Uma das cidades mais arborizadas do país, e famosa pela sua organização, Curitiba pode ser um lugar também versátil para visitas rápidas e cheia de encantos — sejam eles naturais ou urbanos. Por isso, mesmo quem tem pouco tempo na capital do Paraná pode ter agradáveis surpresas em sua visita, basta montar seu roteiro de fim de semana em Curitiba!

É importante saber quais são os principais atrativos da cidade e planejar-se com antecedência. Assim, fica mais fácil conhecer os seus belos parques e também as construções históricas que tanto chamam a atenção de locais e dos visitantes o ano inteiro!

Confira aqui opções de hotéis em Curitiba e comece agora mesmo a programar um final de semana inesquecível!

  • 1

    Conheça o Jardim Botânico de Curitiba

    Passeie por um dos principais cartões-postais da cidade

    Conheça o Jardim Botânico de Curitiba
    • Casais
    • Famílias

    A grande cúpula de vidro costuma chamar a atenção à distância. Um projeto que teve como inspiração o Palácio de Cristal de Londres, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados da capital paranaense. Vale dedicar mais minutos, também, para esticar as pernas na extensa área verde em torno da enorme construção.

    É comum encontrar curitibanos e visitantes na cidade fazendo piqueniques, por ali, enquanto aguardam pelo pôr do sol. É um espetáculo interessante, e que ainda concentra muita informação sobre as dezenas de espécies de plantas cultivadas no jardim botânico. Vale a pena inserir no roteiro turístico por Curitiba.

    Encontre aqui opções de hotéis perto do Jardim Botânico!

    Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80210-390, Brasil

    Mapa
  • 2

    Deixe-se perder no imenso Parque Tanguá

    São mais de 235 mil m² de área para visitação

    Deixe-se perder no imenso Parque Tanguá
    • Casais
    • Famílias

    Os parques de Curitiba são bastante famosos, a cidade é conhecida pelas suas áreas verdes e a quantidade extensa de parques, e o Parque Tanguá é um dos maiores exemplos disso — literalmente. A amplitude do espaço torna-o um dos lugares mais requisitados para quem gosta de caminhar, correr e pedalar, ou apenas de deixar o dia passar, sem pressa, sobre o seu gramado sempre bem cuidado.

    A vista do lugar é outro capítulo à parte. O edifício semicircular dá uma vista privilegiada de toda a região, enquanto a área inferior é bem decorada naturalmente com um imenso espelho d’água e com algumas trilhas curtas e agradáveis de serem exploradas.

    Confira aqui opções de hotéis perto do Parque Tanguá!

    Localização: Rua Oswaldo Maciel, 97 - Taboão, Curitiba - PR, 82130-494, Brasil

    Mapa
  • 3

    Veja um evento cultural na Ópera de Arame

    E estique a visita ao Espaço Cultural Paulo Leminski

    Veja um evento cultural na Ópera de Arame
    • Casais
    • Famílias

    A Ópera de Arame já se destaca pela sua construção diferenciada, que parece realmente ser entrelaçada por fios de arame. Assim, a estrutura metálica é um ponto de interesse completo para quem gosta de fazer bons registros fotográficos. E, fica ainda melhor se a agenda do local contempla eventos culturais durante o fim de semana em que você estiver na cidade.

    Logo ao lado, é possível também explorar o Espaço Cultural Paulo Leminski, isso tudo dentro do famoso Parque das Pedreiras. Uma área ampla e com infraestrutura para descansar, tomar um drinque e saciar o apetite, enquanto transita pelas áreas do lugar.

    Encontre aqui opções de hotéis perto da Ópera de Arame!

    Localização: Rua João Gava, 970 - Abranches, Curitiba - PR, 82130-010, Brasil

    Mapa
  • 4

    Vá ao mirante do Bosque Alemão

    Um passeio cultural em meio à natureza

    Vá ao mirante do Bosque Alemão
    • Casais
    • Famílias

    A cultura alemã não está presente só no nome desse bosque: uma série de construções remetem à arquitetura colonial que foi importada do país, e ainda predomina em muitas cidades na região sul do país. Além disso, é uma área mais tranquila do que outros bosques e parques da cidade — com destaque para o seu mirante, que dá uma boa perspectiva da capital.

    Para complementar, o Bosque Alemão desperta o interesse das pessoas por disponibilizar uma trilha em meio à mata que simula, em detalhes, o famoso conto de João e Maria, dos irmãos Grimm. Vale a pena também conhecer a sala de leitura do local, que entretém as crianças com histórias.

    Confira aqui opções de hotéis perto do Bosque Alemão!

    Localização: Rua Nicolo Paganini, s/n - Pilarzinho, Curitiba - PR, 81720-300, Brasil

    Mapa
  • 5

    Contemple toda a arte do Museu Oscar Niemeyer

    Grandes nomes contemporâneos fazem parte do seu acervo

    Contemple toda a arte do Museu Oscar Niemeyer
    • Casais
    • Famílias

    No Museu Oscar Niemeyer (MON), a arte contemporânea é celebrada com um acervo rico, composto por obras de artistas como Di Cavalcanti, Andy Warhol e Tarsila do Amaral, entre outros. Além, é claro, da construção do prédio em si, que conta com a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e também de exposições periódicas, que complementam o acervo permanente do local.

    Por isso, uma visita ao MON se mostra relevante não só pelos quadros e esculturas, no seu interior, mas por toda a parte externa também. Um lugar sempre com um número elevado de visitantes, em busca dos melhores ângulos para fotografias.

    Encontre aqui opções de hotéis perto do Museu Oscar Niemeyer!

    Localização: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-230, Brasil

    Mapa
  • 6

    Descanse à sombra no Parque Lago Azul

    E atravesse o bosque até o mirante do parque

    Descanse à sombra no Parque Lago Azul
    • Casais
    • Famílias

    Mais um parque de Curitiba que costuma atrair as pessoas para espreguiçarem-se à sombra de suas árvores. A diferença, no Lago Azul, é que através do bosque existe uma trilha que leva a um mirante de madeira. De lá, a vista do lago convida os exploradores a ficarem uns minutos mais contemplando a paisagem.

    Além disso, por lá você também encontra um bistrô. Um lugarzinho charmoso que pode ser o ponto de encontro entre uma manhã tranquila ao ar livre e uma refeição rápida até seguir para a outra atração do Lago Azul: o moinho de milho.

    Localização: Rua Colomba Merlin, 831 - Umbará, Curitiba - PR, 81940-484, Brasil

    Mapa
  • 7

    Visite o Museu do Holocausto de Curitiba

    O museu resgata momentos da Segunda Guerra Mundial

    Visite o Museu do Holocausto de Curitiba
    • Casais
    • Famílias

    Criado com o objetivo de gerar reflexões a respeito da intolerância vivida entre as décadas de 1930 e 40, durante a Segunda Guerra Mundial, o museu explora uma quantidade elevada de objetos pessoais e fotografias para recontar esse importante capítulo da história da humanidade.

    Vale destacar que, embora nem todos os itens estejam abertos para a exibição ao público, ao final da visita é possível consultar toda a exposição por meio de seu acervo digital. Assim, quem se interessa por história o Museu do Holocausto de Curitiba é um bom lugar para enriquecer as suas reflexões sobre o assunto.

    Localização: Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro, Curitiba - PR, 80520-100, Brasil

    Mapa
  • 8

    Passeie pelo Centro Histórico de Curitiba

    Ruas que ainda conservam prédios antigos da cidade

    Passeie pelo Centro Histórico de Curitiba
    • Casais
    • Famílias

    No Centro Histórico você vai encontrar o marco-zero de Curitiba. É daqui que a capital paranaense se expandiu em todas as direções e, por isso, concentra uma quantidade impressionante de edifícios que testemunharam a história da cidade se desenrolar. Em uma rápida transitada pelas suas ruas é possível deparar-se com casarões coloniais dos séculos 18, por exemplo.

    Além disso, há outros lugares que valem a visita e algumas fotografias, como a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha, o Paço da Liberdade e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas — onde, inclusive, reside o Museu de Arte Sacra. Aos domingos, procure pela Feirinha do Largo da Ordem, com boa oferta de artesanato local e todo tipo de novidade.

    Encontre aqui opções de hotéis no Centro Histórico de Curitiba!

    Localização: R. José Bonifácio, 33 - Centro, Curitiba - PR, 82510-070, Brasil

    Mapa
  • 9

    Conheça a programação da Praça do Japão

    Além de muita área verde, aulas ocorrem na praça

    Conheça a programação da Praça do Japão
    • Casais
    • Famílias

    Construída em homenagem aos japoneses que imigraram para o Brasil e dedicaram-se à agricultura, a Praça do Japão é inteiramente pensada para simular o país nipônico: desde as dezenas de cerejeiras importadas aos lagos artificiais e também os famosos Portal Japonês e a Casa da Cultura.

    A tranquilidade e o silêncio são características comuns, ao longo do dia na praça, tornando-a um ponto ideal para descansar. Além disso, existem diversas aulas e cursos realizados por ali, como meditação e origami, valendo a pena ficar de olho na agenda dos seus organizadores para, quem sabe, você aprender a fazer dobraduras no papel sob a sombra de uma estátua do Buda.

    Localização: Av. Sete de Setembro, s/n - Batel, Curitiba - PR, 80730-390

    Mapa
  • 10

    Caminhe pela Rua XV de Novembro

    Encante-se com as flores colorindo o seu passeio

    Caminhe pela Rua XV de Novembro
    • Casais
    • Famílias

    O calçadão é um dos mais famosos da cidade e, para quem tem só um fim de semana em Curitiba, não deve ser negligenciado. O comércio é um ponto forte por aqui, e é possível encontrar de tudo na extensa via. Mas, é inegável que os jardins e flores bem cuidados são o verdadeiro destaque do local.

    Assim, é fácil entender a quantidade de bancos por toda a Rua XV de Novembro. Muitas pessoas só querem ficar à toa, à sombra dos prédios enquanto artistas de rua apresentam as suas novidades ao público. Há, também, boa oferta de lanchonetes e restaurantes cujos pratos podem ser saboreados enquanto os visitantes admiram um pouco mais da arquitetura histórica e preservada, ao redor.

    Confira aqui opções de hotéis perto da Rua XV de Novembro!

    Mapa
Juliana Oliveira | Autor colaborador