Os portugueses não foram nem um pouco tolos de terem aportado as suas naus no Brasil, começando por Porto Seguro. Com um cartão de visitas tão belo, era realmente difícil não querer se estabelecer por aqui.

Conhecer Porto Seguro é descobrir a essência histórica do Brasil e entender o que o fez ser alvo de disputas entre os países na época das grandes navegações. Veja aqui um guia com tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem a Porto Seguro, um destino com muita história.

  • 1

    Centro histórico

    Explore o passado da cidade por aqui

    Centro histórico
    • História

    A Cidade Alta representa o centro histórico de Porto Seguro, onde a história do Brasil começou a ser escrita. O marco zero, igrejinhas, casas, ruínas, memoriais e o farol são alguns dos pontos mais visitados na cidade. Os acontecimentos da época do descobrimento encantam e recheiam os nossos conhecimentos sobre a história do Brasil. 

    É na região do centro histórico que fica o Museu do Descobrimento de Porto Seguro, cujo acervo inclui materiais dos povos indígenas e dos portugueses. Aqui também se concentram os eventos, as feiras, as lojas, os bares e os restaurantes da cidade, principalmente na Passarela do Álcool, ponto de encontro de boêmios, moradores e turistas o ano inteiro.


  • 2

    Arraial d’Ajuda

    Visite um lindo vilarejo próximo

    Arraial d’Ajuda
    • Famílias

    Um vilarejo vizinho a Porto Seguro, Arraial d’Ajuda tem uma vista impressionante para o mar. O deslocamento é fácil e rápido, usando uma das várias balsas diárias que completam o trajeto. Essa porção de terra do outro lado do Rio Buranhém traz uma atmosfera diferente do tradicional agito da região. Não chega a ser tranquila, mas é uma vibe de quem quer apreciar a natureza.

    Bons restaurantes e pousadas dão estrutura às belíssimas praias que aparecem no meio das falésias de Arraial d’Ajuda. A área de praias inclui a Praia do Espelho e a Mucugê. Além disso, há o Eco Parque na Estrada da Balsa, com toboáguas e piscina com ondas, que deixam as crianças animadíssimas.

    Mapa
  • 3

    Santa Cruz Cabrália

    Faça passeios diferentes e conheça o passado colonial

    Santa Cruz Cabrália
    • História

    A cultura brasileira ancestral é acessível a todos que visitam a aldeia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Aqui, os índios pataxós comercializam os seus artesanatos, como acessórios e cestas decorativas, e usam bambus, sementes, madeira de lei e penas, matérias-primas que recolhem da própria natureza. A arquitetura colonial permanece bem preservada, proporcionando uma experiência histórica pela cultura de nosso país.

    Cenário da primeira missa realizada no Brasil, a cidade que fica a 20 km de Porto Seguro é mais tranquila, embora o centro histórico atraia muitos turistas. A praia protegida pelo recife de Coroa Alta possui cabanas e quiosques. Imperdível é o passeio de barco pelo parque marinho de Coroa Alta.

    Mapa

    foto de HVL (CC BY-SA 4.0) modificada

  • 4

    Trancoso

    Conheça um vilarejo encantador que une agito com tranquilidade

    Trancoso
    • Casais

    O astral de tranquilidade do Quadrado de Trancoso ainda domina a região, mesmo que o status atual seja de uma praia badalada com categoria 5 estrelas.

    Em Trancoso, os carros não circulam no centrinho e a iluminação pública nas ruas não foi implantada, deixando um ar bucólico de cidadezinha pacata nos arredores do Quadrado. Mas, no réveillon e no carnaval, a tranquilidade dá lugar à badalação com muito requinte e sofisticação. Para não se decepcionar com o passeio, basta entender o calendário de Trancoso. Se quiser fazer festa, escolha o Réveillon e o carnaval, quando o vilarejo fica lotado. Se prefere a atmosfera tranquila, os jantares à luz de vela na praça e a calmaria, venha fora de temporada.

    Mapa
  • 5

    Barracas de praia

    Para quem busca festa e diversão

    Barracas de praia
    • Vida noturna

    Uma enorme estrutura de praia, o Axé Moi garante a diversão na Praia de Taperapuã. Durante o dia, as companhias de dança agitam a galera com muito axé. À noite, a arena ferve com shows de artistas populares. Na praia de Mundaí, o complexo Tôa-Tôa, além de oferecer todo o apoio na praia, tem muitas opções de diversão e entretenimento. São shows, festas de espuma, banana-boat, infláveis e muito mais.

    Barramares é uma enorme barraca de praia com as facilidades para você aproveitar a praia de Taperapuã. Não tão agitado quanto os vizinhos Tôa-Tôa e Axé Moi, mas ainda segue o mesmo estilo, com restaurante e palco para a apresentação de companhias de dança.

    foto de HVL (CC BY 3.0) modificada