Monte Verde está localizado em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A cidade começou a ser uma alternativa em relação a agitada Campos do Jordão, com o diferencial de oferecer aquela tranquilidade típica das pequenas cidades do interior. Ou seja, gosta de curtir um friozinho num lugar agradável e sem muita agitação? Vá para Monte Verde!

A cidade é pequena com apenas uma rua principal, onde você encontra diversos restaurantes, cafés, lojas de guloseimas, roupas, artesanatos, souvenirs e as agências de turismo, onde você pode fechar passeios ecológicos. A atmosfera charmosa de Monte Verde propicia o romance, o que atrai muitos casais. Como pode você perceber, a economia da região está bem voltada ao turismo.

Confira aqui os melhores hotéis em Monte Verde e reserve sua hospedagem em até 12x sem juros na Hoteis.com!

No inverno, a névoa que encobre toda a área e ainda a fumaça que sobe pelas chaminés, criam uma paisagem que lembra bem os Alpes Suíços. Essa semelhança com a Europa acaba chamando a atenção dos alemães, suíços e italianos que estão pela região ou mesmo em estados vizinhos, e que assim conseguem matar um pouco da saudade de suas cidades natais.

O melhor da cozinha mineira com o clima europeu

A gastronomia encontrada por lá combina a culinária mineira com os pratos típicos europeus. Há restaurantes mais voltados para a comida mineira, há outros baseados em pratos europeus, mas o que você encontra em todos os cardápios é o fondue, seja o de carne, o de queijo ou mesmo o doce, de chocolate. O segundo item mais visto por lá é a truta.

Por falar em truta, sugiro visitar o Paulo das Trutas, onde você consegue ver os tanques das trutas reprodutoras. Deixe para ir perto da hora do almoço, assim você visita o trutário e depois já fica no restaurante para provar uma deliciosa truta! Por lá, ainda tem um café e uma lojinha bem graciosa. Há também produção artesanal de pingas com direito à degustação com diversos tipos de pinga: com amora, gengibre, especiarias, cambuci e muito mais!

Vamos falar melhor do fondue! A Casa do Fondue é bem conhecida em Monte Verde por oferecer esse prato tão tradicional na cidade. E você pode escolher comer uma sequência de fondue começando com um salgado, onde você pode comer o de carne ou de queijo, e finalizando com o fondue de chocolate, com direito à música ao vivo. O que mais você quer da vida depois disso? Nada, né?! Rs. Um outro lugar para comer fondue é o Restaurante Pucci, que é bem agradável também.

Para os amantes das cervejas, vale a pena dar um pulo na Fritz Cervejaria onde você pode fazer um tour para ficar mais familiarizado com o processo de fabricação da micro cervejaria, com direito a ganhar uma cerveja no final. O lugar também possui um restaurante, onde é servido pratos típicos alemães. 

Um café da tarde tradicional e com requinte

No cafezinho da tarde cai muito bem o chocolate quente tipo europeu, que é aquele bem cremoso. Se preferir algo a base de café, um expresso e um cappuccino são bem encontrados em Monte Verde também, pois ajudam a esquentar o corpo, o que é muito válido para o frio que faz por lá.

Para comer algo salgado, o pão de queijo típico mineiro é uma inteligente pedida, não é mesmo?! Mas, em geral, ele fica meio de lado pelas diversas opções de doces que tem por lá, como petit gateau, brownie, apfelstrudel, bolos, tortas e biscoitinhos. E por falar em biscoitinhos, tem opções para comprar e levar em diversos sabores e na versão salgada tem o de polvilho (sem glúten).

Se você escolher comer chocolate, sugiro ir na Gressoney, que fica logo no começo da cidade. Ela é grandona e fácil de achar. Lá tem chocolates de todos os formatos, gostos e exigências. Há também o Chocolate Montanhês, se quiser uma outra alternativa de bombons, trufas e afins, ou ainda, o Sabor Chocolate, que tem uma trufa sabor leite ninho maravilhoso.

E algumas coisas inusitadas!

Monte Verde oferece uma coisa exótica que encontrei zanzando pela avenida principal da cidade. Na ChokoMel é servida uma feijoada gelada! OI? Isso mesmo, feijoada gelada e doce, composta por bolas de sorvete, farofa doce, gotas de chocolate, chocolate trufado e salaminho de chocolate.

É muito fácil estar em Monte Verde e ativar a gula. As lojinhas são repletas de chocolates, compotas, geleias, vinhos, cachaças e licores artesanais, salames e queijos diversos, sendo os mais típicos o de iogurte (divo) e o recheado de requeijão, que também merece uma prova. Ambos são cremosos, de querer comer de joelho para agradecer tamanha delícia. A minha dica é levar esses queijos para casa para degustar mais tarde.

Por lá, podemos encontrar também marshmallow, daqueles branquinhos ou daqueles torcidinhos e coloridos. Se estiver hospedado em algum hotel com lareira pode “brincar” de derreter o marshmallow, igual vemos em desenhos, sabe? 

Ah! Você gosta de pinhão? Na região é possível comprar pinhão para levar para casa e cozinhar num preço bem bacana, ou então, já comprar cozido numas embalagens a vácuo no comércio da cidade. Aí, não tem a desculpa da preguiça na hora de comer, mas obviamente, custa mais caro que o pinhão in natura.

Bom, já deu para perceber que Monte Verde é um destino que vale a pena, hein?!

Descubra o que comer em Monte Verde

Juliana Tomandl Fontes | Autor convidado