Tem pouco tempo para conhecer a região sul do Rio de Janeiro? Então, aproveite as nossas dicas para um fim de semana em Angra dos Reis. Trata-se de uma das regiões mais antigas do país, com diversas ilhas que impressionam ao redor, mas com paisagens próprias que despertam o interesse turístico o ano inteiro.
Para ter lazer, boas opções de passeio e também para deparar-se com novas possibilidades, é importante contar com um roteiro planejado que permita, inclusive, um tempinho de repouso entre as atividades para recarregar as energias. Ainda assim, cada segundo em Angra dos Reis pode valer a pena inteiramente!
Ficou animado? Confira a lista dos melhores hotéis em Angra dos Reis e comece agora mesmo a programar sua próxima viagem!
- 1
Aproveite em um passeio de escuna
A região tem muitas ilhas para serem exploradas
- Aventura
Existem muitos passeios em Angra dos Reis que são feitos a bordo de escunas, embarcações que acomodam mais de 100 pessoas, sem apertos, para conhecer os atrativos além do continente. E, acredite, são passeios diversificados que permitem um dia inteiro de novidades.
Alguns exemplos disso: as escunas tendem a ter itinerários flexíveis, mas é comum que elas passem pela Ilha de Cataguás e as praias do Araçá e de Japariz, entre outros destinos naturais. Vale destacar, ainda, o amplo interesse dos turistas em visitar a famosa Ilha Grande, com direito a mergulho em um dos pontos mais populares da região, a Lagoa Azul.
Mapa - 2
Faça um passeio de lancha pelas Ilha Botinas
As ilhas são famosas para o mergulho com snorkel
- Aventura
Quem tem interesse em fazer um passeio divertido e além das fronteiras do continente pode procurar os serviços de escuna que levam os viajantes até as ilhas Botinas. Elas são bastante procuradas para os mergulhos com snorkel, revelando uma linda diversidade de vida marinha.
No geral, as ilhas Botinas estão incluídas em roteiros mais amplos — muitos deles adicionam a praia do Dentista no mesmo passeio —, mas cada segundo dedicado a elas vale a pena. Atenção à dica: certifique-se de que a empresa que você vai realizar o serviço ofereça o equipamento de snorkel (ou leve o próprio, caso possua) para desvendar um mundo inteiramente novo, vívido e colorido sob as águas cristalinas.
Mapa - 3
Aproveite para passear pelo Centro Histórico
Um bom lugar com rica preservação de suas construções
- História
Angra dos Reis foi fundada em 1502, pelos portugueses, e justamente por conta dessa relevância histórica é que suas ruas parecem um museu a céu aberto do período colonial no país. Dois locais, em especial, estão presentes no itinerário turístico pelo centro a Igreja e Convento do Carmo e também a Igreja Matriz.
Outros prédios históricos se mantêm preservados e valorizam ainda mais as horinhas dedicadas à essa exploração a pé pelas charmosas ruas da cidade. Se você está em busca de novidades para um fim de semana em Angra dos Reis, inclua esse roteiro pelo município e encante-se com o cuidado em manter a história viva.
Mapa - 4
Aproveite as praias de Angra dos Reis
Além do litoral, existem ilhas com praias populares
- Aventura
Quem vai a Angra dos Reis encontra não apenas atrativos históricos, mas um litoral cercado de belas praias e, inclusive, com ilhas próximas que valem a visita. Em Ilha Grande, por exemplo, tem a praia do Caxadaço, e também muitas outras opções no próprio arquipélago, como as praias Vermelha, de Araçatiba, do Aventureiro e a de Lopes Mendes, uma das mais famosas da região.
Outros pontos que valem o deslocamento para esticar a sua esteira: as ilhas Botinas, a praia da Figueiras, que fica localizada na costa do continente, em Angra dos Reis. Assim, você nem precisa cruzar o mar para debruçar-se sobre uma faixa fina de areia.
Mapa - 5
Conheça as incríveis praias selvagens
Existem lugares ainda pouco explorados pelo turismo
- Aventura
Se você procura por lugares pouco movimentados, com pouca infraestrutura comercial e direcionada ao turismo, você tem que conhecer as praias selvagens em torno de Angra dos Reis. Duas delas, inclusive, são as que mais se destacam nesse sentido: as praias de Jurubaíba e Dentista.
Caracterizadas por ampla vegetação ao longo da faixa de areia, uma reserva natural impactante e uma tonalidade deslumbrante de suas águas, ambos os locais ficam na ilha Gipóia, que é a segunda maior ilha da região. Para chegar, é necessário contratar serviços náuticos para alcançar a ilha e passar dias inteiros de repouso, tranquilidade e muitas fotos incríveis.
Mapa - 6
Visite o Vilarejo Freguesia de Santana
A região concentra algumas construções históricas
- História
Na Freguesia de Santana uma igreja erguida no período imperial no país ainda resiste ao tempo. Para quem gosta de roteiros históricos, o local é uma interessante pedida. Além do templo religioso, um cemitério e algumas ruínas ainda se espalham pelo território, mas nem tudo pode ser visitado porque existe uma propriedade particular, por ali, limitando o acesso.
Mesmo assim, é um passeio diferente e que pode ser feito em poucas horas, facilitando o planejamento e a visita. Para um fim de semana em Angra dos Reis, pode ser tudo aquilo que você vinha procurando para fazer em torno desse encantador município.
Mapa