A Maria Fumaça, também conhecida como Trem do Vinho, é uma das principais atrações de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, região famosa pelas lindas vinícolas e pela gastronomia de alta qualidade. O trem a vapor é o centro de diversas atrações culturais, sendo uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a história da imigração italiana no Brasil. O passeio fica ainda mais completo se você visitar o Parque Temático Epopeia Italiana e conhecer alguns dos muitos restaurantes da região que servem carnes e massas à moda desse país europeu. Assim você pode saciar tanto a sua fome de cultura quanto das delícias da região.
Além disso, a região de Bento Gonçalves tem uma ótima infraestrutura e diversas opções de acomodação para viajantes que querem visitar a cidade e fazer o passeio a bordo da Maria Fumaça. Durante a atração, você também pode degustar vinhos e experimentar o verdadeiro sabor da Serra Gaúcha.
Maria Fumaça em Bento Gonçalves: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 7 atrações em Campinas para as crianças e 10 melhores coisas para fazer em Bento Gonçalves. Confira todas as informações sobre Bento Gonçalves aqui.
foto de Prefeitura de Guararema (CC0 1.0) modificada
Quais são os destaques da Maria Fumaça em Bento Gonçalves?
O passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves tem uma duração aproximada de 2 horas, contando com a viagem de trem e, mais ou menos, 30 minutos de ônibus. O trajeto, que cobre um roteiro de 23 km desde Bento Gonçalves até a cidade de Carlos Barbosa, também oferece degustação de queijos e vinhos. Os grandes destaques da Maria Fumaça são as apresentações musicais e teatrais que animam os vagões do trem. Além disso, durante as paradas nas estações, também é possível provar delícias típicas, como vinhos, espumantes e sucos.
Uma boa pedida é fazer o passeio de Maria Fumaça e conhecer o Parque Temático Epopeia Italiana, também em Bento Gonçalves, no mesmo dia. No local, é possível assistir a uma apresentação sobre a imigração italiana na região para mergulhar ainda mais nessa viagem cultural e histórica pelo Sul do país.
Uma breve história da Maria Fumaça em Bento Gonçalves
A locomotiva a vapor foi apelidada de Maria Fumaça no Brasil devido à grande quantidade de fumaça que sai pela chaminé quando esse meio de transporte está em movimento. No Brasil, os trens a vapor chegaram no século XIX para o escoamento da produção de vinho e de outros itens comercializados. Já a ferrovia central em Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada 10 anos depois, em 1919. O trem transportava pessoas até a década de 1970, quando passou a levar apenas carga até os anos 1990.
Em 1992, a empresa Giordani Turismo, da mesma família que fundou o Parque Temático Epopeia Italiana, assumiu o comando da Maria Fumaça que passou a ser usada para passeios turísticos. O negócio familiar é responsável pela atração até hoje.
foto de Eugenio Hansen, OFS (CC BY-SA 4.0) modificada
O que é bom saber sobre a Maria Fumaça em Bento Gonçalves?
O roteiro da Maria Fumaça pode ser feito tanto a partir da estação de Bento Gonçalves quanto de Carlos Barbosa. No primeiro caso, quando você chegar ao destino final, vai precisar pegar um ônibus de volta para o local de embarque. Já se você preferir a segunda opção, o transporte de ônibus é feito a partir de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, de onde o trem parte.
No interior da Maria Fumaça, há assentos para duas pessoas com um suporte muito prático para copos, já que você pode degustar bebidas nas paradas. Uma delas é a estação de Garibaldi, região famosa por seus espumantes. Em cada vagão, há uma pessoa responsável por guiar viajantes durante o passeio, falando sobre as atrações da região. O trem também oferece um carrinho com lanches e bebidas vendidos à parte para matar a fome durante o trajeto.
Maria Fumaça em Bento Gonçalves
Localização: R. Duque de Caxias, s/n - Cidade Alta, Bento Gonçalves - RS, 95700-380, Brasil
Telefone: +55 54 3455-2788