Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno no Brasil, sendo considerado a “Suíça Brasileira” por ser uma cidade montanhosa, com clima requintado de serra e comidinhas que inspiram glamour.

Independente de passar alguns dias por lá ou algumas horas, vale a pena saber o que comer em Campos do Jordão até para aproveitar melhor a viagem. A gastronomia de Campos do Jordão tem grande influência europeia, por isso encontraremos um pouquinho de comida francesa, alemã, italiana e suíça para a nossa alegria. 

Confira os melhores hotéis em Campos do Jordão e reserve em até 12x sem juros pela Hoteis.com!

Friozinho combina com muita comida boa

O chocolate quente da cidade é famosíssimo e servido bem cremoso, sendo produzido a partir de um preparado para chocolate quente vendido por empresas especializadas e que, em geral, tem chocolate ao leite e espessante nos ingredientes. Em alguns cafés, é possível encontrar a versão com canela em pau, que dá um gostinho todo especial. Cai bem no café da manhã para dar aquela aquecida logo cedo, ou então, num café da tarde durante aquela pausa entre o passeio pela cidade. 

No café da manhã, o pão na chapa com manteiga é bem tradicional lá por ser uma cidade paulista, mas também é bem comum encontrarmos também o croissant, representando o lado europeu da região. O pão de massa folhada em formato de meia lua pode ser salgado, doce, sem ou com recheio, sendo os mais tradicionais os de queijo, queijo e presunto, frango, chocolate, doce de leite e goiabada. Enfim, tem para todos os gostos. 

Para complementar saudavelmente o menu da manhã há ainda frutas como framboesa, amora, morango e blueberry. Se você não estiver com vontade de tomar o chocolate quente no café da manhã pode tomar um café expresso ou mesmo um suco de fruta.

Mas, pensar em Campos do Jordão e fondue é quase a mesma coisa, não é mesmo?! A iguaria é unanimidade nos restaurantes. O fondue de queijo leva, geralmente, queijo emmental e gruyère com vinho branco. Cada pessoa serve, cubos de pão ou pequenos pedaços de filé mignon na ponta de um espeto. 

Tem ainda a versão doce de chocolate, servida como sobremesa com frutas, pedaços de bolos, biscoitos e marshmallows. Você poderá escolher apenas um deles para comer ou poderá pedir a sequência de fondue, onde poderá experimentar um pouco de cada um dos três tipos. Um ótimo lugar para se comer é no Baden Baden ou mesmo no Matterhorn.

Um prato semelhante ao fondue e que cai muito bem para os amantes de queijo é o raclette, que é um tipo mais fácil de derreter na racleteira. Acompanha frios, linguiças, carnes e legumes variados. Um lugar imperdível na cidade para conhecer é o restaurante Só Queijo, que além de servir raclette prepara um maravilhoso fondue de queijo, entre outros pratos extraordinários.

Uma outra herança da Suíça é a batata Rosti ou Rostie, também é encontrada facilmente. Há muitos restaurantes especializados em preparar diversos sabores dessa maravilha. 

A batata Rosti é uma preparação à base de batata levemente cozida e ralada, que é frita na frigideira e envolve algum tipo de recheio como carne seca, toucinho, legumes ou queijo. O lugar certo para comer essa batata em Campos do Jordão é o restaurante Rostie, com decoração que remete aos alpes suíços.

Comer sopa no friozinho é sempre uma boa pedida. Uma outra iguaria que se encontra com facilidade na cidade é a sopa no pão. O pão é bem crocante e a sopa vai dentro dele com variação nos sabores: creme de cebola, de legumes, de abóbora. Sabe onde você pode comer um delicioso creme no pão italiano? No Safári Restaurante e Bar, que é todo decorado na temática de safári, lindo!

A truta é um peixe bastante encontrado em Campos do Jordão. Normalmente, o peixe é servido grelhado acompanhado de arroz e feijão, batata frita, legumes, batata sauté ou com massas. E ainda vem sempre com algum molhinho por cima: de pinhão, de amêndoa, de avelãs, de alcaparra e até de uvas. Se quiser provar uma truta com molho de uvas ou de alcaparras, vale a visita na Mercearia Campos, mas se preferir conhecer um restaurante charmosíssimo que serve truta, não deixe de ir ao Ludwig Restaurante.

A influência europeia se faz igualmente bem presente no momento das sobremesas. A sobremesa de mais sucesso na região é o fondue de chocolate feito na Suíça, mencionado acima. Mas a França também está bem representada com o famoso e simples creme brulée, com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha servida com uma crosta de açúcar queimado por maçarico, além do crepe, um tipo de panqueca bem fina feita à base de farinha de trigo, leite e ovos, recheada com chocolate, geleias e/ou frutas e servida, muitas vezes, com calda.

É muito forte na cidade de Campos do Jordão a presença do vinho, do chopp e, principalmente, da cerveja. Aliás, há diversas marcas de cervejas artesanais e muitas fábricas que oferecem visitas guiadas. Uma dica bacana é conhecer o restaurante Caras de Malte com um ar bem despojado que pretende oferecer as melhores cervejas que o universo já viu. O ambiente é bem agradável, sendo possível visitar onde se produzem as cervejas. 

Entretanto, o passeio mais tradicional em se tratando de cerveja é visitar a famosa Baden Baden. O tour é guiado e leva cerca de uma hora. Há degustação de cerveja e, no final, você leva um copo de vidro como souvenir. Mas, atenção: é preciso agendar com antecedência. Se quiser sair do roteiro tradicional, experimente as cervejas de gengibre, de pinhão ou de avelã da Cerveja Campos do Jordão.

No lanchinho da tarde é costume comer os mesmos itens do café da manhã: chocolate quente com croissant, mas também é bastante comum os bolos mais caseiros, tipo de vó, sabe? Como o de fubá, de cenoura, de milho. Um lugar gostoso para tomar um cafezinho da tarde, onde se pode até pegar uma mantinha em caso de muito frio, é o Café Palácio, com direito a um deck. Eles servem café da manhã também. 

O pinhão é outro alimento bem típico de Campos do Jordão, que possui a segunda maior reserva de árvores araucárias do Brasil. Para comemorar toda essa produção é realizada anualmente a Festa do Pinhão, que conta com diversas barracas que oferecem vários pratos elaborados com essa semente, como bolos, doces e tortas, além de pratos típicos da culinária da região. Há também apresentação de artistas locais. A festa, que acontece entre os meses de abril e maio, é finalizada com a premiação do Concurso de Pratos Típicos na categoria amador e profissional.

Ah! Se você gosta muito de pinhão, além de degustar a semente por lá ou mesmo comprar um pouco para cozinhar depois, não deixe de adquirir o “pinholino”, que é um descascador muito prático de pinhão. Basta colocá-lo ainda quente no descascador, apertar e pronto: o pinhão está descascado. Não tem mais desculpa para não comer pinhão, hein? 

Agora, você já sabe o que comer em Campos do Jordão!

Descubra o que comer em Campos do Jordão

Juliana Tomandl Fontes | Autor convidado