Você sabia que o carnaval na região norte do país também tem festas super animadas e interessantes? Manaus, Palmas, Porto Velho e Belém são destinos que, além de oferecerem grande contribuição histórica e cultural, são marcados pela realização de carnavais inesquecíveis e diferentes de tudo o que você já viu.
O Carnaboi, por exemplo, é uma manifestação cultural que serve como uma prévia para o Festival de Parintins, uma das festas mais amadas do Brasil. Confira, neste post, o melhor do carnaval no norte do Brasil.
Carnaval na região norte
Manaus: tradição e muita alegria no Carnaboi
Considerada a maior festa de carnaval do norte do Brasil, muito da fama do carnaval de Manaus se deve ao Carnaboi, a festa que mescla a batida carnavalesca com as tradições locais do Boi-Bumbá.
O bacana é que, no evento, há uma mescla entre os ritmos tradicionais do carnaval, axé e samba, com a cultura indígena bastante presente na cultura amazonense. A festa aqui é marcada por irreverência, criatividade e tradição.
Mega evento criado em 2000, o Carnaboi dá o start na “Festa Bovina”, que conta ainda com os eventos Bar do Boi e o Curral do Garantido, que acontecem em março, o Festival de Parintins, realizado em junho, e o Boi Manaus, que ocorre em outubro todos os anos.
Você, com certeza, já ouviu falar do Garantido e Caprichoso, agremiações rivais que garantem a festa, tornando o carnaval de Manaus um dos mais inesquecíveis do país. Até o carnaval de 2013, o Carnaboi era o embate entre estas duas agremiações.
Realizado desde a década de 60, o Festival de Parintins é uma verdadeira festa de cores, energia e tradição. Com o “embate” entre as agremiações Boi Garantido (com a cor vermelha) e Boi Caprichoso (com a cor azul), há quem diga que esse é o maior espetáculo da terra.
O desfile ocorre no sambódromo de Manaus, também conhecido como Centro de Convenções de Manaus, que tem capacidade para mais de 100 mil pessoas. As duas agremiações costumavam sair de pontos opostos e, no fim do desfile, se encontravam no meio da pista.
No entanto, desde 2014, participam também dos desfiles carnavalescos outras 3 agremiações: Brilhante, Garanhão e Corre Campo.
Realizado há mais de 20 anos, a programação do Carnaboi tem início às 19 horas da segunda-feira de carnaval e termina por volta das 5 horas da manhã de terça-feira.
O carnaval em Manaus acontece, tradicionalmente, também com um desfile de fantasias, que percorre o Centro Histórico da cidade. Um dos destaques é o concurso de fantasias, realizado no icônico Teatro Amazonas.
A boa e velha folia de rua também tem um lugar especial no carnaval de Manaus, com blocos carnavalescos irreverentes, espalhando alegria pelas ruas da cidade. Dois dos blocos mais famosos são a Banda do Boulevard e a Banda do Galo, que recebeu este nome como homenagem ao Galo da Madrugada, de Recife.
Quem curte bailes de Carnaval vai aprovar a programação do Baile do Hawai, que acontece, anualmente, no Tropical Hotel de Manaus.
Está acompanhado de crianças? Uma boa pedida é o bailinho infantil do Parque Cidade da Criança. Super animado, o evento tem até fanfarra com as típicas marchinhas de carnavais. Outro ponto alto da festa é o concurso de fantasias.
Confira as melhores opções de hotéis em Manaus.
Belém: o fervo toma conta da Cidade Velha
Em uma das capitais mais marcantes do norte do Brasil, Belém, no Pará, a folia de Carnaval também é garantida! A cidade conta com um pré-carnaval, com blocos que percorreram as ruas do Centro Histórico. Alguns blocos famosos da cidade são: Monobloco, I Love Pagode, Bloco Kalango Kids (Frozen, Moana e Minions), Fofo do Lino e Fofo de Belém.
Um dos pontos altos do carnaval na capital do Pará são os desfiles das escolas de samba que acontece na Aldeia Amazônica, com repeteco na semana seguinte ao encerramento.
Confira os melhores hotéis em Belém.
Porto Velho e seu carnaval de 35 dias
Se o carnaval tem tradicionalmente 5 dias de folias, em Porto Velho, capital de Rondônia, ele é um pouquinho mais estendido. Aqui, o carnaval conta com nada mais, nada menos do que 35 dias de folia.
No total, são 25 eventos que contemplam a festa em Porto Velho. Quanto aos blocos de rua, a cidade tem mais de 16 deles. Estes blocos, que espalharão muita purpurina e alegria pelas vias da capital.
Espalhados pelos circuitos Pinheiro, Areal, Jatuarana, Caiari, Zona Sul, Centro e Zona Leste, a cidade vai receber as festividades dos blocos Areal folia, Até que a noite vire dia, Furacão da Zona Sul, Pirarucu do Madeira, Vai e Volta, Galo, Us dy Phora, Coruja, Banda do vai quem quer, Murupi, Furacão kids, Jatuarana sul, Porto Maria, Carnaval da leste, Leva eu e Axé folia.
Considerado por muitos o maior bloco de rua da região norte do Brasil, o Vai Quem Quer tem sua sede na casa do fundador da Banda, Manoel Mendonça, o Manelão, e fica aberta desde 1° de fevereiro para quem desejar conhecer um pouco mais da história desta instituição do carnaval, no museu que conta a trajetória da bloco.
Seu acervo reúne fotos, letras, jornais, camisas da banda, entre outros objetos históricos. No local, é possível ainda comprar abadás para a festa.
Veja os melhores hotéis em Porto Velho.
Palmas e o resgate da cultura carnavalesca
Palmas, capital do Tocantins, também adere à folia carnavalesca. Nos dias oficiais da festa a cidade sedia o Palmas Folia. Totalizando 96 horas e regado a 24 horas de open bar, a festa traz atrações nacionais e locais. S
Vai curtir o Carnaval em Palmas? Confira a lista dos melhores hotéis em Palmas.
Curtiu o carnaval no norte do Brasil?
Reserve agora mesmo seu hotel na Hoteis.com e garanta conforto e ótimos preços para o seu feriado ser ainda melhor.