O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biológica tradicional. Foi fundado oficialmente em 1901. Desde então, contribui constantemente para o desenvolvimento científico no Brasil. Além disso, tem muitos espaços para visitação.
Museus e reservas de animais são as principais atrações do Instituto Butantan. Ele ainda conta com uma biblioteca e um parque. É difícil conseguir visitar todas as atrações em um só dia. Por isso, se você tem tempo apenas para uma visita rápida, planeje com antecedência os pontos que conhecerá.
O Instituto Butantan é ótimo para passeios com toda a família. Os museus que ele abriga foram criados para incentivar a curiosidade científica. As crianças e os adolescentes adoram descobrir coisas novas, mas os adultos também aprendem muito nesses passeios. Alguns espaços do instituto são gratuitos, mas é preciso comprar ingressos a preços acessíveis para visitar os museus.
Instituto Butantan: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 coisas para fazer em São Paulo com crianças e 10 atrações fora do roteiro tradicional em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
foto de Eugenio Hansen, OFS (CC BY-SA 4.0) modificada
O que fazer no Instituto Butantan?
O Instituto Butantan tem três museus: o Biológico, o de Microbiologia e o Histórico. O Museu Biológico é o mais antigo. Ele conta com uma exposição viva, com serpentes, aranhas, lagartos e peixes no seu habitat natural. Muitos desses animais são vistos como "assustadores", e um dos objetivos do museu é acabar com esse preconceito e mostrar que esses animais são importantes para o ecossistema.
O Museu de Microbiologia foi criado em 2002. Além de estimular a curiosidade dos jovens em relação à ciência, ele divulga algumas das atividades desenvolvidas no instituto. Por fim, o Museu Histórico, fundado em 1981, tem exposições que preservam a história da ciência e da saúde no Brasil.
O Instituto Butantan ainda tem um macacário, um serpentário e um reptilário. Os nomes já revelam o que os visitantes veem em cada um: macacos, serpentes e répteis vivendo em habitats similares aos naturais.
O instituto também conta com uma biblioteca especializada em desenvolvimento científico e um parque. O parque tem 750 mil metros quadrados e muitas árvores raras e em extinção.
foto de Governo do Estado de São Paulo (CC BY 2.0) modificada
Qual é a história do Instituto Butantan
A iniciativa que criou o Instituto Butantan surgiu em 1898. Ele foi projetado para combater a peste bubônica que chegava pelo porto de Santos. Na época, o governo comprou a chamada Fazenda Butantan para produzir o soro contra a peste. Com o passar dos anos, ele se tornou um laboratório cada vez mais importante. Em 1901, sob a direção do médico e sanitarista Vital Brazil, foi reconhecido como instituição autônoma. Vital Brazil fez a diferença na história do instituto da ciência no país.
O instituto cresceu no mesmo passo que a cidade de São Paulo. Com mais investimentos, Brazil começou a desenvolver mais pesquisas. Não demorou muito para que instituições internacionais começassem a usar o Instituto Butantan como referência. Em 1914, o instituto conquistou um prédio oficial e, a partir dele, começou a construir o complexo que conhecemos hoje.
foto de Mike Peel (CC BY-SA 4.0) modificada
O que é bom saber sobre o Instituto Butantan?
Ainda que todas as atrações do Instituto Butantan sejam interessantes, uma chama mais atenção do que as outras: o serpentário. Nele, há o projeto Mão na Cobra, que permite que os visitantes encostem em falsas-corais e dormideiras. Não se preocupe: essas espécies não são perigosas e não vão causar nenhum dano aos curiosos.
Para garantir que a atividade seja realmente educativa, tudo é acompanhado por biólogos. Eles esclarecem dúvidas sobre serpentes e falam da importância delas para o meio ambiente. Também ajudam os participantes a manipularem as cobras de maneira segura para os animais. É uma atividade diferente, educativa e divertida!
foto de Governo do Estado de São Paulo (CC BY 2.0) modificada
Instituto Butantan
Localização: Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo, SP, 05503-900
Abre: De terça a domingo das 9h às 16h45.
Telefone: +55 11 2627-9300