O Museu de Arte do Rio de Janeiro, ou MAR como é popularmente conhecido, é mais que um museu. Trata-se de um ponto de encontro para pessoas do mundo todo que vão até o local para se admirar as exposições selecionadas tanto de artistas nacionais quanto internacionais. A entrada é gratuita toda terça-feira. Os dois andares do MAR contam com salas para atividades coletivas, sendo que uma abriga as exposições e a outra, um espaço educativo e cultural para troca de informações e aprendizado.

Museu de Arte do Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo Os 9 melhores museus no Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.

foto de Mariordo (CC BY-SA 4.0) modificada

Quais são os destaques do Museu de Arte do Rio de Janeiro?

O Museu de Arte do Rio constitui mais uma iniciativa de revitalização da área do Porto do Rio de Janeiro. A mudança na região permitiu que diversas iniciativas fossem adotadas, além de um maior cuidado com a segurança da área. Tudo isso para que a Zona Portuária cumpra o papel de importante espaço de lazer para os cidadãos do Rio de Janeiro e viajantes. O Museu de Arte do Rio abriu as portas em 2013, retratando nas exposições temporárias aspectos da própria cidade do Rio de Janeiro, temas do passado e do presente, comuns a todos os habitantes da cidade. 

O museu abrange dois prédios interligados, sendo um contemporâneo e outro hi-tech, o que dá um charme diferente na arquitetura, ao mesmo tempo ousado e divertido. No espaço das exposições, existem oito salas bem grandes nas quais artistas do país e do mundo expõem seus trabalhos artísticos em curta ou longa temporada. Já no edifício mais moderno, há uma escola voltada para a formação cultural com atividades que ocorrem fora do circuito das exposições, chamada de Escola do Olhar.

Explorando o Museu de Arte do Rio de Janeiro

O MAR está instalado em uma área bastante acessível à população e aos viajantes. Para aqueles que, além de visitarem exposições no museu, querem passar mais um tempinho no MAR, as opções são a biblioteca, com obras cuja temática é a arte e que fica aberta de terça a sexta para o público, uma lojinha com itens originais e criativos para guardar de recordação e um bistrô bem agradável no térreo, para quem deseja tomar um café gostoso e comer um lanche. Já no terraço, estão um restaurante bem charmoso e um espaço para eventos. 

É importante lembrar que, historicamente, a região portuária foi um importante espaço para a vida social da cidade nas décadas de 1940 a 1960, que anos mais tarde foi se degradando. A revitalização permite ao morador do Rio de Janeiro redescobrir uma região com vasta história e importância para a cidade. O MAR é, afinal, mais uma opção de lazer de alto nível e acessível a todos.

foto de Mwaldeck (CC BY-SA 3.0) modificada

O que é bom saber sobre o Museu de Arte do Rio de Janeiro?

Os moradores locais recebem uma carteirinha para entrar no Museu de Arte do Rio. Com ela, essas pessoas têm acesso livre ao espaço cultural. Além disso, todos os meses, elas podem participar de um café da manhã e debates junto com as atividades coletivas. O objetivo dessa iniciativa é promover a reflexão, a inclusão e ações educativas e culturais. Na Escola do Olhar, as pesquisas desenvolvidas têm como foco principal discutir a arte, a educação e a cultura. 

Esse processo é aprofundado por meio de oferta de cursos e seminários realizados na infraestrutura do prédio, dotado de um auditório para 100 pessoas. Outro fator relevante considerado pelo Museu é a questão da acessibilidade, principalmente para receber as pessoas com algum tipo de necessidade especial. Essa preocupação social do MAR agrega valor à população e favorece o acesso à cultura e à inclusão social. O Museu de Arte do Rio já caiu no gosto dos cariocas e é programa habitual também de viajantes em visita à cidade.

foto de Fulviusbsas (CC BY-SA 4.0) modificada

Museu de Arte do Rio de Janeiro

Localização: Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240, Brasil

Abre: De quinta a domingo das 10h30 às 17h.