O Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião conta com paisagens de tirar o fôlego, além de uma fauna diversificada, com muitas espécies de tartarugas, baleias, peixes, aves fragatas e outros animais ameaçados de extinção, como as jararacas-de-alcatrazes. O verde da Mata Atlântica preservada e o azul-turquesa das águas fazem do destino um verdadeiro paraíso intocado que vale a pena conhecer.

Localizado a quase 40 km de São Sebastião, cidade com ótima infraestrutura, acomodações e restaurantes, o Arquipélago de Alcatrazes não tem nada a ver com a famosa Ilha de Alcatraz, embora também tenha tido função militar no passado. A única maneira de visitar este arquipélago do litoral de São Paulo é pegando uma das embarcações do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, já que os barcos particulares são proibidos no destino.

Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 10 melhores coisas para fazer em Maresias e 10 melhores atrações para famílias em Maresias. Confira todas as informações sobre São Sebastião aqui.

foto de Marcos Simanovic (CC BY-SA 3.0) modificada

Quais são os destaques do Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião?

O Arquipélago de Alcatrazes conta com 13 ilhas em uma área de 67 mil hectares. O destino é uma importante unidade de conservação da vida marinha no país, sendo considerado um Refúgio de Vida Silvestre, também conhecido como REVIS. Um dos seus destaques é o Pico da Boa Vista, uma montanha de mais de 300 metros de altura, localizada na ilha central e que pode ser avistada de diferentes praias próximas na região.

Outro destaque do Arquipélago de Alcatrazes é a rica vida marinha que se esconde debaixo d’água. Para ver de perto as várias espécies de peixes e outros animais marinhos que vivem no lugar, experimente fazer um mergulho com cilindro ou praticar a flutuação com snorkel.

foto de Saul.grinberg (CC BY-SA 4.0) modificada

Uma breve história do Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião

No início da década de 1980, antes de ser um Refúgio da Vida Silvestre, o Arquipélago de Alcatrazes era utilizado pela Marinha Brasileira para a prática de tiros de canhão, disparados nas formações rochosas da região pelos navios de guerra. Fora da área de proteção do ICMBio, a Ilha da Sapata ainda é usada para essa atividade.

Em 1989, ambientalistas propuseram preservar o conjunto de ilhas por conta da importância da vida natural da região. Mas foi só em 2016 que o destino se tornou um REVIS, garantindo a preservação da fauna e da flora e proibindo a pesca e a prática de tiro na região. Desde então, o Arquipélago de Alcatrazes é administrado pelo ICMBio.

foto de Zejulio (CC BY-SA 4.0) modificada

O que é bom saber sobre o Arquipélago de Alcatrazes em Maresias?

Como só é possível visitar o destino em embarcações oficiais do ICMBio pela manhã até o meio da tarde, é bom se programar para acordar cedo e curtir melhor o destino. O trajeto de barco dura em torno de 2 a 3 horas, dependendo das condições do mar. Além de mergulhar, nadar nas águas cristalinas e tirar fotos incríveis da paisagem, também vale a pena observar as aves marinhas que fazem morada no arquipélago. Mas atenção: não é possível desembarcar nessas ilhas. À tarde, ao fim do passeio, escolha um dos vários restaurantes em São Sebastião para almoçar e depois caminhe pela orla da cidade para relaxar e curtir a paisagem. Também é possível admirar o Arquipélago de Alcatrazes a partir de Ilhabela, a cerca de 40 km de distância, um destino encantador que também vale a visita.

foto de June Ferraz (CC BY-SA 4.0) modificada

Arquipélago de Alcatrazes em São Sebastião

Localização: V8X5+W8 São Sebastião, SP, Brasil

Abre: De quarta-feira a domingo das 8h às 16h.