Considerada Patrimônio Histórico Nacional, e conhecida como Veneza Brasileira, Paraty une uma arquitetura de beleza ímpar e um meio ambiente encantador.

Tudo isso regado às pedras das ruas, conhecidas como “pés-de-moleque”, que conferem charme único ao local. Estar em Paraty é abrir um livro de história.

Já tive oportunidade de ir à Paraty duas vezes na vida: a primeira quatro anos atrás, acompanhada do maridão e recentemente durante uma viagem a trabalho. As duas experiências foram inesquecíveis e por isso, resolvi escrever e compartilhar com vocês minhas melhores dicas para curtir essa cidade linda.

Como escolher sua Pousada em Paraty

Onde ficar é uma das coisas mais importantes a se decidir quando vamos viajar. É essencial levar em consideração a sua programação e até o seu orçamento para escolher qual é a melhor opção.

Centro Histórico de Paraty é literalmente o coração da cidade, onde estão as principais lojas e de onde a maioria dos passeios saem. Para preservar sua conservação, não é permitido o tráfego de carros e as ruas são bem acidentadas. Uma dica importante é: Vá sem salto!

Já que é no Centro Histórico que as coisas acontecem, para quem gosta de comodidade, é uma boa opção ficar próximo.

Confira a lista das melhores pousadas em Paraty, as mais reservadas pelos turistas da Hoteis.com. É  muito importante se hospedar nesses lugares incríveis, principalmente se você quiser curtir a cidade e aproveitar a noite e os restaurantes nesta região. Sempre tem atrações musicais, o que torna a vida noturna bem animada.

Inclusive, Paraty é uma grande referência culinária, o lugar perfeito para quem gosta de apreciar experiências gastronômicas inesquecíveis. Confira os melhores restaurantes na cidade.

Agora, se você procura por noites mais tranquilas, prefira se hospedar em locais mais afastados. Geralmente, as pousadas oferecem serviço de translado para o Centro Histórico, basta agendar e ficar atento aos horários.

Compras em Paraty

Você encontrará diversas opções de lojas na Rua do Comércio. Desde grandes marcas como Richards, Osklen, Llenny Niemeyer, até lojas de artesanato, brexós e galerias com achados incríveis. Confira também mais opções de compras na Rua da Lapa.

Passeios em Paraty

São muitas opções de passeios em Paraty: culturais, trilhas, cachoeiras, passeios de carro 4×4 e é claro, as Escunas e Traineiras.

Na minha última viagem para lá, optamos pelas Traineiras,  pois elas permitem a comodidade de fazermos nosso próprio roteiro, escolhermos o tempo de permanência em cada praia e pela exclusividade de ter um barquinho só nosso.

Visitamos duas praias no período de 3 horas, a de Tapera e a Praia Brava de Trindade. Foi uma delícia:

Você pode locar sua traineira por hora e caso você esteja em um grupo superior a quatro pessoas o passeio pode sair até mais em conta do que em uma Escuna, com todas as vantagens de flexibilidade que eu citei acima.

Outro diferencial entre a Traineira e a Escuna, é que geralmente as Escunas possuem restaurantes, onde é possível pedir almoço e nas traineiras, o ideal é você se preparar e levar seu próprio lanche e bebida para consumir ao longo do dia.

Para quem ama fazer fotos, a Traineira também é a melhor opção já o barco é de uso exclusivo.

Passeios Culturais em Paraty

Voltando às opções de passeio em terra firme, caminhar pelo Centro Histórico é algo que nos oferece uma viagem incrível ao passado daquele lugar. As fachadas tombadas e as ruas acidentadas nos ajudam a imaginar como era viver ali no passado.

Durante essa caminhada, é interessante reservar algumas horas para conhecer a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra de Paraty que funciona na Igreja Santa Rita, cartão postal da Cidade. Visite as exposições, a programação é sempre muito completa.

Paraty respira arte e cultura. Outra dica maravilhosa é conhecer as Galerias de Arte que estão espalhadas pela cidade.

Outras opções de passeios são a visita aos Alambiques de Cachaça Artesanal, hoje em dia Paraty conta com 7 alambiques em funcionamento, antigamente contava com mais de 100.

Caminho do Ouro – A Estrada Real ou Caminho do Ouro em Paraty, foi construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, ligava Minas Gerais a Paraty, por onde descia o ouro dos portugueses. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois atravessa propriedades particulares.

E se já estiver planejando sua viagem, não deixe de conferir as opções de hotéis em Paraty em até 12x sem juros na Hoteis.com. Para ajudar, confira 5 opções de hospedagem preferidas dos usuários: Boutique Hotel Carpe Diem, Casa Mar Paraty, Rumo dos Ventos, Pousada Literária, Casa Turquesa.

Dicas de Viagem a Paraty para curtir a cidade

Deusa Constanzi | Autor convidado