocada mole em leite condensado, com sorvete de tapioca e banana caramelizada ou a clássica cartola, que leva banana, queijo (coalho ou manteiga), açúcar e canela. Irresistível!
O restaurante fica no bairro da Ribeira, na Rua Bernardo Viera de Mello, perto do Mercado da Ribeira e da Ladeira da Misericórdia. Funciona todos os dias, exceto às segundas.
2. Casa de Noca
A Casa de Noca tem o título de oferecer a melhor macaxeira do mundo. Só por isso já vale a visita, certo? A macaxeira é o nome dado pelos pernambucanos para a nossa tradicional mandioca. E, aqui, é o prato único do restaurante, que é servido em tamanhos diferentes. A Macaxeira da Noca é servida com carne de sol e queijo coalho. Uma delícia!
Enquanto a macaxeira é cozida até ficar bem molinha, a carne de sol vem bem temperada. E, para dar um toque ainda mais especial: o queijo é assado e servido com uma casquinha crocante. O prato para 2 pessoas serve até 3, se a fome não for muito grande.
A casa conta também com uma única sobremesa: queijo de coalho com mel de engenho.
A Casa de Noca é uma boa para quem deseja bom atendimento, bom preço e um prato com macaxeira bem saboroso. O restaurante fica nos fundos de uma casa bem rústica, na Cidade Alta de Olinda.
3. Beijupirá
Também na Cidade Alta, próximo do Alto da Sé, o Beijupirá tem decoração clean e neutra e abusa da vista privilegiada para os casarios e coqueirais de Olinda. A experiência por aqui começa logo na chegada: os visitantes são levados de bondinhos, a partir da Pousada do Amparo.
O ambiente é bem bacana também para jantares românticos. Enfim, vale muito a pena aproveitar toda essa atmosfera e o visual único do terraço.
A característica mais marcante do lugar são as misturas, ou Mixira, na língua tupi. A atuação da casa começou com a mixira a base de frutas, onde os sabores doces e amargos serviram como base de inspiração.
O “Filé de pescada com canela, lagosta, vôngoles e polvo” é um dos destaques do restaurante, mas também vale degustar o camarão com molho de gorgonzola, o peixe com castanhas e a moqueca mista. De sobremesa, vá de “Deus, o diabo e uma freira no meio”.
O Restaurante também tem filiais em Porto de Galinhas, Muro Alto, Carneiros, Paiva e Praia do Laje.
4. Olinda Art & Grill
Em um ambiente descolado, a cozinha da casa é variada com braseiro de carnes e pescados. Há piso panorâmico e música ao vivo. Localizado no bairro do Carmo, na Bispo Coutinho, o restaurante fica bem em frente ao elevador que conecta ao Mirante de Olinda, com a belíssima vista para o Centro Antigo da cidade de fundo.
Trata-se de uma opção mais econômica, mas sem perder a qualidade do sabor. Aqui, é outra boa opção para quem deseja se aprofundar na culinária de Pernambuco.
Peça mandioca (ou macaxeira) e carne de sol com queijo coalho ou espetinho de bode ou, ainda, peixe ao molho de camarão. Para sobremesa, a pedida é a cocada ao forno com mel de engenho e sorvete.
5. Maison do Bonfim
Outras boas alternativas de pratos regionais, você encontrará no Maison do Bonfim. Com foco no menu nordestino, os destaques da casa são o camarão grelhado ao coco e aspargos e os doces típicos, claro. Tudo isso num ambiente informal e elegante.
Também tem como ponto positivo a excelente localização, na Rua do Bonfim, no Carmo, em uma das ladeiras mais charmosas de Olinda.
Aproveite ainda para admirar a decoração do local, que é sazonal e, por isso, está em constante mudança. A casa amarela, além de abrigar um bom restaurante, é uma galeria de arte, o que reflete na sua decoração diferenciada. Comanda pelo chef Jeff Colas, no início, o restaurante recebeu o nome de França no Quintal.
Aqui, a cozinha francesa de seus proprietários encontra a parceria perfeita com a nordestina, com pratos elaborados com caças, frutos do mar e frutas tipicamente brasileiras.
Hotéis em Olinda
Depois de degustar as iguarias típicas e aproveitar os melhores restaurantes de Olinda, é hora de escolher um bom hotel para curtir o que a cidade tem de melhor para oferecer ao visitante.
Veja, a seguir, uma seleção com melhores hotéis em Olinda.
1. Hotel Costeiro
O Hotel Costeiro, 3 estrelas, fica a 6 minutos de caminhada da Praia de Bairro Novo e perto ainda da Igreja de Nossa Senhora das Neves e do Convento de São Francisco.
Além da excelente localização, tem ainda, como pontos positivos, o atendimento fantástico, café da manhã saboroso e comida deliciosa.
Com staff bem atencioso, dispõe de 79 quartos para não fumantes, ar-condicionado, arrumação diária, café da manhã gratuito, free Wi-Fi, restaurante, duas piscinas descobertas, bar na piscina e estacionamento grátis.
2. Hotel 7 Colinas
Também 3 estrelas, o Hotel 7 Colinas fica em um lugar extremamente privilegiado do ponto de vista cultural: no Centro Histórico de Olinda. Daqui, é super fácil visitar, com poucos minutos de caminhada, alguns dos principais pontos turísticos locais.
Pertinho do hotel estão a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, o Parque do Alto da Sé, a Casa de Maurício de Nassau, a Praça do Carmo, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Observatório Astronômico de Nassau.
O hotel conta com café da manhã grátis, Wi-Fi free, ar-condicionado, piscina e estacionamento gratuito.
3. Eco Olinda B&B
O Eco Olinda B&B é outra boa opção, na categoria 3 estrelas, no Centro Histórico de Olinda. Com apenas 3 quartos, o hotel é bem pequeno, porém aconchegante. Dentre as comodidades estão ar-condicionado, café da manhã grátis, Wi-Fi free, banheiro privativo, estacionamento gratuito, arrumação diária, jardim e terraço.
Fica próximo ao Museu Regional de Olinda, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao Museu de Arte Contemporâneo, ao Observatório Astronômico de Nassau e ao Museu do Mamulengo.
Nas redondezas, vale a pena visitar também a Praça do Carmo, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Parque do Alto da Sé e a Casa de Maurício de Nassau.
4. Hotel Pousada São Francisco
Classificado com 2,5 estrelas, o Hotel Pousada São Francisco tem, dentre suas características mais marcantes, a comida deliciosa, o café da manhã saboroso, a ótima piscina e o atendimento primoroso.
Em clima rústico e com ares bem roots, é outra alternativa para quem quer ficar no burburinho de Olinda e no centro histórico. Conta com café da manhã e Wi-Fi gratuitos.
A menos de 10 minutos de caminhada estão: a Catedral da Sé, a Casa de Alceu Valença Centro Histórico, o Museu do Mamulengo, o Parque do Alto da Sé e a Praia dos Milagres. Outras opções de entretenimento na região são a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Casa de Maurício de Nassau.
5. Pousada Baboá
Já a Pousada Baboá se destaca por sua estrutura novinha e pelos ambientes bem fofos. Também no centrinho, tem ótima localização, café da manhã fantástico e um ótimo atendimento.
Os quartos contam com minibar, secador de cabelo e serviço diário de arrumação. O hotel tem poucos quartos, dispondo de apenas 11 apartamentos, e oferece armazenamento de bagagem, lavanderia, Wi-Fi grátis, ar-condicionado, bar, casa noturna e piscina descoberta.
Aqui perto, a poucos minutos de caminhada, estão: a Praia dos Milagres, Igreja do Carmo, Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Casa de Maurício de Nassau, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, o Parque do Alto da Sé e a Casa de Alceu Valença.
Venha para Olinda e aproveite essa experiência inesquecível!
Os melhores hotéis você encontra aqui! Reserve já, em até 12x sem juros na Hoteis.com. A cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis.