Viajar com a família já é bom, mas em Angra você poder fazer isso tendo como pano de fundo uma natureza vasta e uma água tão azul que fica até difícil saber onde termina o céu e começa o mar. A companhia de quem você ama em um lugar apaixonante é algo que não dá para melhorar, não é mesmo?
Imagine a areia fininha onde as suas crianças podem brincar até perder a hora enquanto você relaxa debaixo da sombra de um coqueiro famoso. Ou, ainda, aproveitar as férias para aprender mais sobre preservação ambiental e descobrir praias desertas. Para viver momentos assim em família, não deixe de conferir esta lista e ficar por dentro das melhores atrações em Angra dos Reis.
- 1
Parque Estadual da Ilha Grande
Uma reserva ambiental com espécies raras da fauna e da flora
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Foto
O Parque Estadual da Ilha Grande é o 3º maior parque insular do Brasil e uma parada que não pode faltar na sua viagem a Angra. A paisagem é formada por montanhas, riachos, cachoeiras e praias. São mais de 350 espécies de árvores e fauna variada, que também inclui animais em extinção.
O trabalho de proteção e conservação ambiental do Parque Estadual da Ilha Grande é tão importante que, em 1987, foi tombado como Patrimônio Estadual e, em 1982, reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Uma caminhada por lá é mais que suficiente para encher os pulmões com ar puro, expandir a mente com novos conhecimentos e viver momentos inesquecíveis em família.
Localização: Avenida Nacib Monteiro de Queiroz, Vila do Abraão, Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ, Brasil
Telefone: +55 24 3361-5540
Mapa - 2
Lagoa Azul
Descubra uma paisagem tão bonita que até parece coisa de filme
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Foto
Esqueça o clássico da Sessão da Tarde, porque essa Lagoa Azul é azul mesmo. Localizada entre duas ilhotas, a Lagoa é uma piscina natural de águas claras e fundo arenoso. Só isso já é um motivo bom o bastante para querer reservar um hotel e colocar o snorkel na mala agora mesmo.
O fato de ser acessível apenas pelo mar, assim como a xará dos cinemas, faz com que a viagem do continente até Freguesia de Santana, onde a Lagoa Azul está localizada, seja uma atração por si só. Quando chegam, as embarcações ficam ancoradas enquanto a meninada faz snorkeling, nada ou alimenta os peixinhos com miolo de pão.
Localização: Freguesia de Santana, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa - 3
Praia do Aventureiro
Ser feliz é curtir uma aventura em família
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Foto
As fotos da Praia do Aventureiro estão entre as mais procuradas de Ilha Grande na internet. E não é difícil encontrar viajantes que decidiram o destino das férias logo depois de verem as imagens do famoso coqueiro deitado, o que é compreensível. Afinal, quem não se apaixona pelo mar verde-água e pela areia branca dessa paisagem? Quando você olha a cena, a impressão que dá é que a felicidade mora ali.
Apesar da fama, a praia é um paraíso acessível apenas por trilha ou barco. Lá, não tem energia elétrica e nem sinal de celular. Então, deixe as redes de lado e curta a vista fora das telas. Você e a sua família merecem um tempo só para vocês.
Localização: Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa - 4
Ilhas Botinas
Águas cristalinas para mergulhar e nadar lado a lado com os peixinhos
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Alimentação
- Foto
Para a alegria da criançada, nas Ilhas Botinas, os cardumes de peixes não têm medo e chegam bem pertinho dos pequenos. Então, pode colocar o snorkel e as nadadeiras na mala da galerinha porque a diversão em família está garantida. Mesmo quem não sabe nadar pode cair na água sem medo de ser feliz, já que as embarcações fornecem coletes salva-vidas.
O acesso às 2 pequenas ilhas só é possível por mar. E, na maioria das vezes, a viagem de lancha ou de escuna inclui paradas em outras ilhas e praias, além de uma pausa para matar a fome e recarregar as energias com um banho de sol.
Localização: Ilhas Duas Irmãs, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa - 5
Observatório Nuclear
Um passeio educativo para fazer nas férias
- Econômico
- Famílias
- História
A 1,5 km da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, o Observatório Nuclear é uma opção de passeio para quando o sol não aparece ou para deixar as férias mais educativas. No Observatório, a meninada aprende sobre a geração de energia com painéis interativos e réplicas de um reator e de uma usina elétrica.
O espaço é moderno, e nem você nem a sua família pagam para entrar. O lugar também conta com banheiro, bebedouro e estacionamento gratuito.
Localização: Rod. Rio-Santos, 522 - Itaorna, Paraty - RJ, Brasil
Abre: De segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Sábados e domingos das 8h às 17h.
Telefone: +55 24 3362-9779
Mapa - 6
Ilha de Cataguás
A queridinha de quem ama sossego, mas não perde um agito
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Foto
A Ilha de Cataguás é uma das 365 de Angra dos Reis. E, já que Angra tem uma ilha para cada dia do ano, por que não começar por Cataguás? É a mais próxima do continente, coisa de 10 minutos de barco, e tem águas tão mansinhas que até mesmo as crianças menores conseguem aproveitar.
Por estar pertinho do centro, a Ilha de Cataguás é a mais turística, e você pode ter uma experiência diferente se viaja na alta ou na baixa temporada. De outubro a fevereiro, o clima é animado e a galerinha encontra fácil outras crianças para brincar. Já, de março a setembro, a praia fica mais sossegada e perfeita para banhos tranquilos.
Localização: Ilha Cataguás, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa - 7
Porto de Angra dos Reis
Um lugar cheio de vida que pulsa no coração da cidade
- Econômico
- Famílias
Um dos maiores do Rio de Janeiro, o Porto de Angra dos Reis é também um dos mais agitados. Ali, você encontra tanto barcos de pesca quanto embarcações petroleiras com docas exclusivas.
O porto tem um papel muito importante na economia brasileira. De lá, saem os navios exportadores de café e de aço, e chegam os de carvão e madeira. Você pode aproveitar esse momento para explicar aos pequenos como funcionam as trocas comerciais. Essa paisagem industrial contrasta com o verde-escuro das árvores e o azul-turquesa das águas, e mostra que o charme de Angra vai além das ilhas e das praias de areias finas.
Localização: Centro, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa - 8
Praia de Dois Rios
Simplicidade, paz e tranquilidade esperam por você aqui
- Aventura
- Casais
- Famílias
- Foto
A Praia de Dois Rios é uma das mais bonitas da Ilha Grande e onde ficava o histórico Presídio de Cândido Mendes, em funcionamento de 1903 a 1994. Por ali, passaram figuras importantes da história brasileira, como o militante Carlos Marighella e o escritor Graciliano Ramos, que transformou a sua experiência em um romance autobiográfico. Hoje, o lugar é a sede do Museu do Cárcere.
Além da parte histórica, a natureza também chama a atenção de quem passa. O nome Dois Rios não é por acaso, já que em cada lado da praia tem um rio de água doce. Lá, as crianças podem brincar nas águas mornas enquanto você curte a tranquilidade de um lugar parado no tempo.
Localização: Vila Dois Rios, Ilha Grande – Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapafoto de Nathan Chor (CC BY-SA 3.0) modificada
- 9
Ecomuseu Ilha Grande
Um conjunto de museus que preservam e divulgam a história local
- Famílias
- História
Vinculado à UERJ, o Ecomuseu Ilha Grande é responsável pelo Museu do Cárcere, o Museu do Meio Ambiente, o Parque Botânico e o Centro Multimídia. A maioria das atividades é voltada para pesquisas e a preservação do meio ambiente, da história e da cultura local.
Como está localizado em Dois Rios, só é possível chegar ao Ecomuseu por trilha ou mar. Caso você decida caminhar, não se esqueça de encher a garrafinha de água e sair cedinho da acomodação. A trilha T14, que começa em Abraão, é bem puxada. São mais de mais de 2 horas para chegar até Dois Rios.
Localização: Rua Amapá, Vila Dois Rios, Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ, Brasil
Abre: De terça-feira a domingo das 10h às 16h.
Telefone: +55 24 3361-9055
Mapa - 10
Ruínas do Engenho Central do Bracuhy
Para visitar o passado, ainda no presente, e reviver momentos no futuro
- Famílias
- História
- Foto
As Ruínas do Engenho Central do Bracuhy compõem a estrutura externa e o que sobrou do antigo Engenho Central do Bracuhy. Inaugurado em 1885, o espaço funcionava como uma usina açucareira que foi desativada durante o fim do ciclo do açúcar no Brasil Colonial.
Com paredes que ainda conservam a arquitetura do século passado, essa é uma maneira interessante de conhecer Angra dos Reis para além das praias. O passeio é mais que recomendado para os pequenos que se amarram em roteiros históricos. Quando as férias acabarem, o bronzeado pode até sumir em poucos dias, mas os momentos vividos em família ficam com você para sempre.
Localização: Bracuí, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Mapa